Informações

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Património

Informações

#448385 | asrsm1973 | 22 jun 2023 08:04

Bom dia

Sobre o Convento e Capela de Nossa Senhora dos Anjos / Asilo Elias Garcia / Instituto do Bom Pastor Nossa Senhora dos Anjos / Sanatório do Barro / Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior Portugal, Lisboa, Torres Vedras, União das freguesias de Torres Vedras (São Pedro, Santiago, Santa Maria do Castelo e São Miguel) e Matacães

"O edifício é destinado à função de asilo, com o nome de Asilo Elias Garcia, afeto à Direção-Geral de Assistência; 1927-1932. Em 1938 tinha 368 asiladas e destinava-se a acolher mulheres "inválidas" "

Alguém sabe me informar onde poderei (se é que é possível) encontrar alguma informação sobre as pacientes que lá estiveram durante o tempo referido?
Tenho uma familiar que esteve lá internada por volta dessa altura mas perdeu-se o seu rasto e gostaria de perceber o que lhe sucedeu. A última "notícia" que dela se teve foi por volta do ano 1941.

Grata desde já pela atenção e ajuda.

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Informações

#448622 | ameliakittel | 30 jun 2023 09:49 | Em resposta a: #448385

I’m sorry to hear that you lost track of your relative. It sounds like you are looking for information about the patients who were at the Asilo Elias Garcia in Portugal, Lisbon, Torres Vedras, Union of parishes of Torres Vedras (São Pedro, Santiago, Santa Maria do Castelo e São Miguel) and Matacães during the time period of 1927-1932.

I’m not sure if it’s possible to find information about the patients who were there during that time period, but you could try contacting the Direção-Geral de Assistência to see if they have any records or information about the patients who were there. https://rooftopsnipers.io

Resposta

Link directo:

Informações

#448630 | saintclair | 30 jun 2023 12:21 | Em resposta a: #448385

-
Bom dia;
Tem em sei poder o registo de óbito?
Sc.

Resposta

Link directo:

Informações

#448639 | asrsm1973 | 30 jun 2023 16:54 | Em resposta a: #448630

Boa tarde.

Não, infelizmente não tenho. Perdemos completamente o rasto desta minha tia-bisavó.
Apenas sei que ela era oriunda de Estoi, Faro, e que na década de 30 do século passado ainda lá estava.

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Informações

#448640 | saintclair | 30 jun 2023 18:10 | Em resposta a: #448639

-
Como reside relativamente perto, Asilo Elias Garcia etc...comece por falar com pessoas, séniores, que devem
saber qualquer coisa do assunto. Veja se consegue saber datas; nascimento e falecimento, por vezes
no reg. nasc. consta o local onde faleceu.
Na Fregª onde pertence esse Lar, tentar falar com pessoas que ainda saibam do assunto.
Estas coisas, só com querer e imaginação se conseguem.
Vá dando notícias.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Informações

#448643 | ADB | 30 jun 2023 19:47 | Em resposta a: #448641

Cara Andreia

No assento de batismo/nascimento dela não está averbado o óbito? Acho um pouco estranho que, sendo ela viva em 1941, o óbito não se encontre averbado. Se fosse anterior isso podia acontecer.

Qual a data de nascimento, nome e filiação?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Informações

#448654 | saintclair | 01 jul 2023 10:15 | Em resposta a: #448639

-
Cara Confreira;
Veja qual era o cemitério que cobria a Zona onde a sua-prima estava.
Como ainda é um espaço de tempo que conseguimos com facilidade
entender, vá a esse campo-santo, fale com os responsáveis, coveiro,
etc. exponha a situação, pode acontecer que ainda tenham no " arquivo
morto" em qualquer arrecadação para o efeito, os Livros dos registos de
enterro da sua prima.
Tinha todo o interesse colocar o nome completo da pessoa, nome pais,
data nasc. localidade etc.
Se o já tivesse feito, possivelmente algum Confrade de boa vontade teria
feito a busca, e hoje já se saberia mais.
Boa sorte.
Sc.

Resposta

Link directo:

Informações

#448655 | asrsm1973 | 01 jul 2023 10:27 | Em resposta a: #448643

Bom dia.
Infelizmente não tenho essas informações. Tudo o que sei e que referi foi-me dito pela minha avó que se lembra de em pequena lá ter ido visitar a tia e que mais tarde lhe disseram que havia falecido,
Quanto ao seu nascimento ainda não consegui descobrir com a certeza que gostaria pois nem a sua irmã (minha Trisavó) eu consegui determinar com certeza absoluta. (Sei que eram de estoi e tinham mais um irmão)
Todo esse lado da minha família está envolta num "mistério" onde as informações que possuo são apenas fornecidas pela minha avó através das suas memórias.

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Informações

#448656 | asrsm1973 | 01 jul 2023 10:28 | Em resposta a: #448654

Bom dia. Tentarei fazer isso.

Grata

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Informações

#448657 | saintclair | 01 jul 2023 11:03 | Em resposta a: #448656

-
...Fiquei ciente do que escreveu nas 2 mensagens.
Chegados aqui, por vezes interrogamo-nos:
Imagine que eu precisava de saber tudo o que se
relaciona com Isabel de Aragão, depois Rainha e
finalmente Santa.
Dª Vataça, sua companheira de viagem de Espanha
para Portugal etc.
Tentaria ao máximo informar-me de todo o percurso
destas 2 individualidades, uma Santa, outra benemérita.
Por vezes a força interior saber,obriga a conseguirem-se
milagres para isso é preciso criar ESSA ENERGIA.
Sc.

Resposta

Link directo:

Informações

#448667 | ADB | 01 jul 2023 16:32 | Em resposta a: #448657

Cara Andreia

Podemos estar a perder tempo quando o nascimento dela pode ser a solução. Como não tem as informações necessárias, comece pela sua avó. Peça uma cópia simples do nascimento dela à Conservatória do Registo Civil do concelho onde ela nasceu. Lá terá o nome da sua bisavó (disse trisavó mas deve ter-se enganado), de onde era natural, a idade que tinha na altura e o nome dos pais. Tem de se chegar ao nascimento dela para depois tentar localizar o da irmã (era mais velha ou mais nova?).

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Informações

#448669 | saintclair | 01 jul 2023 19:49 | Em resposta a: #448656

- ??...
https://geneall.net/pt/forum/171296/maria-da-conceicao-cordeiro-do-vale/#a379834

Resposta

Link directo:

Informações

#448674 | ADB | 01 jul 2023 21:27 | Em resposta a: #448669

Cara Andreia

Enviei-lhe uma mensagem. Caso não se importe de responder, agradeço.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Informações

#448689 | saintclair | 02 jul 2023 10:26 | Em resposta a: #448669

https://geneall.net/pt/forum-user/65626/asrsm1973/

Resposta

Link directo:

Informações

#449170 | lauryfriese | 28 jul 2023 10:54 | Em resposta a: #448385

Os asilos eram instituições que surgiram no século XIX para atender a pessoas que eram consideradas incapazes de cuidar de si mesmas. Eles geralmente ofereciam abrigo, alimentação e cuidados médicos básicos para aqueles que não tinham família ou recursos para cuidar de si mesmos. Além disso, os asilos muitas vezes forneciam atividades recreativas e religiosas, bem como treinamento em habilidades práticas, como costura e culinária.
No entanto, os asilos também eram frequentemente criticados por suas condições precárias de vida e tratamento desumano. Com o tempo, a maioria dos asilos foi fechada ou reformulada para oferecer serviços mais especializados e individualizados para aqueles que precisavam de assistência. https://candy-crush.io

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 03:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen