Familia Jacinto em Albufeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Formação

Familia Jacinto em Albufeira

#98681 | Paula_Jacinto | 27 ago 2005 12:24

Olá,

Eu comecei a pouco tempo a procurar as origens da minha familia e talvez me possam ajudar. Ainda tenho muito pouca informação. O meu bisavô era Manuel Jacinto Junior e o meu avó Abel Jacinto. Penso que o meu bisavô nasceu em Albufeira. Ele esteve na 2ª guerra mundial em França.
Vou procurar mais informações mas necessito de alguma ajuda para saber o que devo fazer e onde me devo deslocar para pedir informações.

Obrigado
Paula Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Jacinto em Albufeira

#103492 | Adr Cust | 20 out 2005 15:36 | Em resposta a: #98681

Cara Paula Jacinto,

O nome que referiu é-me familiar, veja o tópico famílias: Brito, Viegas Jacinto e outros. Embora sejam de São Brás é uma luzinha no fundo do túnel.

A resposta que lhe dou para a ajudar é a que o sr. Ricardo de azevedo deu a outro confrade e cuja cópia aqui vai:

RE: Arvore genealogica 30-04-2005, 21:13
Autor: chartri [responder para o fórum]

Transcrevo da página da Torre do Tombo ( http://www.iantt.pt/instituto.html?menu=menu_genealogia) o texto seguinte que lhe será util no "arranque "da sua arvore genealógica:

"COMO INICIAR A SUA GENEALOGIA

A Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem e evolução, descrevendo as gerações em cadeia (em sentido ascendente ou descendente) e traçando, sempre que possível, as biografias dos seus membros.

Se pretende conhecer as suas raízes familiares e estudar a sua ascendência, tenha em conta as seguintes indicações:

Qualquer trabalho de pesquisa genealógica deverá iniciar-se tendo por base os assentos de baptismo, de casamento e de óbito, registados nos livros paroquiais (livros de baptismos, de casamentos e de óbitos). Por vezes, os livros paroquiais são mistos, isto é, concentram no mesmo livro registos de baptismos e de casamentos ou de óbitos. Esta situação é sobretudo frequente nos livros mais antigos. Estes registos estavam a cargo dos párocos, motivo porque cada livro só inclui assentos de uma paróquia ou freguesia.


Sobretudo através dos assentos de baptismo e de casamento obtêm-se informações essenciais para o estudo de qualquer família, como sejam: duas ou até três gerações com os nomes das pessoas, datas, naturalidades, moradas, profissões, relações de parentesco com os padrinhos e testemunhas, etc.


O registo dos baptismos e dos casamentos "em livro próprio" só passou a ser obrigatório a partir de 1563 (por força de uma norma da 24ª sessão do Concílio de Trento), muito embora numerosas paróquias já o praticassem anteriormente. A obrigatoriedade do registo dos óbitos data de 1614.


Os livros paroquiais com menos de 100 anos encontram-se ainda nas Conservatórias do Registo Civil, enquanto que os mais antigos acham-se por norma depositados nos Arquivos Distritais.

O Arquivo Distrital de Lisboa está integrado na sede do IAN/TT e nele se conservam os antigos livros paroquiais das freguesias de todos os concelhos do distrito de Lisboa, desde o século XVI até aos finais do XIX. Neste Arquivo Distrital encontram-se ainda depositados muitos dos livros paroquiais de outros distritos, a saber: Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Santarém e Vila Real, os quais se encontram em microfilme nos respectivos Arquivos Distritais.

Os respectivos índices encontram-se à disposição dos leitores na Sala de Referência da Torre do Tombo. Para facilitar a pesquisa, os leitores devem consultar o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I - Centro e Sul e vol. II - Norte (só abrange Portugal continental), bem como o Inventário dos Registos Paroquiais - Lisboa Cidade (concelho de Lisboa) e o respectivo índice informatizado.(...)

Se apenas tem conhecimento dos nomes dos seus avós, deverá iniciar a sua pesquisa procurando obter uma certidão do registo de nascimento dos seus pais, dirigindo-se para o efeito à respectiva Conservatória do Registo Civil. Através deste documento fica a conhecer os nomes dos seus bisavós, bem como outros elementos biográficos. O mesmo deverá depois fazer para os registos de nascimento dos seus avós, através dos quais ficará também a conhecer os seus trisavós. No caso dos seus avós terem nascido há mais de 100 anos, deverá procurar os respectivos assentos de baptismo nos Arquivos Distritais.


Sempre que procurar um assento de baptismo ou de casamento no tempo, tenha presente que normalmente as gerações têm intervalos médios de 25 anos. Porém, há sempre excepções.


À medida que vai conhecendo os seus antepassados e construindo a sua árvore genealógica, com base nos registos paroquiais, poderá simultaneamente consultar outras fontes documentais manuscritas que se encontram à sua disposição nos Arquivos Distritais e sobretudo na Torre do Tombo, as quais lhe permitirão enriquecer as biografias das pessoas que são objecto do seu estudo."

Comprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Familia Jacinto em Albufeira

#109845 | Jacintho | 17 jan 2006 15:11 | Em resposta a: #98681

Olá Paula Jacinto

Chamo-me Paulo Jacinto, mas as origens da minha família são no Norte e não no Sul... Achei curioso o nome. Pareçe que afinal há muitas famílias Jacinto em Portugal.
Já obtive algumas certidões narrativas de nascimento dos meus avós e descobri que na minha familia "Jacinto" escrevía-se "Jacintho". Assim mesmo, com "th"

Resposta

Link directo:

RE: Familia Jacinto em Albufeira

#109880 | Luis K. W. | 17 jan 2006 21:18 | Em resposta a: #109845

Caro Jacintho,

No tempo dos seus avós escrevia-se Pharmacia, Telegraphico, e outras coisas curiosas. Não quer dizer que hoje tenhamos de escrever da mesma maneira.

Quanto aos registos paroquiais, é ainda mais divertido. A grafia dos nomes dependia do grau de erudição do padre (e, provavelmente, do número de copos que emburcou antes de fazer o registo do baptismo ou casamento). :-)

Cumprimentos
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familia Jacinto em Albufeira

#145525 | Conde | 26 fev 2007 12:57 | Em resposta a: #109845

Por acaso têm parentes na região de Castelo-Branco? Almaceda? Valbom?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Almaceda-Valbom

#218720 | Gonçalvez | 17 jan 2009 21:18 | Em resposta a: #145525

Prezado Confrade

Tenho algumas informações sobre as famílias moradoras e naturais de Valbom, em Almaceda, no Século XVII e princípios do Século XVIII. Contudo, trata-se apenas da informação usual, constante dos paroquiais disponíveis. Ainda não tive acesso a fontes suplementares sobre o período ou anteriores, visto que aparentemente estão concentradas no Arquivo Distrital de Castelo Branco.

cordialmente
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Almaceda-Valbom

#310228 | acacioperes | 15 jul 2012 11:21 | Em resposta a: #218720

Bom dia. Sou natural da aldeia de Valbom, Freguesia de Almaceda e gostaria de questionar se tem registos relativos à Familia Peres, Familia Mendes ou Familia Nunes.

Com os melhores cumprimentos,
Acácio Peres

Resposta

Link directo:

RE: Familia Jacinto em Albufeira

#312265 | isabelitas | 21 ago 2012 18:21 | Em resposta a: #98681

boa tarde, o meu treta avo era Francisco antonio Jacinto de sao clemente-loule

Resposta

Link directo:

Familia Jacinto em Albufeira

#449773 | acacioperes | 31 ago 2023 16:40 | Em resposta a: #218720

Caro José Gonçalves,

Agradeço desde já, se puder ajudar neste tópico: https://geneall.net/pt/forum/191834/peres-beira-baixa/#a449772

Cumprimentos,
Acácio Peres

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen