Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#269723 | MartaV | 02 fev 2011 17:32

Boa tarde,

Deparei-me, muito recentemente, com um ramo da minha família, de apelido Abreu, provenientes da zona de Ansião, mais concretamente Abiúl (freguesia de N. Sr.ª das Neves).
Deixo alguns nomes e datas, solicitando, a quem tiver, mais informações que me possam ajudar a prosseguir as minhas pesquisas.

Patronilha de Abreu (n. em finais do século XVIII) casada com Francisco de Magalhães (este, natural de Barcelos).
Patronilha é filha de Gregória de Saldanha e de Lourenço de Abreu (ambos naturais da mesma vila de Abiúl).

Patronilha teve, pelo menos, dois filhos, Caetano de Abreu e Theotónio de Abreu (1711 e 1714, respectivamente, naturais de Lisboa, Sto Estevão de Alfama).

Agradeço a partilha de informações.

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#310940 | jataide | 29 jul 2012 00:16 | Em resposta a: #269723

Cara Marta,

A Gregória Saldanha é irmã do meu antepassado Mateus Borges cc Maria de Bairros, e ambos irmãos de Manuel Borges cc Maria de Bairros. São filhos de Manuel Borges e de Maria Saldanha, nossos antepassados directos. Como o tópico tem mais de um ano, presumo, que talvez já tenha a informação que agora lhe disponibilizo. Esta minha pesquisa é muito recente e sigo João de Bairros (Mateus Borges) que casou em Pavia/Mora com Gregória Martins em 1718. Ainda não localizei o casamento de Manuel Borges com Mª.Saldanha, pelo que me parece que esta será de outra freguesia.

Aguardo s/resposta.
Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#311011 | MartaV | 30 jul 2012 09:59 | Em resposta a: #310940

Cara Manuela,

As informações que me deu são para mim uma novidade. Como sobre este assunto, a certa altura, deixei de conseguir informações, acabei por me dedicar a outros ramos da família.
Agradeço-lhe a partilha.

Logo que me seja possível, voltarei a concentrar-se nesta lado da família e, nessa altura, é provavel que a contacte, através do fórum, para lhe dar conta de novidades (que espero conseguir).
Já agora, é sempre agradável encontrar-se um antepassado comum também interessado nestas histórias.

Muito obrigada e um abraço,

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#311156 | jataide | 01 ago 2012 12:06 | Em resposta a: #311011

Marta,

Tenho o meu computador avariado. Logo que me for possível, enviar-lhe-ei restante informação. O Manuel Borges é filho de Dºs Fernandes e Beatriz de Vide, a Mª.Saldanha de Brás Saldanha Mécia Nunes.

Cpts,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#311952 | jataide | 15 ago 2012 18:30 | Em resposta a: #311011

Olá Marta,

Queira desculpar o atraso na resposta, mas para além do motivo que referi, quando procurava este tópico, encontrei o outro que refere a naturalidade do Lourenço. Junto às datas, vão as referências da imagem digital:

Alcântara (S.Pº.de Alfama) 16.8.1630 (55) Lourenço de Dºs.Fernandes e Mª. de Abreu PP Dºs Cardoso
" 7.8.1628 (44) António de Dºs.Fernandes e Ana de Abreu PP Cristóvão de Almada
Não encontrei nesta freguesia o casamento dos pais nem mais filhos (os Livros contém índices)
Dos padrinhos:
Este Dºs Cardoso deverá ser o que consta nos óbitos em 1658(667) W com mais de 90 anos de idade, que institui capela, "fidalgo da casa de sua majestade " , herd sobrinho menor Manuel Cardoso adm. Gaspar Borges e Sebastião Cabral do Juízo Cível. De Cristóvão de Almada (ou talvez Almeida) não obtive qualquer informação.

Abiul 1.8.1675 (129) Lº. de Abreu (Dº.s Fernandes X Ana de Abreu) dos Casais Novos com Gregória Saldanha (Manuel Borges x Mª.Saldanha da Vila) TT Manuel Borges; Manuel Lobo e João da Silva.

irmãos de Gregória:

10.11.1675 (129) Mateus Borges (pai de João de Bairros meu antepassado e de Mª.Saldanha que em 1697 cc Martinho Simões da Pipa) com Maria de Bairros (Antº Antunes e Isabel de Bairros)
TT Mateus de Bairros e Manuel ???

15.2.1659 (123) Manuel Borges com Mª. de Bairros (AntºJoão X Cª. de Bairros)
TT Máximo Lobo do Casal e sua mulher Mª.José; Francisco Pereira e sua mr Mª.Correia; Antº. de Sequeira; Ml Roiz desta freguesia.

10.6.1638 (82) Manuel Borges (Dºs. Fernandes X Beatriz(ou Brites) da Vide com Mª.Saldanha (Brás Saldanha defunto e Mácia Nunes) "todos desta Vila"

irmã de Manuel - Isabel da Vide 21.8.1644 (123) cc Francº.Freire W de Maria de Bairros mor em Abiul (Antº.Rodrigues X Isabel Freire def. mor no lugar da confraria fregª.N.Sra da Conceição Igreja do Pombalinho)
TT Máximo Lobo;Francº.Pereira; Guilherme Arnaut;Antº.Viegas;Filipe Correia; Manuel Borges; o Basto tesoureiro;Luisa Pereira e Mª.José.

Dos Bairros, meus antepassados, temos em 1647 Antº.Antunes (Pº.Fernandes X Mª.Antunes Casais Novos com Isabel de Bairros (Manuel de Bairros X Clara João).

Não consegui encontrar qualquer casamento dos referidos. Espero obter mais informação, quando batismos e óbitos forem disponibilizados. Não sei quem eram nem o que faziam.

Em 1693(142) e 1689 (138) TT "Francisco Mascarenhas de Santarém e Manuel Borges Alcaide" - " João de Bairros; Manuel Borges Alcaide e Manuel Antunes todos da Amieira". Não sei se será o "nosso" Manuel Borges, de qualquer modo não encontro nenhuma referência relativa a este.

Do Brás Saldanha, penso que poderá ser filho dos seguintes:

25.5.1565(23) Dº.Rodrigues desta Vila com Margarida Saldanha (João Dias) TT André da Silva,Dº.Cravo e Antº.Chamorro.

Dos "da Vide" na freguesia:

Em TT 1548(6) de João Ledo fº. da Leda do Couto e Dºs. Álvares de Mateus Álvares da Junqueira - Fernão da Vide sem mais.

1568 (29) Sebastião da Vide escravo do Sr. André da Silva com Isabel da Silva escrava que foi de Dª.Leonor.
Sem descartar a hipótese da nossa descendência ser por este casal, será pouco provável, porque não há qq referência nos casamentos posteriores a filha de escravo forro/forra ou escravo de. De qualquer modo, penso que haverá "da Vides" na ascendência do André da Silva.

Em 1700(150) Miguel Moreira da Vide
" 1718 (178)capitão Miguel idem
1700(149) Miguel Moreira (João Moreira X Antónia de Saldanha da vila de Abiul) com Josefa de Almeida Loba (Antonio Francisco Lobo X Maria de Almeida) mor em Vila Nova da Barra

Dos Magalhães:

Sebastião Lobo (de Magalhães)(1651-104) filho de Máximo Lobo c/Mª.José) neto de Máximo Lobo c/Mª.Correia) cc Mª. de Almeida Amaral (Manuel de Almeida def.) irmão de Manuel Viegas Lobo cc Dª.Mariana de Sousa Vasconcelos, ainda casado com esta, casou 2ª. vez com Ana Correia de Carvalho(teve processo)

Dos Abreu:

Pelos anos de 1540/1570 Filipa de Abreu e Simão de Abreu. Este (não sei com quem era casado) mas em 1561(25) casa uma filha Cª Coria? (deverá ser talvez Cotrim) com João Coelho de Alpalhão (?). Não sei se este casal estará na ascendência do padre José Coelho Pereira que parece ser familiar de André de Mascarenhas morador em Lisboa.

Manuel Botelho(de Abreu) 1651(104) 1658(123)(Dº.Ferreira e Isabel Botelha) X Antª.Pinheira Botelho de Pombal (Vicente Viegas) 2º. com Sebastiana Soares (Dº.Leitão Correia x Isabel Silveira)

1707 (159) Manuel Sanches com Mariana da ??? e Brito fª. de Lourenço de Abreu e Brito e de Mª. da Assunção def. da Vila de Abiul.

Para finalizar, Mª. de Bairros fª. do João de Bairros e de Gregória Martins (Pavia 1718) casa com João Rodrigues Aranha natural do Maranhão, filho de João Rodrigues Aranha (Santiago Extremoz) e de Margarida Rabaça (Maranhão).

Um abraço para si também.

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312044 | joão reis | 17 ago 2012 00:14 | Em resposta a: #311952

Cara Manuela


Perdoe-me a intromissão, gostaria apenas de acrescentar uma informação que talvez seja do seu conhecimento, bem como lhe perguntar se tem outras informações para além das que disponibiliza.

Na mensagem anterior, refere no ponto "Dos Abreus", o casamento de João Coelho de Alpalhão. Sobre esta pessoa tenho a dizer:

O meu antepassado João Coelho Pereira (poderá encontrá-lo na BD do Genea), morador em Abiúl, é pai em 1612, juntamente com sua segunda mulher Águeda Mascarenhas de Lemos (n. de Pombal, onde deverão ter casado) de André de Mascarenhas Coelho(provavelmente o seu filho mais velho, deste casamento). Numa habilitação do S. O. de um neto é referido como natural de Abiúl, no entanto Felgueiras Gayo, refere-o como natural de Alpalhão. Felgueiras Gayo refere-o também como filho de Garcia (ou Gaspar) Coelho Pereira e Leonor Migueis, neto de outro João Coelho Pereira. Desconheço o nome da primeira mulher.

Na sua mensagem, não refere o nome dos pais do João Coelho de Alpalhão. Também não refere quem é o padre José Coelho Pereira, bem como o André Mascarenhas. Será que mepode diponibilizar mais dados?

Como curiosidade o padre de Abiúl desde cerca de 1590 até cerca de 1610 é André Coelho Pereira, provavelmente será parente, sabe alguma coisa deste padre?


Agradecido desde já, Cumprimentos

João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312169 | jataide | 19 ago 2012 18:49 | Em resposta a: #312044

Caro João Reis,

Agradeço ter-me contactado, infelizmente não tenho respostas para as suas perguntas. A Digitarqleiria para estas datas, tem apenas online os casamentos, sem batismos nem óbitos, a informação fica muito reduzida.

O padre André Coelho Pereira deve ter falecido entre 1639/1640, data em que assina o último assento de casamento e 1640(83) padre Bartolomeu Mendes "...em tempo em casa do padre vigário André Coelho Pereira que Deus tem com Filipa Rodrigues criada da mesma casa etc" TT André de Mascarenhas e sua mulher, Dºs.Araújo e António da Graça moradores na cidade de Lisboa.

O João Coelho aparece nos paroquiais em 1592, justamente na mesma altura que o padre Andre Coelho. Os primeiros casamentos que celebra são de uma Isabel Pereira e seu irmão Sebastião Correia foram TT João Coelho e Jerónimo Lobo, se estiver interessado nos detalhes destes (descendentes dos casais mais antigos da freguesia)diga-me que eu passo-lhe a informação.

Quanto ao João Coelho de Alpalhão, no assento não consta o nome dos pais, tenho que fazer uma correção à anterior, pois a mulher, deverá ser Mª.Correia, e não Mª.Cotrim:

?/11/1561 (25) João Coelho de Alpalhão com Maria Correia fª. de Simão de Abreu desta Vila TT Heitor Viegas, Filipe de Abreu moradores nesta Vila
26/6/1561 (25) Manuel da Silva da ??? com Isabel Leitoa fª. de Ana Correia (mesma grafia ) desta Vila TT Nicolau Monteiro, Heitor Viegas e Filipe de Abreu
1561(21) Francº.Fernandes(parece) com Ana(?) Leitoa ( Filipe de Abreu)
Simão e Filipe de Abreu aparecem nos paroquiais em 1550(9)
Este Heitor Viegas cc Isabel Ferreira é pai de Manuel e Joana Viegas que casam com os dois irmãos acima referidos.
O João Coelho e, caso seja o mesmo, só volta a aparecer em 1592(44).

Dos Coelhos que aparecem na freguesia por estes anos, tenho as seguintes notas:

29.10.1554(12) Dº.Martins (João Martins Coelho dos Cadavais /Pombal com Isabel Dias (Mª.Dias w dos Ramalhais)
1572 (31) Dºs.Coelho (Fernão Lopes e Inês Martins (ou Nunes) def mor que foram na ??? c/Cª.Colaça (João Aº.X Margª.Rodrigues) de Vale do Rodrigo
TT Fernão Luís,Belchior Froes,Manuel Henriques
1612(60) Manuel de Castro X Cª.Coelha desta Vila TT Lcº. Dºs.Viegas, Miguel Flores, Leonor de Miranda e Vicência Leitoa.

Por enquanto é tudo o que tenho. Dos Pereira há mais alguma informação, o 1º. que encontrei, está em 1579(37) como TT de um casamento, Francº.Pereira, se for o cc Filipa Diniz pai do Sebastião Correia, poderá eventualmente ser filho do João Coelho.

Referiu que o André é o filho mais velho, presumo que tenha havido mais filhos. Mas para ser o João Coelho de Alpalhão , na melhor das hipóteses em 1612 teria 69 anos e na pior entre 74/80 anos.

Cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312186 | joão reis | 20 ago 2012 10:46 | Em resposta a: #312169

Cara Manuela

Muito obrigado pelos dados que me deixou.

De facto, eu estava já para lhe escrever, visto que encontrei os dados de um processo sacerdotal que consultei no AUC, datado de 1605 de Filipe Coelho de Abiúl. O processo apenas contem o inventário de bens, no entanto os bens são cedidos por João Coelho e sua mulher Catarina Correia. Não consegui ler o parentesco, por manifesta incapacidade minha para descodificar a caligrafia, no entanto, presumo que sejam os progenitores.

O André Mascarenhas Coelho é o filho mais velho que encontrei do segundo casamento de João Coelho. Em Abiúl não encontrei registo de qualquer filho anterior a esta data (consultei desde cerca de 1590), tendo encontrado apenas mais dois irmãos pouco depois. Tenho informação do óbito do João Coelho Pereira em 1623. É importante também realçar que a segunda mulher de João Coelho Pereira é de Pombal, onde se deverá ter efectuado o casamento e onde para a data provável(cerca de 1610) não existem assentos.

É perfeitamente possível que o João Coelho Pereira seja o mesmo. O que não faltam são fidalgos velhos e viúvos a casarem com mulheres jovens e de idade fértil, também da nobreza local. No entanto não deixa de ser curioso que, numa habilitação do S. O. que consultei, de um neto do Casal João Coelho Pereira e Águeda Mascarenhas de Lemos, filho do André Mascarenhas Coelho, é referida a velhice e diferença de idade entre os outros avós e não seja referida a diferença entre estes.
Resumindo e concluindo pode até haver alguma confusão do F. Gayo e ter fundido as informações sobre dois Joões Coelhos, que até podem ser parentes entre si. Um dos dados que pode ajudar e é acessível é o assento de óbito da Catarina Correia que poderá confirmar que deixa viúvo o João Coelho, se isso aconteceu antes de 1612, é bem provável que o João Coelho seja o mesmo.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312267 | jataide | 21 ago 2012 19:38 | Em resposta a: #312186

João,

Julgo que será o mesmo. Provavelmente, os filhos da Cª.Correia estarão no Pombal. No assento de casamento da criada da casa do padre Andre Coelho, é referido que os pais dela, Dºs Álvares Isabel Pereira, são moradores na aldeia dos Anjos, São Martinho da Vila do Pombal. Há uma serie de assentos do André Coelho, em que este assina apenas Pereira.

Partindo do principio que o Francisco Pereira é filho do João Coelho Pereira x Catarina Correia:

1593 (46) Manuel Viegas e irmã Joana Viegas (Heitor Viegas e Isabel Ferreira) com, respectivamente, Isabel Pereira e irmão Sebastião Correia (Francisco Pereira e Filipa Diniz)

Dos Diniz tenho anotada esta: 1561(21) Isabel Diniz (Diniz Afonso de Sousa) com Simão Rodrigues (Martins (ou Martim) Afonso)

1594 (47) Pº. da Silveira (Antº. da Silveira def e de Leonor de Miranda) com Luisa Correia Pereira (Bartolomeu das Neves X Mª. Correia)
PP Jerónimo Lobo, Miguel Flores, Beatriz Flores, Francª.Botelha.
Pº da Silveira, irmão de Paula Botelha e esta cc Manuel Caldeira de Lrª. (vai abreviado, parece ser Leiria)

1614 (61) Francº.Pereira (Silvestre Pereira X Guiomar de Andrade) com Mª.Correia (Pº da Silveira X Luisa Correia Pereira)
parentes em 3º.grau. PP Francº.Pereira, Mª.Bernardes, Leonor Correia.

Por leitura indirecta, temos filho de Francisco Pereira, um José Pereira e o padre Silvestre Pereira Correia(1658-121)
"iconomo nesta igreja".

Resta o João Pereira (Pombal) fº de Sebastião Pereira do Pombal casa em 1581 (41) com Jerónima Godinha fª. de Manuel Rodrigues def TT Jorge ou José Botelho escrivão dos orfãos do Pombal. Ela poderá estar relacionada com Francª. Godinha fª. de Manuel Rodrigues que casa em 1561(23) com Estêvão Cerveira. Dos restantes Pereiras/Correias/Viegas Leitões etc estão aqui na BD/Genea Dº.Cravo/Branca Arnau (contemporâneo do Filipe Abreu, Simão Abreu, AntºSilveira, Heitor Viegas Dº.Leitão e Gaspar Arnau entre outros) Gaspar Arnao / Mª.Mansa. No entanto, não são referidos nenhuns dos que agora tratamos. Dos Lobos e Flores que parecem ser próximos destes Pereiras/Correia, aqui pela BD não se encontra nada deles, é referida apenas a Mª.da Silva( Flores) cc Luis Ribeiro Cabral, mas dela não consta a ascendência, DºLobo/ Maria de Brito.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312268 | jataide | 21 ago 2012 20:30 | Em resposta a: #312186

Esqueci-me de lhe falar nos Lemos, que lhe devem interessar:

Manuel Pinheiro (Pº.Barbudo X Filipa da Costa Pedrogão Grande
Francª.Borges (Jorge Soares X Micia Fradessa)

Isto é o que conta no assento. Aqui, no Genea - "Pedro Barbuda Pinheiro de Lemos"

Francª.Borges irmã de Henrique Borges (1591-44) Mª.Loba (Jerónimo Gracia)
estes irmãos de Manuel Soares (1578-37) com Beatriz Flores (Gonçalo Flores X Leonor Vaz)
Filipa Flores irmã de Beatriz 1578(36) com Mateus Jerónimo (Rui Lopes Cea? (será)
1614 - Miguel Flores e sua mulher Helena da Silva

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312410 | joão reis | 24 ago 2012 10:57 | Em resposta a: #312268

Obrigado Manuela

Os Lemos são efectivamente do meu interesse assim como os Pinheiros.

Os dados que amavelmente me disponibilizou, são já do meu conhecimento, surgem no título de Cravos de Abiúl, da obra de Cândido Teixeira. A possibilidade de parentesco com os meus Pinheiro de Lemos de Pombal (não comprovada ainda), motivou o meu interesse por esta família.
Tenho apenas a acrescentar (segundo Cândido Teixeira) que Manuel Pinheiro (de Barbuda) terá nascido em 1576 em Almoster (Alvaiázere) e a sua mulher Francisca Borges é citada como filha dos Srs. da quinta de Almoster (também no tit. de Galhardos de Abiúl, da mesma obra).

Obrigado, mais uma vez


João

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312441 | jataide | 24 ago 2012 16:26 | Em resposta a: #312410

João,

Foi justamente, ontem, num tópico deste fórum, que tive a confirmação de que eles eram Galhardos, há uma Maria Soares Galhardo que casa com um Rafael Leitão.

Perguntava-lhe se por acaso tem acesso ao referido livro de C.T., porque gostaria de saber se haverá no dito, alguma referência a um Dº Soares (não há indicação do cônjuge) tem duas filhas Francisca e Isabel Borges, a primeira cc André de Bairros (o Sr.) a segunda com Francº.da Costa (Manuel da Costa) da Louçã(?) (1565-1567).


Obrigada, cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312482 | joão reis | 25 ago 2012 12:22 | Em resposta a: #312441

Olá Manuela

Mande-me por favor o seu e-mail, para a Manuela confirmar por si.


Cumprimentos


João

Resposta

Link directo:

RE: Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#312552 | jataide | 26 ago 2012 19:53 | Em resposta a: #312482

Viva João,

manuela.aleixo@hotmail.com

Obrigada.
Cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#414146 | lasantos | 25 abr 2019 11:21 | Em resposta a: #269723

Caros

Retomo este fio antigo, uma vez que das pesquisas da minha ascendência resultou um vínculo com a antiga vila de Abiúl e com um matrimónio que se encontra referido no post #312267

- Silvestre Pereira X Guiomar de Andrade, moradores e naturais de Abiúl, que têm uma filha Isabel (?) em 1604, que têm um outro filho Francisco Pereira que casa em 1614 com uma Maria Correa e são pais de Silvestre, baptizado em 1616.

Peço informações sobre a ascendência deste casal, que além dos filhos referidos, também foram pais de uma outra Maria Correa, a qual seria mãe, em N. Senhora dos Mártires em Lisboa, de um outro Silvestre Pereira que viria a ser Abade de Castro Daire (Inquirição de Genere datada de 1665) e, sem embargo, também meu 10.º avô :D, dando origem a uma família que por mais de 3 séculos viveu em Penacova e da qual eu e os meus filhos, sobrinhos e primos conservamos hoje o apelido Andrade - https://geneall.net/pt/forum/186427/familia-pimentel-de-mello-andrade-pimentel-e-mello/.

Desde já grato pela atenção,

Luís

Resposta

Link directo:

Abreus - Abiúl, Ansião, Pombal

#414349 | lasantos | 02 mai 2019 13:08 | Em resposta a: #269723

Bom dia a todos,

Actualizo o meu pedido de informações anterior, com as que consegui recolher do processo de habilitação "de genere" do Pe. Diogo Pereira (P. 1583) que se encontra no Arquivo da Universidade de Coimbra. O Pe. Diogo Pereira - e o seu irmão Silvestre Pereira - são filhos de Francisco Pereira (CFCR) e de sua mulher Filipa Diniz. Presumo que hajam nascido na década de 1560 a 1570 mas não consegui encontrar ainda evidências nos registos paroquiais de Abiúl.

Procuro evidências de que Francisco Pereira é filho de João Coelho (Pereira) de Alpalhão - uma relação que no post https://geneall.net/pt/forum/158049/abreus-abiul-ansiao-pombal/#a312169 deste tema foi apontada como provável, assim como a referência no NFP de F. Gaio onde se encontram informações sobre a possível ascendência de João Coelho e sua mulher Maria Correia (que descenderá de Simão de Abreu).

Continuo sem informações sobre Guiomar de Andrade (cc Silvestre Pereira). No ficheiro m0008.tif do livro de assentos de baptismo de 1549-1716 de Abiúl, aparece na lista de crismados, uma Guiomar, cujo padrinho é André de Andrade; os pais são referidos como "sobreditos" mas a nota está no topo de página e não parece haver ligação com a anterior. Na nota seguinte, é referido como crismado a Francisco que será irmão. Outros Andrades são encontrados nos registos paroquiais de Abiúl entre 1550 e 1650: um Belchior de Andrade (falecido em 1587), um Manuel de Andrade falecido em 1645 e sua irmã Maria de Andrade falecida em 1655, que deixa em testamento a em enteado de nome Manuel Botelho.

Qualquer pista para encontrar a ascendência de Guiomar de Andrade - relacionada ou não com os Andrades de Abiúl referidos - será muito agradecida. :)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 18:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen