Haplogrupo DNA mitocondrial H3

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#368416 | aeiou2 | 20 abr 2016 14:35

Gostava de conhecer mais pessoas com este haplogrupo mitocondrial H3, que é o meu

Obrigada
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#368436 | Lourval | 20 abr 2016 20:13 | Em resposta a: #368416

Olá Maria.

Fico contente que você também esteja pesquisando em genealogia genética. O meu haplogrupo porém é o H1c3 que saiu de Penela (Coimbra). Pena que não dá para avançar mais, por enquanto. Você também pesquisou o cromossomo Y de seu pai? O meu é o R-M269 que, salvo erro, está presente em cerca de 50% dos europeus. Este eu herdei da Vila do Touro (Guarda).

Lourval

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#368444 | aeiou2 | 21 abr 2016 00:30 | Em resposta a: #368436

Olá Lourval

Para o do meu Pai fez o meu irmão, mas ainda não chegou.
Eu fiquei um pouco admirada com o resultado, dado que pela minha mãe tenho 2 bisavós da Cornwall, muitas alemãs, uma sueca, uma de Génova e muitas portuguesas.


Maria Oom

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372594 | xavierdemarins | 27 jul 2016 21:17 | Em resposta a: #368436

Sra. Maria,

Nao e' tanto motivo para ficar admirada pelo resultado, eis que o seu haplogrupo é o H3. Esta variante do mtDNA apareceu há mais de dez mil anos . Depois da mutação que o ocasionou, a mulher em questão o passou intacto para as filhas, netas, etc, até chegar à sua mãe, que o passou para si.
De qualquer maneira, o resultado destes testes, como já sabe, depende da base de dados que a empresa possui. O resultado revela apenas a ancestralidade materna, mae, avo', bisavo', trisavo', tetravo', pentavo', hexavo' heptavo', etc, e todos nos temos quatro avos, 8 bisavos, 16 trisavos, 32 tetravos, 64 pentavos, 128 hexavos, 256 heptavos, etc. o numero de antepassados aumenta gradativamente, e as antepassadas, todos temos, pela vontade do Criador, duas avos, 4 bisavos, 8 trisavos, 16 tetravos, 32 pentavos, 64 hexavos . Quantos genes herdamos nisto? 1ª geração: 50.00% dos genes
2ª geração: 25.00% dos genes
3ª geração: 12.50% dos genes
4ª geração: 6.25% dos genes
5ª geração: 3.12% dos genes
e assim em diante.

Pode ser o resultado mais arrojado que pode-se desejar recebe-lo como encomenda de um bau' de tesouros nesse exame, porem, com certeza, o teste do DNA autosomal dá muito mais informações que o teste do mtDNA. O mtDNA só indica a linha materna (mãe da mãe da mãe ... da mãe da sua mãe), que é só uma das dezenas (ou centenas, ou milhares) de linhas que resultaram em você.
E note que o teste mtDNA exclui todas as outras mulheres que são suas antepassadas, por exemplo, a mãe do seu pai.
As "duas bisavos da Cornwall" uma delas nao entrou no teu resultado mtDNA, muito menos as alemas, as portuguesas colaterais, e talvez nem a sueca e nem a genovesa.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Haplogrupo_H_%28ADNmt%29

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372596 | xavierdemarins | 27 jul 2016 21:35 | Em resposta a: #368444

Sra. Maria,

O teste do mtDNA (ADN das mitocôndrias) só permite subir a linha materna. O seu mtDNA você herdou integralmente da sua mãe (veio do citoplasma do óvulo dela do qual você nasceu), que herdou integralmente da mãe dela (a sua avó), que herdou integralmente da mãe dela (a sua bisavó), etc, até chegar na suposta Eva, que viveu há uns 60.000 anos atrás em algum lugar da África.
Esta suposta Eva teve pelo menos duas filhas. Cada filha dela iniciou uma linhagem independente de mtDNA, que foi sofrendo mutações ao longo dos milênios. É por isto que existem diferentes variantes do mtDNA atualmente que podem ser associadas com as diferentes regiões do mundo.

Entretanto, note que o teste mtDNA exclui todas as outras mulheres que são suas antepassadas, por exemplo, a mãe do seu pai. Todas as colaterais excluidas, todos nos temos 4 avos, 8 bisavos, 16 trisavos, 32 tetravos, 64 pentavos, 128 hexavos, 256 heptavos, 512 octavos, etc. Das suas duas bisavos da Cornwall, uma entrou, a outra nao, e nem muitas das alemas, talvez nao a sueca e nem a genovesa, e uma portuguesa, e por este lado colateral, podera' ter amerindios, africanos, asiaticos...lembrando que nas colonias houve muita miscigenacao.

O seu haplogrupo é o H3, cuja variante do mtDNA apareceu há mais de dez mil anos . Depois da mutação que o ocasionou, a mulher em questão o passou intacto para as filhas, netas, etc, até chegar à sua mãe, que o passou para você. E na verdade o que se herda:
1ª geração: 50.00% dos genes
2ª geração: 25.00% dos genes
3ª geração: 12.50% dos genes
4ª geração: 6.25% dos genes
5ª geração: 3.12% dos genes
Com certeza, o teste do DNA autosomal dá muito mais informações que o teste do mtDNA , o mtDNA só indica a linha materna (mãe da mãe da mãe ... da mãe da sua mãe), que é só uma das dezenas (ou centenas, ou milhares) de linhas que resultaram em você.

A referencia de paises, nao significa a origem, somente da ' um parametro onde estava concentrada a populacao, certamente, nao esta' restrito aos limites geograficos que conhecemos actualmente.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372597 | xavierdemarins | 27 jul 2016 21:39 | Em resposta a: #368444

https://pt.wikipedia.org/wiki/Haplogrupo_H_%28ADNmt%29

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372601 | sousa42 | 27 jul 2016 22:39 | Em resposta a: #368436

Boa noite,

Curioso, tenho um match de um Nilson com o email de Lourval?
Mt U6a3B; 17.1 cM; 4,9 gen.

Parece-me irrelevante para transpor para o papel.

Cumprimentos

Sousa

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372602 | sousa42 | 27 jul 2016 22:43 | Em resposta a: #372601

U6a3 tree:
U6a3 is defined by the mutations 15790 and 16189 and can be separate into two main groups:
• U6a3a is defined by the mutation 4820.
• U6a3b is defined by the mutations: 146, 152, 185, 188, 1211, 11268, 13431 and 15634.
We can estimate the coalescence age of the haplogroups:
• U6a3: 18,500 years ago
• U6a3a: 9,000 years ago (Portugal, Finland and Bulgaria)
• U6a3b: 3,000 years ago (Morocco, Turkey and Portugal)

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372603 | saintclair | 27 jul 2016 22:43 | Em resposta a: #372601

Sousa;
Curiosos ficámos nós!
A sua observação é muito importante.
P.f. desenvolva o seu ponto de vista.
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372604 | sousa42 | 28 jul 2016 00:12 | Em resposta a: #372603

Ele há cada um....

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372608 | aeiou2 | 28 jul 2016 08:25 | Em resposta a: #372597

Mas eu sei o que significa Haplogrupo DNA mitocondrial H3. Não fiquei admirada ! Tenho avós, bisavós, .....de várias nacionalidades europeias.
Trate-me apenas por Maria. Sra Maria não é bonito em Portugal
Obrigada
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372609 | aeiou2 | 28 jul 2016 08:27 | Em resposta a: #372601

Se é homem não tem nada a ver com o haplogrupo DNA mitocondrial.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372610 | xavierdemarins | 28 jul 2016 09:02 | Em resposta a: #372608

" Tenho avós, bisavós, .....de várias nacionalidades europeias".

E, peremptoriamente estarias aludindo a uma reverencial forma de tratamento que transpos o vosso
amago e por aqui ficou registado, que em verdade, deveria curvar-me e na cortesia digna para uma dama
a vossa altura, para chama-la como Dona Maria. Porem, como de bom tratamento e respeitosa conducta, a principio, nunca a chamaria de "Voce", e nao somente "Maria", na haveria uma forma tao respeitosa e condigna, de tratar pessoas decentes como Senhor e Senhora.
Porem, nao deixe contido, poderas elucidar como em Portugal, o emprego de "Senhora" , o que e' de se estranhar, pois qual seria o verdadeiro tratamento digno e respeitoso para a Imaculada Maria? A Nossa Senhora Maria??

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372611 | xavierdemarins | 28 jul 2016 09:06 | Em resposta a: #372610

Ressalva - Porem, nao deixe contido, poderas elucidar como em Portugal, o emprego de "Senhora" cujo uso seria inadequado, o que e' de se estranhar, pois qual seria o verdadeiro tratamento digno e respeitoso para a Imaculada Maria? A "Nossa Senhora Maria" declarada pela igreja?

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372612 | xavierdemarins | 28 jul 2016 09:11 | Em resposta a: #372608

Maria,

desculpas, tudo bem, tratarei como desejares.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372613 | natercia7 | 28 jul 2016 09:29 | Em resposta a: #372609

Maria,

Se me é permitido um conselho, "dê ao desprezo" como se dizia antes.
Il ne faut pas se commettre. Cordialmente Natércia

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372615 | natercia7 | 28 jul 2016 10:20 | Em resposta a: #372603

Caro Saintclair,

Como fornecer algumas chaves a um extreterrestre que teria o desejo de compreender uma micro sociedade humana ?
Repare, neste topico mesmo, a Maria OOM introduz uma possivel discussão pelo dado mais simples, o mais reductor de todos, no que diz respeito a humanos, ou seja o A.D.N.
A micro sociedade que é este forum, em vez de tratar do sujeito, de fornecer infos, que faz ?
Alvoroça-se, e eu mesma participei a esse alvoroço, porque um participante usa de um tratamento inadquado. E é verdade que na nossa cultura hà nuances que devem parecer absolutamente incompreensiveis.
So passaram duzentos anos depois da independêncis do Brasil, a Historia deles é a nossa durante dois mil anos, a lingua deles é a nossa.
Como podemos justificar o nosso "arrepio" ao ouvir alguém tratar uma pessoa de "Senhora Tal"?
Estou quase certa que os "malcriados" que intervêm aqui, vão aproveitar para me insultar, mas "le chien aboye et la caravane passe".
Voltando ao fundo do sujeito, temos de reconhecer, a Maria e eu, que a nossa sensibilidade neste caso traduz principalmente a persistência de atitudes de "Ancien Régime".
Aconselho como leitura de Verão para os que dispoem de tempo, a leitura das "Mémoires de Saint-Simon". E um monumento de Historia e, é por isso que falo dele, de Sociologia.
Cumprimentos a si, Saintclair, e aos confrades bem educados. Natércia

Resposta

Link directo:

LÍNGUA PORTUGUESA

#372618 | saintclair | 28 jul 2016 12:01 | Em resposta a: #372615

-
Natércia;
Verifico que hoje está inspirada.
Bom, sobre a lingua portuguesa escrita e falada
no Brasil, como sabe, muito haveria que dizer.
Senhora minha mãe, Senhora Maria,Ti Maria etc.
são frazes que ainda hoje se ouvem naquele País
com bastante frequência, e quanto a mim não vejo
qualquer falta de respeito.

Ainda me recordo de ouvir primos afastados a dirigirem-se
aos pais nestes termos; Srª minha mãe, Sr. meu pai.
Ainda hoje nos damos conta de pessoas com o nome de;
Maria da Conceição: claro, encaminha-nos para o plano
religioso; [ mais um nome fora de moda! ].
Quem lê os tópicos Brasileiros, encontra dezenas de palavras
que nós já não usamos há mais de cem anos, no entanto elas
constam do dicionário língua Portuguesa e por vezes têm plena
actualidade.
Para concluir; o Confrade Xavier seguiu a norma utilizada no seu
país.
Em termos de comunicação com pessoas de outros paises, temos
que ter o cuidado de "filtrar" o conteúdo da mensagem, e aproveitar
o substracto.
Resumindo; o tópico; Haplogrupo DNA mitocondrial H3, aberto em
20 de Abril de 2016, parece que finalmente vai ter expressão.
Natércia, agradeço a sua mensagem, compreendo o seu ponto de vista,
vamos em frente, este tópico ainda nos vai dar algumas alegrias.
Há dias andava um sujeito à procura de um determinado familiar, com
mais de 200 anos, que viveu na India, tinha feito um teste DNA.... etc.
Bom, daqui a uns anos acredito que a ciência terá respostas mais "afinadas",
neste momento ainda " as naus do DNA andam a fazer a carreira das Índias".
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372620 | aeiou2 | 28 jul 2016 12:47 | Em resposta a: #372615

Muito obrigada

Maria Oom

PS Esse ou essa Santclair já a,(o) proibi de entrar nos meus tópicos, mas continua a não perceber. Coitada, (o) só penso: vai dar uma volta e já nem leio. Baixo nível !!!

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372621 | aeiou2 | 28 jul 2016 12:48 | Em resposta a: #372618

Agradeço, pois já se esqueceu de que NÃO O,(A) QUERO A INTERVIR NOS MEUS TÓPICOS

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372623 | aeiou2 | 28 jul 2016 12:59 | Em resposta a: #372610

Em Portugal tratar um Senhora Dona por Senhora é como se estivesse a falar e com respeito para a vendedora de galinhas, ou do peixe no mercado, praça. É um tratamento popular. Eu até dispenso o Srª D..Digo sempre trate-me por Maria.
Mas o que tem o haplogrupo DNA mitocondrial H3 com este tipo de mensagens. Quando coloquei esta rúbrica, era para saber se havia mulheres, que tivessem o mesmo haplogrupo, que eu, pois seríamos parentes longíquas ou mais próximas, mas veio logo o(a) esperta(o) do Saintclair botar faladura, deu quase em peixeirada. O costume. Este Fórum deu nisto !
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372624 | saintclair | 28 jul 2016 13:08 | Em resposta a: #372623

-
...Deu em peixeirada porque é o que certas
pessoas sabem fazer muito bem.

Sc.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372644 | Lourval | 28 jul 2016 19:21 | Em resposta a: #372601

Sousa,

Nilson é meu primo de primeiro grau. Encomendei o teste porque o adn mitocondrial dele é o mesmo que o de meu avô Abrahão, o qual é natural da Póvoa de Rio de Moinhos e nascido em 1911.

Lourval

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372646 | renancarrillo | 28 jul 2016 20:50 | Em resposta a: #368416

Amigos confrades,

Adorei o tópico. Muito me fascina as histórias por atrás do DNA.

E SaintClair, larga de ser um bruxo ranzinza.



Saudações brasileiras.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372647 | saintclair | 28 jul 2016 22:06 | Em resposta a: #372646

-
http://geneall.net/pt/forum/170310/certidao-de-nascimento/#a371270
Sc.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372649 | saintclair | 28 jul 2016 23:35 | Em resposta a: #372647

-
https://www.youtube.com/watch?v=3nuLD--f9YM

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372653 | aeiou2 | 29 jul 2016 02:53 | Em resposta a: #372649

Mas insiste ! Abra um tópico seu. Não o(a) quero nas minhas rubricas !
Agradeço !

Maria Oom

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372657 | aeiou2 | 29 jul 2016 09:03 | Em resposta a: #372624

A começar por si, que mete o bedelho nos temas dos outros despropositamente. Abra um tópico seu sobre DNA .
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372658 | natercia7 | 29 jul 2016 09:27 | Em resposta a: #372657

Cara Maria OOM,
Desconheço totalmente as razões da sua zanga com o Saintclair. E não quero conhecê-las. Mas permita-me que "meta o bedelho" no seu topico.
Se exclue assim de maneira tão peremptoria e definitiva alguns confrades, onde vamos parar ?
O Saintclair é um dos confrades que mais ajudas e contribuições traz a este forum.
Desviar do assunto do topico para uma algarada que so faz perder tempo, é mesmo uma tristeza.
Parece-me que por definição um "forum" é uma praça publica em que todos podem tomar a palavra.
E que o que lançou (neste caso, a Maria) o tema não é nem o proprietàrio nem mesmo o moderador.
Aceite os meus melhores cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372659 | saintclair | 29 jul 2016 10:11 | Em resposta a: #372658

-
Há pessoas com uma inveja terrível, que até chega a assustar!
http://geneall.net/pt/forum/168355/dna-mitocondrial-haplogrupo-v10/#a368454
-
Sc.

Resposta

Link directo:

Encontrar as origens; Silésia

#372667 | saintclair | 29 jul 2016 13:37 | Em resposta a: #372659

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sil%C3%A9sia
Sc.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372711 | sousa42 | 31 jul 2016 00:08 | Em resposta a: #372644

Lourval,

Nas Beiras só tenho antepassados em Viseu, Mangualde, Tondela e Trancoso.

O site tem algumas ferramentas interessantes, mas a distância de 5.2 gerações para o ancestral comum mais recente (MRCA) parece-me irrealista.

Largest segment = 10.9 cM
Total of segments > 7 cM = 10.9 cM
1 matching segments
Estimated number of generations to MRCA = 5.2

“If you and I share a 10 cM block of genome IBD, when did our most recent common ancestor likely live? Since the mean length of an IBD block inherited from five generations ago is 10 cM, we might expect the average age of the ancestor of a 10 cM block to be from around five generations. However, a direct calculation from our results says that the typical age of a 10 cM block shared by two individuals from the United Kingdom is between 32 and 52 generations (depending on the inferred distribution used).”

Sousa

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372721 | xavierdemarins | 31 jul 2016 12:54 | Em resposta a: #368416

Maria,

boa tarde,

Decorridos estes dias, verifico que o seu tópico, apesar dos contratempos, evoluiu em termos práticos.

Houve participantes que deixaram do seu melhor.

A Maria terá sido quem não contribuiu efectivamente para o enriquecimento do tema: Haplogrupo DNA mitocondrial H3.

Quando nos propomos abordar determinada matéria, temos que

ser proactivos, e não nos deixar cair em " Tentações ", que em nada ajudam



De si esperava muito mais, deixo aqui o meu desapontamento.

Os meus melhores cumprimentos

Xavier.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372723 | manuelr | 31 jul 2016 15:22 | Em resposta a: #372657

Cara Maria Oom

Tudo bem? Não tenho andado muito no Forum, de maneira que fico admirado com algumas coisas que aqui se passam. Mas ando cá com uma dúvida. é Confrade Saintclair ou Confreira Saintclair? E Ana Simões, HRC1947, rfmc e Saintclair não são a mesma pessoa? Perguntar não ofende e eu fico esclarecido.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372753 | aeiou2 | 01 ago 2016 16:01 | Em resposta a: #372723

Acho que sim é tudo a mesma personagem e parece que agora também é Natércia !
Abraço
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372754 | aeiou2 | 01 ago 2016 16:07 | Em resposta a: #372721

Não fique desapontado !

Na minha idade, apenas me desaponta a falta de educação cívica e social, de alguém, que aparece aqui no Fórum, usando vários nicknames
Cordialmente
Maria Oom

PS Tão interessados no tema e nunca o abordaram. Abram um tópico !

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372763 | natercia7 | 01 ago 2016 18:10 | Em resposta a: #372754

Exma Senhora Dona Maria OOM,

Ignoro e quero continuar a ignorar os motivos da sua discordia com a pessoa que tem pseudo SAINTCLAIR.
Este forum, dedicado à genealogia não é, segundo o meu parecer, um gabinete de detectives que tentam descobrir quem é quem.
Eu vivo em França desde 1957 e o meu pseudo é Natércia 7.
Pelo que deixa adivinhar a sua atitude neste topico, a Senhora é uma das que se chamavam em Portugal, quando eu là vivia, uma "zaragateira".
E pena, nao podemos conversar porque eu não o sou nada.
Quando participo a uma discussão, se o motivo vale a pena, dou a minha opinião ...et basta !
Dirijo-lhe os meus ultimos cumprimentos. Natércia

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372835 | xavierdemarins | 03 ago 2016 07:46 | Em resposta a: #372723

Caro confrade,

ainda esta' admirando como se estivesse no Mercado da Ribeira? Ja' saciou a duvida? O Prof. da aldeia esteve mal nesta lição. Em vez de ser um elemento agregador, foi um dos que pôs mais "achas" para a fogueira, com a sua sede insaciável de obter novos dados, lançou a confusão, levando a sua aluna a escrever aquilo que não devia! Nunca e' tarde para aprender a obrar o Entendimento, fechamos os olhos e retiramos das cousas sensiveis o mais que podemos, pois o entendimento e' uma substancia superior a materia, id est imortal.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372853 | aeiou2 | 03 ago 2016 21:33 | Em resposta a: #372763

Deve comprar um dicionário de PORTUGUÊS, para ver o que significa zaragateira !

aeiou2

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372856 | xavierdemarins | 03 ago 2016 22:35 | Em resposta a: #372853

http://www.priberam.pt/DLPO/ZARAGATEIRA

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372990 | saintclair | 08 ago 2016 09:37 | Em resposta a: #372856

Zaragateira; palavra de origem árabe.
Sc.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372991 | natercia7 | 08 ago 2016 10:16 | Em resposta a: #372990

O.K. aprende-se sempre qualquer coisa consigo. Cpts Natércia

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372992 | saintclair | 08 ago 2016 10:29 | Em resposta a: #372991

-
Natércia;
OK.
Sc.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#372993 | Canelas | 08 ago 2016 12:00 | Em resposta a: #372753

Cara Maria Oom
Tenho para mim que a senhora sempre pautou a sua intervenção neste forum com correcção, competência e elegância.
Bem ao contrário de muitos outros participantes, pouco interessados em genealogia e que têm baixado o nível dos debates.
É de todo injusto o apodo vindo de França, pelo vistos de origem árabe, nada consentâneo com os pergaminhos que quem o proferiu apregoa, e que uma participante especialista em "copy and paste" vai alimentando.
Certamente que muitos colegas já se cansaram desta mediocridade e já nem participam, demonstrando indignação perante as barbaridades que por aqui se vão proferindo.
Cumprimentos solidários.
César Tavares

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#373001 | natercia7 | 08 ago 2016 13:19 | Em resposta a: #372993

No comment Natércia

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#373002 | aeiou2 | 08 ago 2016 13:41 | Em resposta a: #373001

Não percebeu !

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#373004 | natercia7 | 08 ago 2016 14:05 | Em resposta a: #372993

Como W. Churchill : "never explain, never complain". Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#373019 | saintclair | 08 ago 2016 21:25 | Em resposta a: #373004

-
"Gosto de aprender, mas nem sempre gosto
que me ensinem;"--
W. Churchill
Sc.

Resposta

Link directo:

Haplogrupo DNA mitocondrial H3

#373021 | saintclair | 08 ago 2016 22:11 | Em resposta a: #373019

-
https://www.incm.pt/portal/loja_detalhe.jsp?codigo=102394
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 23:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen