memoria das capelas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

memoria das capelas

#445243 | virgilio | 11 jan 2023 20:58

Bom dia,
Nos mistos 1697 da Igreja São Paulo da Covilhã hà varias paginas sobre "memoria das capelas"
Não tenho ideia do que isso significa ??
Se alguèm sabe.
Bem haja

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445244 | saintclair | 11 jan 2023 22:11 | Em resposta a: #445243

-
Veja isto;
https://memoriasdacovilha.blogs.sapo.pt/igrejas-da-cidade-da-covilha-6563
Sc.

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445256 | virgilio | 12 jan 2023 20:58 | Em resposta a: #445244

obrigado caro Saint Clair,
Semprre pronto para ajudar e responder.

Jà tinha lido este bom documento.
Porque o padre escreveu sobre as "memorias das capelas" da sua igreja ?
- As capelas era "atribuidas" a familias ? pagamento para o restauro ? Cova "privada" ?

Resposta

Link directo:

Extinção dos morgados e capelas

#445294 | saintclair | 14 jan 2023 17:54 | Em resposta a: #445243

-
Caro Virgilio;
Depois de dar uma vista olhos na diagonal, fiquei perplexo com a quantidade de igrejas
e capelas que existem na Cidade Neve. https://youtu.be/yhEuZGKvoIE?t=3
https://antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/extincao-dos-morgados-e-capelas/
--
Como poderá analisar as capelas passaram à "estória", para isso contribuiu o ministro Joaquim A. Aguiar.
"Foi no exercício dessa função que promulgou a célebre lei de 30 de Maio de 1834, pela qual declarava extintos "todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares", sendo seus bens secularizados e incorporados na Fazenda Nacional. Essa lei, por seu espírito antieclesiástico, valeu-lhe a alcunha de o Mata-Frades."
De concreto sobre a sua pergunta, vamos navegando com terra à vista!
Melhores cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445295 | ADB | 14 jan 2023 18:24 | Em resposta a: #445294

Caro Virgílio

Refere-se a missas que eram ditas pelas almas dos defuntos, instituídas pelas capelas.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445298 | virgilio | 14 jan 2023 21:58 | Em resposta a: #445295

obrigado Filipe
Obrigado Saint Clair

As coisas estam mais clara agora

Resposta

Link directo:

memoria das capelas Covilhã

#445314 | saintclair | 15 jan 2023 16:33 | Em resposta a: #445295

-
Caro Virgilio;
Em virtude de ter colocado o foco da minha atenção no Pêro da Covilhã, aquando da
procura das capelas Covilhã, parece que por uma "unha negra o óbvio estava mesmo
ao virar da esquina", valeu o Confrade Filipe estar atento, aliás como sempre, ainda
bem.
Assim, agradecia enviasse link,[texto] onde padre escreve sobre as "memorias das capelas"
da sua Igreja, de que anexo endereço: https://tombo.pt/f/cvl38
Já fiz uma busca, no entanto como esses assentos estão aleatoriamente, faz gastar algum
tempo, "e no poupar é que está o ganho".
Obrigado
Cumprimentos
Sc.
-

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445321 | saintclair | 15 jan 2023 18:45 | Em resposta a: #445314

https://scmvr.pt/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=154&Itemid=540&lang=pt

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445325 | virgilio | 15 jan 2023 21:06 | Em resposta a: #445314

Bom dia,
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805053
Começa com a imagem 128

Se calhar com Gouveias e Cabrais ...

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445326 | saintclair | 15 jan 2023 21:42 | Em resposta a: #445325

-
Ok.
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445405 | GoldenDays | 22 jan 2023 17:48 | Em resposta a: #445326

Caro Confrade,

Em relação ao pedido que me formulou em https://geneall.net/pt/forum/191274/clemencia-candida-malheiro-correia-brandao/#a445366 aqui lhe deixo, com as devidas ressalvas, a transcrição da minha das quatro imagens.

---------------------------------------------

PRQ-PCVL38-004-M1_m0128
Memória das Capelas que há nesta Igreja de São Paulo da Covilhã que constam da Tábua e santamente no fim deste Livro e das que de posse estão os Priores é hoje 30 de Agosto de mil seiscentos e noventa e sete anos de que a léguas são administradores os Priores da dita Igreja como adiante se pode ver mais difusamente que principiam a folhas cento e setenta no fim deste Livro Capela que instituiu Vicente Domingues Crespo, com meio ano de missas, administrador o Rev. João Homem Frade. (numa anotação à margem: “Caso o Padre? Francisco Barbosa?”)
Capela que instituiu Branca de Barbedo, com cinco missas, administrador Luís de Tavares da Costa Lobo, capitão major que foi e por sua morte sua mulher D. Maria Antónia ou seu filho Luís e mais declaro logo aqui por não saber quem levará as propriedades da Capela por se não ter feito ainda inventário. (0)
Capela que instituiu Maria de Campos, com vinte missas, administrador o mesmo Luís de Tavares da Costa Lobo como a verba acima. (1)
Capela que instituiu Maria de Abreu com duas missas, administradora o Carvalha mulher de Lourenço Francisco (2)
Capelas que trazem os Priores da dita Igreja com obrigação abaixo
Capela que instituiu Luís de Campos com vinte missas administradores os Priores da dita Igreja propriedades desta são

PRQ-PCVL38-004-M1_m0129
são o Chão de Nogueiras e uma courela que está aonde chamam o Carregal que foi comprada a Pedro Afonso da Idanha-a-Nova, uma … setenta e dois alqueires de semeadura também parte com a quinta de José Homem de Brito e da de Diogo de Serpa da Silva.
Capela que instituiu o Padre Gaspar da Rosa com seis missas, a saber duas por sua alma, duas pela de seu pai e as outras duas pela de sua mãe, são as propriedades, um tapado que está omisso e mais castanheiros terra de fora do tapado.
Capela que instituiu Luís de Campos com doze (à margem digo 20) missas, administradores os Priores da dita Igreja. As propriedades são as seguintes, um olival que está no serrado onde chamam o São Francisco-o-Velho, outro olival que chamam de Simão Freire que é livre e não do prazo do serrado de São Tiago, outro olival que está junto do olival de Filipe Caldeira. Estes olivais todos estão dentro do serrado que está a São Lázaro mas não todos juntos, mas antes interpolados e destes tomei posse a vinte e sete de Março assim como expirou (ESPEROU?) o Capitão Major Luís de Tavares da Costa Lobo, pois havia dezoito anos que os havia sonegados com má consciência, e consta? Serem da Igreja pelo testamento de Luís de Campos, a qual verba também meu poder, e também tomei posse da terra acima que é onde chamam ao Carregado e tudo isto é a suma verdade. (Conta-se?) Agosto 30 de (695?). Eu o Prior da dita Igreja. (assinatura: João Batista de Madureira Lobo)
Digo vinte missas da Capela acima, com os mesmos propriedades acima
As propriedades da Capela do Padre Gaspar da Rosa são um tapado, que está (XXXX?) com seus castanheiros, de dentro e de fora, e também com terra de fora
(assinatura: João Batista de MADUREIRA LOBO)

PRQ-PCVL38-004-M1_m0130
João Batista de Madureira Lobo, meu predecessor e dizendo a folha atrás nela mostra não saber como se faz assento das Capelas que enquanto as que tem esta Igreja faça antes constar deste Livro pelas verbas dos testadores que todas estão neste Livro Suposto alguns homens Nobres e ainda Beneficiados me disseram que João Batista tinha grande entendimento e suponho que seria tal como o de quem mo dizia.
Capela que instituiu Luís de Campos com obrigação de vinte missas de que são administradores os Priores da verba do testamento a folhas L 13? pelo? As propriedades desta Capela são as seguintes, uma courela? de terra ao Carregal que parte com quinta de Diogo de Serpa da Silva e com outra de António Rodrigues, um chão regadio por baixo da quinta da Cruz da Campulhosa que vai o ribeiro pelo meio e parte com estrada do concelho. Estes chãos tinham muitas nogueiras e conforme a verba do testador estas se não podiam vender nem estancar porém o meu antecessor andando menos atento vendeu as nogueiras todas e como se este ausentou tomou posse destas duas propriedades o provedor da Santa Misericórdia dizendo que o Prior perdera a administração do Morgado por incorrer nas penas impostas pelo testador Luís de Campos; tanto que tomei posse da Igreja logo tratei de dar uma força do Provedor e mais Irmãos da Santa Casa por estas duas propriedades a alcançar sentença contra eles e me pagando custas e caídos cuja inscrição está nos papeis da Igreja. Foi escrivão dela Manuel da Costa de Andrade cujo ofício é proprietário Brás da Costa Cabral.

PRQ-PCVL38-004-M1_m0131
Advirto a todos os meus sucessores não consintam que no dito chão se ponham árvores nenhumas porque o testamento está na Santa Casada Misericórdia e suposto eu os venci por não assinar a haver semelhante demanda melhor é não ter árvores e dito chão que eu lhes disse ficassem com o testamento que eu ficava com as propriedades e foi demanda muito renhida que correu com dois provedores e com dois juízes de fora que me deu em cuidado.
Capela que instituiu Maria do Campo de Azevedo com obrigação de doze missas como consta da verba do seu testamento posta neste Livro a folhas 270, as propriedades são as seguintes um olival aonde chamam São Francisco-o-Velho que parte com outro de Sebastião Leitão da Cunha, outro olival dentro no mesmo serrado que parte com o prazo de São Tiago que também é olival, outro olival que parte com o de Filipe Caldeira dentro do mesmo serrado, estes três olivais são desta Capela como consta da verba e não são do testamento de Luís de Campos como diz João Batista de Madureira Lobo nas verbas atrás e todas estas cinco propriedades são próprias da Igreja.


---------------------------------------------

Espero que tenha utilidade.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445407 | saintclair | 22 jan 2023 19:46 | Em resposta a: #445405

Caro Ribeiro Araújo;
Muito obrigado pela sua gentileza.
A qualidade é excelente. Bem-Haja.
Melhores cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Navegar sem terra firme à vista

#445429 | saintclair | 24 jan 2023 17:01 | Em resposta a: #445294

-
Memória das Capelas: Um registo quase completo da situação destas, à data do século XVII.
https://geneall.net/pt/forum/191266/memoria-das-capelas/#a445405
Sc.
-

Resposta

Link directo:

memoria das capelas

#445432 | virgilio | 24 jan 2023 21:09 | Em resposta a: #445405

Senhor Ribeiro Araújo,
Bem-Haja por este trabalho de grande interesse para nos todos.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 07:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen