Marquês de Louriçal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Marquês de Louriçal

#316029 | zamot | 25 out 2012 15:49

Caros Amigos

Alguém me sabe informar quem é o actual, ou representante, do titulo de Marquês de Louriçal?


Agradeço a ajuda


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316034 | RUIANTUNES | 25 out 2012 17:01 | Em resposta a: #316029

Caro Zamot, boa tarde,


Depois de uma breve pesquisa, encontrei o seguinte link, http://farpaspombalinas.blogspot.pt/2009/07/o-marques-do-lourical.html com uma foto do actual representante do titulo de Marques de Louriçal, julgo ser o senhor com a gravata cor de rosa de nome D. Henrique ( Louriçal ).
Espero ter ajudado.


Com os meus melhores cumprimentos,
Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316036 | tiago792001 | 25 out 2012 17:26 | Em resposta a: #316034

Parece ser uma autêntica farpa...

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316042 | zamot | 25 out 2012 18:22 | Em resposta a: #316034

Caro Rui,

Fui ver, e duvido, esse Sr Tiago "Louriçal" não descende por lado nenhum dos Marqueses de Louriçal

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316096 | figueiredo.jr | 26 out 2012 14:07 | Em resposta a: #316042

Fui ver e, se a BD estiver completa, parece ser http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=356321
Esse dito Tiago Louriçal já é conhecido pela patranha... aliás, penso que já houve por aqui um tópico propagandeando uma fundação com esse nome, parece, fundada por esse menino delirante.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316126 | zamot | 26 out 2012 21:00 | Em resposta a: #316096

Caro Figueiredo

Também me parece que este Senhor D. Manuel Pereira da Cunha e Menezes é o legitimo representante deste titulo que em minha opinião está extinto

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316137 | Hirão | 27 out 2012 04:09 | Em resposta a: #316126

Está extinto.

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316144 | LBMS | 27 out 2012 11:45 | Em resposta a: #316029

Meu caro José Tomaz,

Era (penso que morreu) representante do titulo de Marquês de Louriçal,Conde da Ericeira, etc, D. José Manuel da Cunha e Menezes, que hoje seria pessoa para ter os seus 80/90 anos, e que de 1974 a 1986 foi "chauffer" do Professor Freitas do Amaral, e Chefe de Segurança do CDS. Tinha estado em Africa e depois de 1986 perdi-lhe o rasto. Sei que chegou a ser Presidente ou Vogal da Junta de Freguesia de Oeiras.

Era conhecido por toda a gente como o Sr. Menezes. Apesar de ser um homem humilde, tinha muito bom ar, "com uns bigodes arrebitados". Não frequentava a sociedade, apesar de saber localizar toda a gente, era uma pessoa muito generosa e amiga do seu amigo. Sabia perfeitamente as suas origens e fazia gala nelas. Dizia que tinha pena que a familia tivesse decaido nas ultimas gerações, por casamentos "despropositados" (sic). Era casado, mas não sei se teve filhos. Era um Senhor.

Espero ter-te ajudado, abraço

LBMS

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316166 | zamot | 27 out 2012 14:10 | Em resposta a: #316144

Tuntas, podes deixar aqui o link para a página desse Senhor? Penso que o conheci no CDS


Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316169 | LBMS | 27 out 2012 15:15 | Em resposta a: #316166

Zé Tomaz, o José Manuel da Cunha Menezes não está na BD do Genea,apesar de estarem tios e primos. Mas é (era) ele o representante do titulo, sem qualquer margem para duvidas.

Abraço

LBMS

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316215 | zamot | 28 out 2012 15:44 | Em resposta a: #316169

Obrigado Caro amigo.

Já tinhas ouvido falar deste menino "Tiago de Louriçal" ?

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316222 | LBMS | 28 out 2012 17:06 | Em resposta a: #316215

Zé Thomaz,

Já tinha acompanhado a criação da "Fundação" D. Henrique de Menezes e visto as fotografias que estão neste tópico. Será sem duvida mais uma caso de patologia genealógica...

Penso, sem ter a certeza, que caso se comprove que a linha de D. José Manuel da Cunha e Menezes esteja extinta ou "desaparecida", que a representação cairia nos nosssos amigos, descendentes do Vicente Monteiro, primeiro Bastonário da Ordem dos Advogados, casado com uma Cunha e Menezes (Lumiares / Louriçal). Mas como te digo, não verifiquei, tenho só de memória.

Abraço, até logo

LBMS

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316241 | LCM | 29 out 2012 09:54 | Em resposta a: #316215

Caríssimos

O representante da família era este senhor http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=20359 Em 1951, quando da publicação no "Anuário" era casado desde 1939, como aqui se diz, e não tinha filhos (a mulher tinha 32 anos, ainda os poderão ter tido).

Se não houver filhos daquele casal, a represntação desta família estará nos desecendentesw deste senhor http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=23462 (irmão da antepassada dos Cunha Monteiros, que não era sequer a mais velha). será necessário saber o que aconteceu a este senhor http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=356321 e às suas irmãs. Só uma delas, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=356877 está casada e com geração no Geneall.

Este assunto sempre me interessou porque são todos Balsemões, descendentes do 4.º Visconde, logo Perestrelos, pelo que eentrarão no meu livro sobre a quinta do Hespanhol, a publicar um dia...

Abraços
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#316337 | zamot | 31 out 2012 10:55 | Em resposta a: #316241

Obrigado Lourenço por este esclarecimento. Penso que a pessoa em causa se chama Tiago Henriques Luis, sendo que este apelido Henriques nada tem a ver com o Henriques dos Marqueses de Louriçal.

Abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Louriçal

#319706 | jmacieira | 25 dez 2012 21:53 | Em resposta a: #316337

Zé Tomaz

Porque também achava estranho este "menino" fui ver e acabei aqui.
Vi a sua troca de palavras com o meu parente Tuntas e com o Lourenço Correia de Matos.
Estamos cheios, infelizmente, desta gente!

Este tal Tiago apareceu na Abrigada, a comprar vinho, e como se chama "Henriques" também se disse parente... uma vez que, cmo sabe, a Quinta de Abrigada é Gorjão Henriques....

Um pateta que, se tiver habilidade e cunhas, arranja uma carta de armas e no próximo anuário, lá estará e, digamos a verdade, não estava sózinho!!!!!

Abraço

João

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#435588 | Estoril58 | 08 ago 2021 15:05 | Em resposta a: #319706

Não passa de uma farsa que ainda perdura. Esta criatura não tem nenhuma relação com os marqueses de Louriçal. É filho de Felisberto dos Leitões, de Negrais, e vive em Negrais, com a família. A família tem um negócio de leitões assados (AFJP Leitões). À custa da farsa foi-se infiltrando em várias instituições e travando conhecimentos, servindo-se de instituições prestigiadas (mas com gente ingénua ou propositadamente ingénua) como o Grémio Literário e o Patriarcado de Lisboa. O único título hereditário que tem é "dos Leitões" e não "de Louriçal", pois é filho do Sr. Felisberto "dos Leitões" e neto do Sr. Abel "dos Leitões", gente que vive dignamente do produto do seu trabalho.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#450348 | gonpa | 07 out 2023 19:41 | Em resposta a: #435588

O personagem ainda existe e ainda se exibe. Hoje fez parte do cortejo inicial da missa do casamento da Infanta D. Maria Francisca, em Mafra, vestindo um hábito qualquer e envergando uma vara vermelha. Curiosamente, a figura é apoiante da "causa" Loulé. No fundo, deve apoiar o que mais lhe convier em cada momento.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#450349 | gonpa | 07 out 2023 19:41 | Em resposta a: #450348

https://geneall.net/pt/forum/190016/casos-de-suposta-falsificacao-genealogica/#a450337

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#450360 | zamot | 08 out 2023 16:33 | Em resposta a: #450348

Tem alguma imagem com este menino na procissão de entrada?
Pode enviar para jmbreyner@gmail.com ?

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#450377 | gonpa | 09 out 2023 23:12 | Em resposta a: #450360

Está em evidência a minutos 53:43:

https://tviplayer.iol.pt/programa/casamento-real-infanta-maria-francisca-de-braganca/6516f2b8d34e371fc0b829cc/video/6521aa690cf25f99538567d9

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#450823 | C.Monaldi | 29 out 2023 21:09 | Em resposta a: #316029

A pessoa em questão anda por Mafra há muito tempo, onde também se faz passar por dom e marquês, tendo acesso direto ao gabinete do diretor do palácio (do atual e do anterior) e às reservas do museu (cujo acesso é vedado a estranhos àquela instituição), isto sem ter qualquer formação na área ou desempenhar qualquer cargo técnico no museu. Julgo que é também protegido do padre, pois serve frequentemente de ponte entre o mesmo e o diretor do museu. Pelo que me foi transmitido, ninguém em Mafra sabe de onde vem nem onde vive, ainda que ele se diga morador em Sintra, numa quinta. Uma figura intrigante, no mínimo.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#450990 | gonpa | 12 nov 2023 19:46 | Em resposta a: #450823

Caro C. Monaldi:

A quinta em Sintra é outra invenção entre muitas. Não existe. Se consultar a publicação dos atos societários do Grémio Literário (NIF 500130779), no site https://publicacoes.mj.pt/ pode verificar que a figura em questão em 2016-10-21 fez-se residente noma morada em Negrais, freguesia de Almargem do Bispo, em 2020-02-13 em Mem Martins e em 2022-11-08 na quinta da Regateira, em Sintra.

A morada da suposta quinta da Regateira é Rua Barbosa du Bocage 2710-405 Sintra, sem número. Nesse arruamento não existe nenhuma quinta da Regateira. Existe sim a quinta da Regaleira que, por razões óbvias, não é a residência da figura. A suposta Rega"T"eira tem a mesma localização da existente Rega"L"eira.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452180 | Negrais | 23 jan 2024 22:10 | Em resposta a: #316029

A familia é de Negrais e nunca ouvi dizer que fossem nobres ou marqueses e são parentes de muita gente de Negrais. Eles são primos do Casinhas da Malveira ex-marido da Cristina Ferreira da tvi.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452188 | teresa cunha reis | 24 jan 2024 17:04 | Em resposta a: #316029

Como poderá ser visto neste tópico:
https://geneall.net/pt/forum/147909/fundacao-d-henrique-de-menezes-3-marques-de-lour/

existe uma fundação presidida pelo sr. Tiago, que se intitula marquês de Louriçal.
Da fundação fazem parte alguns nomes conhecidos no meio "genealógico" e alguns grandes do Reino.
O sr. "marquês" esteve, pelos vistos, presente no casamento da infanta Francisca, em lugar de destaque. Por outro lado, pesquisando pelo nome do jovem "marquês", verifica-se que já escreveu algumas "obras", sozinho e em coautoria, creio que uma com prefácio do Cardeal Patriarca.

Seguramente que a próxima edição do Anuário da Nobreza, lá para 2053, posto que cozinhada com calma, a solo e provavelmente batida à máquina pelo Mattos e Sylva, trará novidades em relação à reabilitação deste título. No mínimo uma entrada no volume dedicado às famílias, sustentada com carta d'armas do I.N.P. e, creio, apadrinhada por D. Duarte.

Teresa Cunha Reis

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452193 | chardon | 24 jan 2024 18:49 | Em resposta a: #316029

Adequa-se a velha quadra:

Disseram-me que eras marquês
Fiquei deveras perplexo
Será que não és marques
com acento circunflexo?

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452201 | gonpa | 24 jan 2024 22:23 | Em resposta a: #316029

Cara Teresa,

A pessoa em questão não esteve sozinha nesta história toda. Teve padrinhos, nomeadamente dentro da igreja e do patriarcado de Lisboa. Um deles foi, precisamente, o ex-patriarca, saberá Deus porquê. Soube recentemente que também o padre de Mafra apanhou boleia nesta farsa, para se promover, e por lá o mantêm, como ave rara de estimação. A criatura tanto se infiltrou dentro da igreja "institucional", como dentro da igreja dita "tradicionalista". Frequentou, em Roma, a casa do cardeal Raymond Leo Burke e patrocinou uma vinda deste a Portugal. Também andou pela igreja de São Nicolau a bater com a mão no peito e foi amicíssimo de algumas das vozes do sector tradicionalista da igreja católica portuguesa. Dá-se com Deus e com o diabo, se necessário for.

Quanto à Monarquia, tanto se chega ao partido de D. Duarte como se cola aos Loulés, conforme lhe convém em cada momento.

Também conseguiu que a Embaixada de Espanha lhe atribuísse a Cruz da ordem de Isabel a Católica.

Faz parte dos órgãos sociais do Grémio Literário, onde também se infiltrou e de onde se catapultou para outros voos sociais.

Está muito bem implementado na sociedade, que é ingénua ou se faz ingénua.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452202 | gonpa | 24 jan 2024 22:44 | Em resposta a: #316029

GENEALOGIA

I. A FARSA

A criatura

1. Exmo. Senhor D. Tiago António Luís Henriques de Menezes, “com 26 nomes no assento de batismo”

Pais

2. D. António de Menezes (Louriçal), Conde da Ericeira
3. D. Rosa Antónia Henriques (Águas Belas)


Avós

4. D. António de Menezes, Marquês de Louriçal
5. D. Arlete de Menezes (Louriçal)

FONTES:
-https://geneall.net/pt/forum/147909/fundacao-d-henrique-de-menezes-3-marques-de-lour/
-https://issuu.com/jornal_regiao_de_leiria/docs/binder_edicao_3843_12_novem_2010/43

II. A REALIDADE

A criatura

1. Tiago António Henriques Luís

Pais

2. António Felisberto Lourenço Luís
3. Rosa Maria da Costa Henriques

Avós

4. Abel Mateus Luís, n. Almargem do Bispo, Sintra
5. Arlete Lourenço Jorge, n. Almargem do Bispo, Sintra
6. João Henriques, n. Lousa, Loures
7. Guilhermina de Fátima Costa, Romeu, Mirandela

Bisavós

8. Felisberto Luís
9. Angelina do Rosário
10. Manuel Quintino Jorge
11. Quitéria Gertrudes Simões
12. Bernardino Carlos
13. Emília Rosa
14. Manuel António da Costa
15. Rosa da Costa Ferreira

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452207 | PedroT | 25 jan 2024 01:12 | Em resposta a: #452202

Caros confrades,

Baseando-me nas intervenções neste e noutros tópicos sobre o tema, observo o seguinte:

Há uns anos, o genealogista Dr. Lourenço Correia de Matos, num tópico dedicado ao tema identificou os representantes do título:

https://geneall.net/pt/forum/162990/marques-de-lourical/#a316241

Ainda, na base de dados do Geneall, este senhor é indicado como o representante dos títulos:

https://geneall.net/pt/nome/20359/d-jose-manuel-da-cunha-e-menezes/

Imaginando que este senhor não teve sucessão (parece ser provável), e admitindo que a base de dados foi sendo atualizada desde a intervenção do LCM; existe efetivamente um Tiago da Cunha e Menezes que poderia ser o representante (ou o filho do representante) deste título:

https://geneall.net/pt/nome/3053448/tiago-da-cunha-menezes-pereira-abrantes/

Agora se corresponde ao mesmo Tiago, ou não, não sei responder.

Não conheço, nem sei quem é, ou o que faz este Tiago, ou se corresponde ao mesmo Tiago referido neste tópico (à partida, pelos apelidos não se trata da mesma pessoa), o meu interesse no tópico é meramente genealógico, o que me levou a fazer esta constatação.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452210 | teresa cunha reis | 25 jan 2024 11:06 | Em resposta a: #452207

Caro Confrade,

O Tiago da Cunha Menezes Pereira Abrantes de que fala não é a mesma pessoa, como aliás poderá verificar pela mensagem do confrade Gonpa, que identifica a pessoa em causa neste tópico.
É de facto espantoso como se consegue enganar tanta gente.
Eu até admito que um cardeal patriarca possa não estar muito ao corrente deste tema, mas o mesmo não se poderá dizer de outras pessoas que alimentam este engodo.
A pessoa em causa não tem qualquer relação familiar com o último marquês de Louriçal.
Mas, pelo que aqui já foi escrito, é sem dúvida um notável caso de ascensão social, com grémios literários, cardeais e grandes do Reyno à mistura, genealogistas e autores de obras de cariz histórico e genealógico.
Não me espantaria, por isso, que este jovem conseguisse a breve prazo uma "nobilitação" pelo INP.
Como outros, aliás, conseguiram...

Teresa Cunha Reis

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452213 | zamot | 25 jan 2024 13:54 | Em resposta a: #452210

Duvido que lhe dêem alguma coisa, afinal de contas está mais qye provado qye este miudo é um aldrabão

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452215 | zamot | 25 jan 2024 13:57 | Em resposta a: #452210

Aliás se for consultar os corpos gerentes do Grémio ele até já nem aparece com o Dom, nem sequer com o Dr, apenas Tiago António Luis

https://www.gremioliterario.pt/corpos_sociais.php

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452218 | 6099 | 25 jan 2024 16:05 | Em resposta a: #452215

E apesar de ser apenas vogal substituto do Conselho Director do Grémio Literário, a tendência é a de não vir a incorporar futuramente os órgãos sociais.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452222 | gonpa | 25 jan 2024 19:26 | Em resposta a: #452207

Caro Pedro,

Não são a mesma pessoa, nem a criatura se faz passar por essa pessoa. A "argumentação" dele é outra.

Veja:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:TiagoLourical

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452223 | gonpa | 25 jan 2024 19:30 | Em resposta a: #452210

Cara Teresa,

Não sei se o ex-patriarca estará, ou alguma vez esteve, assim tão alheado da realidade. Ele, que tem formação em História, não é conhecido por ser ingénuo. Mas...

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452224 | gonpa | 25 jan 2024 19:34 | Em resposta a: #452213

Caro José Thomaz,

Miúdo... com 38 anos. Para já, poderá não ir muito longe. O problema é a memória curta. Os que o rodeiam e rodearam poderão agora cuspir no prato em que andaram a comer. Daqui a uns anos tudo se esquece e voltam os jogos de interesses.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452225 | gonpa | 25 jan 2024 19:42 | Em resposta a: #452215

Não tem que ter qualquer tratamento porque não é Dom nem Dr. Teve "inteligência" para montar toda esta patranha, mas não teve inteligência para tirar um curso superior.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452227 | Negrais | 25 jan 2024 23:28 | Em resposta a: #452202

Na foto de grupo dessa revista de Leiria é o avo Abel, a avo Arlete, o tio Joao Paulo, socio do pai nos leitoes, a Rosa mae dele o Felisberto pai dele. Isso foi no casamento do Joao Paulo. Em cima é o avo quando era novo e ao lados sao os pais dele em novos. Sao todos de Negrais menos a mae que é de Ponte de Lousa. Nao sao do Louriçal.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452241 | teresa cunha reis | 26 jan 2024 18:01 | Em resposta a: #452227

Estive a ler o artigo do Jornal Região de Leiria, de 12.11.2010.
Confesso que ri um pouco, tal o ridículo.
Curiosamente o artigo é escrito por uma jornalista (?) chamada Paula Sofia Luz que, um ano antes, participou ativamente num blogue chamado Farpas Pombalinas, precisamente num tópico sobre o dito Tiago de Louriçal. Ou dos Leitões.
Ou o artigo é todo ele paródia ou a senhora rendeu-se aos argumento do nosso marquesito.

Já agora, o senhor Tiago apresentou alguma árvore genealógica, algo que permita estabelecer alguma ligação ao último marquês? É que até os falsários costumam apresentar provas, nem que sejam falsas!

E por aqui me fico, que já dediquei muito tempo a este assunto :)

Teresa Cunha Reis

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452369 | Negrais | 04 fev 2024 15:13 | Em resposta a: #316029

https://www.facebook.com/tete.delourical.9

https://www.instagram.com/tetelourical/

Acho que estas contas que parecem da mãe dele são falsas. A Rosa mãe dele não usa essas contas.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452488 | gonpa | 14 fev 2024 22:59 | Em resposta a: #452369

A patranha também chegou a Espanha:

https://www.hermandaddelamacarena.es/2016/09/visita-del-comendador-de-la-orden-de-isabel-la-catolica/

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452552 | Henrique Figueira | 20 fev 2024 12:41 | Em resposta a: #452201

Boa tarde,
Onde é que se pode confirmar que lhe foi atribuída a Cruz da Ordem de Isabel a Católica ou que foi feito Comendador da referida Ordem?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452632 | gonpa | 24 fev 2024 21:19 | Em resposta a: #452552

Caro Henrique Figueira,

A atribuição está publicada no Diário da República:

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2011/06/123000000/2726727268.pdf

A Ordem de Isabel a Católica, ao contrário das ordens honoríficas portugueses, não está dependente da chefia de Estado, mas sim do Ministério de Assuntos Exteriores.

Com algum dinheiro para investir, com patranhas de "Dons" e de "Marqueses", com tiques amaneirados e com bons conhecimentos entre o clero espanhol radicado em Portugal e dentro da embaixada, não é impossível conseguir uma medalhinha dessas.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452638 | C.Monaldi | 25 fev 2024 12:04 | Em resposta a: #452632

Foi-me confirmado recentemente, por mais do que uma pessoa, que ele é das pouquíssimas pessoas que dispõem das chaves da Basílica de Mafra, podendo entrar e sair da mesma a qualquer hora do dia ou da noite, sem dar satisfações a ninguém. O espólio daquele monumento nacional, que é público, está, assim, à mercê e livre disposição desta pessoa, cujo carácter e idoneidade são, no mínimo, questionáveis. E a isso poder-se-á somar a maneira leviana como as coisas são geridas pelo Palácio Nacional de Mafra.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452639 | gonpa | 25 fev 2024 12:34 | Em resposta a: #452638

Caro Monaldi,

Junte à equação a (estranha e suspeita) subserviência e vassalagem que o pároco local presta (pública e notoriamente) à figura.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452643 | zamot | 25 fev 2024 17:22 | Em resposta a: #452632

Não vale nada, qualquer um consegue obter uma medalha destas desde que dê uns euros.

O que está aqui em causa é que este tipo tenta passar por uma coisa que não é, nunca foi, nem nunca será. Se ele se diverte com isto, deixá-lo divertir-se, já todos percebemos que é um aldrabão

Resposta

Link directo:

Sangue azul, Vs. Sangue dourado

#452644 | saintclair | 25 fev 2024 17:30 | Em resposta a: #452643

-
Copilot
O “sangue dourado”, também conhecido como Rh nulo, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo. Apenas cerca de 40 pessoas são conhecidas por possuí-lo. Embora o termo “sangue dourado” soe elegante, os portadores desse tipo sanguíneo enfrentam grandes riscos em situações de vida ou morte.
Para entender o que é o sangue Rh nulo, precisamos analisar a classificação dos grupos sanguíneos. Os glóbulos vermelhos que compõem o sangue estão cobertos de proteínas chamadas antígenos. Aqui estão os principais grupos sanguíneos e seus antígenos:
Tipo A: Antígenos A
Tipo B: Antígenos B
Tipo AB: Antígenos de ambos (A e B)
Tipo O: Nenhum dos dois (A nem B)
Além disso, os glóbulos vermelhos também possuem outro tipo de antígeno chamado RhD, que faz parte de uma família de 61 antígenos do tipo Rh. Quando o sangue possui o RhD, é classificado como positivo; quando não possui, é negativo.
Aqui está a chave para entender por que o sangue Rh nulo é tão raro: ele ocorre quando os glóbulos vermelhos não têm nenhum antígeno Rh. Isso significa que o sangue Rh nulo não possui o antígeno RhD nem qualquer outro antígeno Rh. Foi detectado pela primeira vez em 1961 em uma mulher australiana e, desde então, apenas 43 casos de pessoas com Rh nulo foram registrados em todo o mundo.
Os portadores de sangue Rh nulo podem doar sangue para a maioria das pessoas com tipos sanguíneos tradicionais dentro do sistema Rh e Rh negativo. Portanto, em tese, o “sangue dourado” tem alta capacidade de salvar vidas. No entanto, também representa riscos significativos para quem o possui, especialmente em situações de transfusão sanguínea.
-
Sc.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452649 | 6099 | 25 fev 2024 20:48 | Em resposta a: #452644

Poderei ser limitado, mas desculpe: em que é que isto se relaciona com o assunto deste tópico???

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452650 | gonpa | 25 fev 2024 21:20 | Em resposta a: #452644

Caro Saintclair,

O sangue dele é dourado à maneira antiga: a mercúrio. Isso aumenta ainda mais os riscos para a saúde.

Resposta

Link directo:

Marquês de Louriçal

#452651 | gonpa | 25 fev 2024 21:38 | Em resposta a: #452650

E consta-se por aí que não há riscos de procriação. Será o fim de uma linhagem dourada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen