Quinta do Almegue - Coimbra
This topic is classified in rooms: Famílias | Património
Quinta do Almegue - Coimbra
Caros Confrades,
Alguém tem elementos e história sobre a Quinta do Almegue, em Coimbra.
Obrigado antecipadamente
Francisco
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Confrade,
O Almegue era zona de quintas, pelo que a designação "Quinta do Almegue" nada diz acerca da sua localização/ identificação.
Aí existiam, pelo menos, a Quinta de santo António, a Quinta do Nogueira, a Casa do Almegue (a que tem um brasão e onde dizem que viveu Andrada e Silva), etc.
Quer ser mais explícito sobre a que quinta se refere?
Cordiais saudações,
Augusto
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Será a Quinta que fica junto do Fórum Coimbra (lado direito da primeira rotunda do fórum para quem sobe e em frente à entrada para a garagem) na Rua José Bonifácio Andrade e Silva, precisamente um dos que a habitou.
Ao que ouvi lá estará instalada atualmente a Comunidade "Familia Missionária Verbum Dei".
Talvez no Pinho Leal haja algo mais sobre esta quinta.
Cumpts,
RCC
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Caro RCC
Penso que será essa. Tenho pouca informação sobre a quinta. Sei que tinha uma capela, e que foi propriedade de um ramo materno da minha familia, pelo lado Castro.
Já vi no Pinho Leal e não encontro referencia à Quinta do Almegue, mas a várias na zona do Almegue. Será a mesma coisa ? Descobru num blogue http://meioseculodeaprendizagens.blogspot.com/2009/08/as-pontes-de-madeira-em-coimbra.html algumas referencias interessantes à Quinta do Almegue, e que segunda as descrições que ouvia em criança, - que coincidem com as descrições do blogue - poderia ser esta a quinta.
Obrigado pela sua ajuda,
Com os melhores cumprimentos
Francisco
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Caros Amigos
Eu vivi no Almegue na Quinta onde tinha uma mercearia junto à estrada do Almegue.
Lembro-me perfeitamente que existia uma capela no seu interior por baixo da habitação principal.
Poucos metros mais à frente no sentido Coimbra - Bencanta estava entrada para a quinta de Stº António que também tinha uma igreja e foi nela que tirei a minha 1ª comunhão.
como estou emocionado pois tenho boas lembranças de infância desse local.
Que saudades...............
Cumprimentos
Casimiro
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
A Quinta do Almegue era da propriedade de família de Dona Leocádia Machado, estando esta situada junto da Quinta de Santo António.
Eu cresci na Quinta do Almegue, que neste momento se encontra entregue às silvas. Pena, muita pena é a minha.
Tinha uma capela sim, a casa principal e a casa dos criados.
Da sua história pouco sei, sei sim que fui das últimas pessoas a lá viver e que em tempos foram alugadas partes a estudantes universitários da Escola Agrária de Coimbra.
Era na Quinta do Almegue que se encontrava o mítico poço do Almegue e tinha uma fonte linda que era um jubílio de ver. A casa era de se lhe tirar o chapéu, e eu fugia muita vez para a catequese à Quinta de Santo António, pelo muro em frente à porta que dava ao jardim.
Neste momento, até javalis lá habitam, tão é o abandono...
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Caros confrades:
Sei que há várias famílias de certa e esclarecida nobreza implantadas na zona dita do "Almegue" à margem sul do rio Mondego por cima da Guarda Inglesa. Daí que tivesse havido várias quintas do Almegue. Sei que aí estiveram presentes uns Mendes Barreto cruzados com Tavares de Carvalho/Vilhena e estes Tavares têm alguma ligação às quintas do Travaz ou do Ródão em Condeixa-a-Nova. Outra família importante aí no Almegue, ligada ao brasão que lá existe, em ferro forjado, é a dos Figueiredo Dinis, de uns cónegos da Sé, destes apelidos, que por sinal têm ligação com Sás Pessoas - os da rua das Fangas, da antiga fregª de S. Cristóvão, hoje rua Fernandes Tomás, que faz a ligação entre a couraça da Estrela e o arco de Almedina - que habitaram na quinta das Canas, quinta esta que mais tarde (séc. XX) veio a ser propriedade da Guarda Fiscal. Nesta, o brasão de Sás e Pessoas ainda existe a fazer a chave do arco do portão principal mas na rua das Fangas nem sinal: suspeita de que se trate de uma casa que tem a almofada que daria lugar a brasão, raspada. Nesta rua ainda, o que se mantém ainda imponente, no arco de entrada que dá acesso a um pátio interior com o que resta de construções antigas adulteradas é o dos Zuzartes Maldonados, dos assistentes do Correio-Mor.
Abr.,
Pedro França
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Pedro França,
Obrigado pelos seus esclarecimentos. Na realidade mete dó toda ver toda a descaractrização da zona, com a conivencia e negligencia dos nossos governantes....
Tenho referencias numa certidão de obito de uma trisavô, Dona Maria José de Castro, que "mooreu junto à sua familia, na sua quinta do Almegue, em Coimbra"
Tem por acaso alguma referencia a Castros na zona ?
Um abraço e um bom 2013
Francisco de Sousa Azevedo
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Francisco:
Castros houve sempre por Coimbra mas não estou a relacioná-los concretamente com esse "pontão" da cidade. Se me der referências mais concretas dessa certidão de óbito - data, freguesia, filiação - enfim algo que me ajude a orientar-me dentro da cidade, seria mais fácil.
Abraço e boa continuação.
Pedro França
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Sendo a estrada que contornava o Poço do Almegue, muito estreita, Há quem se lembre de um semáforo humano que controlava as passagens, Numa casota estava um senhor que ouvia dizer que era deficiente, e que com um cordel levantava um sinal de madeira verde ou vermelho. O sistema esra interessante e seria baseado nos sinais utilizados nos automóveis da época! Gostava de encontrar uma foto dessa casota!
ReplyDirect link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Esse Poço do Almegue faz parte das minhas memórias de rapaz, por causa da pesca e da suposta "grande" profundidade das águas, que a imaginação e receio, ainda tornavam mais profundas. Ali perto, algures, havia (será que ainda existe?) uma Casa da Família do Historiador Belisário Pimenta. É publica uma fotografia tirada no terraço dessa casa e lá longe, ao fundo, do outro lado do Rio Mondego, vê-se a parte alta de Coimbra, a zona da Universidade inclusive. Sobre essas Casa Brasonadas aqui abordadas, creio que valeria a pena lá ir fotografar o mais possível e deixar aqui talvez uns links, ou indicação de onde essas fotos poderiam ser vistas e, mais interessante seria, oferecer as digitalizações a quem as desejasse receber por email.
Essa "casota," duvido que ainda exista, mas aposto que seria naquela curva completamente fechada que ainda lá está. Tenho receio de prometer, porque detesto falhar, mas espero dentro de alguns meses, ir ao Almegue, tirar umas fotos para vos mostrar.
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Jorge;
Sobre o Choupal / Almegue, Ponte de Madeira do Modesto etc, sugiro que abra as quadrículas n.ºs:
34, 35. [ 36 e 37 ], dando prioridade às 36 e 37.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=368636&page=33
Cumptºs
Ana
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Se for possivel ficamos a aguardar as fotos. A casota ficava efetivamente na curva com a parte de trás para o lendário poço. Admito que seja muito dificil de alguém a ter fotografado, mas pela originalidade deria um excelente documento histórico. As minhas memórias são de há 55 anos quando a Quinta de Santo António foi comprada pelo Instituto Servas do Apostolado e passou a funcionar nessa quinta a Escola de Educadoras Familiares Rurais. Cumprimentos
ReplyDirect link:
RE: As Pontes do Modesto- Choupal
Caro Kalokas;
~Sobre essa " Casota de Madeira que ficava na curva, parte de trás do Lendário Poço Almegue, até à data
ainda não consegui encontrá-lo.
Poderá haver algum Confrade que tenha esse Registo Fotográfico e o possa colocar neste tópico, para o
Kalokas imagino que seria uma grande alegria!.
Entretanto encontrei algumas fotos, que passo a inserir;
----
Foto nº 1----Largo Arnado- anterior à construção Galerias Arnado.
Foto nº 2----Comboio vindo da Lousã- Portagem-Coimbra
Foto nº 3 /4-Pontes de Madeira do Modesto - Choupal e os seus Barcos.
----
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/3656_146486848858812_1974212168_n.jpg
http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/599865_135804553260375_1951915118_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/485275_146882052152625_1202744396_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/47795_146852575488906_1057762662_n.jpg
Cumprimentos
Ana
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
Cara Ana
Lembro-me de, em criança, talvez cerca dos anos 1962 a 1972, nos passeios de domingo junto com o meu Pai, atravessar uma Ponte do Modesto, situada algures perto da Ponte de Ferro do comboio, no choupal. Quanto à" Praia dos Tesos" a Fluvial ali perto do Largo da Portagem, tenho uma foto do ano 1933 de um barco a remos na água, com 7 pessoas a bordo, uma delas era a minha Mãe com 17 anos de idade. Ao fundo vê-se o Parque da Cidade, a estação de captação de água, o areal cheio de gente, o casario no Largo da Portagem, a estrutura branca em madeira do portal do Parque, era tempo das festas da Rainha Santa. Falo nisto porque esse barco o FEMINA pertencia ao grupo de amigas e amigos da minha mãe e cada um deles durante muito tempo, pagou a sua parte.
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: As Pontes do Modesto- Choupal
Caro kalokas
Se possível, diga qual o seu primeiro nome ou apelido, para o tratar-mos pelo nome certo. Vamos ver se dentro de um tempo razoável consigo ir fotografar as tais casas, das quintas antigas, da zona do Almegue. Espero falar com algumas pessoas que ainda lá vivam perto e saibam dizer algo de interessante sobre a história desses solares e das famílias que lá viveram.
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: As Pontes do Modesto- Choupal
Esqueci-me de dizer que vou fazer um apanhado de todas as informações postadas neste tópico, para quando falar com as pessoas, ter uma noção do que devo tentar descobrir ou confirmar. Assim sendo, mais uma vez, "investigarei" com base na ajuda dos outros.
Nunca é demais, ser humilde e confessar que sem a ajuda dos outros, eu quase nada conseguiria ajudar. Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: Quinta do Almegue - Coimbra
-
Caro Jorge;
Estive a dar um retoque no croqui da zona do Almegue.
Aquilo já está muito diferente. Visto do espaço resume-se a pouco.
Deixo o endereço, espero que faça um bom " passeio ", o Confrade
conhece bem a zona. aproveite e faça umas compras no Forum...
http://goo.gl/maps/yFD8a
---
Os m/ cumprimentos
Ana
Direct link:
RE: As Pontes do Modesto- Choupal
Caro Jorge;
Cá esperamos por si.
http://2.bp.blogspot.com/_0QaIkTXQHhI/Rv94TGaExZI/AAAAAAAAAF4/qHG7N-2hOnY/s1600/Antiga%2Bponte%2BSanta%2BClara%2B1.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_JWyN1Lfkf_4/RwKv4IbYobI/AAAAAAAAACM/hNdFKxNIzKc/s1600/Av.%2BJo%C3%A3o%2Bdas%2BRegras%2B3.jpg.jpg
Cumprimentos
Ana
Direct link:
RE: As Pontes do Modesto- Choupal
Confrade Jorge;
Uma visita à mata nacional do Choupal, paredes-meias com o Almegue.
http://montejunto.no.comunidades.net/index.php?pagina=1976436380_07
Continuamos à espera que apareça algum registo do Almegue....
Cumprimentos
Ana
Direct link:
RE: As Pontes do Modesto- Choupal
Cara Ana
Muito boas, essas fotos do Choupal. Naquela casa do guarda viveram dois irmãos, o José Certo e o Jorge Certo, que foram meus colegas na escola primária de S. Bartolomeu, perto da estação nova, dos caminhos de ferro, na baixa de Coimbra.
Desde há poucos meses, comecei a procurar esses e muitos outros amigos e amigas de infância e da adolescência. Colegas das escolas, da Catequese, das brincadeiras de rua, Já descobri cerca de 20, mas ainda falta localizar e contatar muitos mais.
Além das ajudas nas pesquisas Genealogias, é saudável e reconfortante, investigar o paradeiro dos antigos amigos e pelo menos uma vez por ano, irmos todos almoçar juntos e revisitar a Escola Primária, o Salão da Catequese, as ruas onde crescemos.
Fui ontem ao AUC (já não ia lá á mais de 6 meses). Pesquisei quase todo o dia para o nosso confrade Lourval e correu-me bem.
Breve voltarei lá. Quero pesquisar para outros confrades a fim de completar melhor, algumas "investigações" que fiz em tempos. Daqui a duas ou três semanas, tenciono ir tirar fotos aos Solares do Almegue. Espero não falhar.
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: O SOLAR DO ALMEGUE
Caro Jorge;
" Solar do Almegue "; encontrei um endereço que envio, e que nos proporciona
determinados ângulos, este registo de imagens está muito bom, sugiro ao Jorge
que o visione detalhadamente.
Ocorreu a ideia de quando andámos a tratar do Vitorino Miranda- Fábrica
Bolachas Miranda, o edifício foi restaurado, agora pertence salvo erro a um
Organismo Estado, há cerca de 6 meses passei por lá, dá para perceber como
teria sido aquela unidade Industrial.
A Estrada da Pedra à beira-rio, à data das Fabricas Miranda, servia-lhes de acesso.
Também vai poder ver a Barca Serrana e outras coisas.
http://www.youtube.com/watch?v=DJP-x596KNI
--
Obrigado pela sua mensagem, logo que tenha notícias entre em contacto.
Cumprimentos
Ana
.
Direct link:
RE: O SOLAR DO ALMEGUE
Cara Ana
Boas imagens, um fado bonito e os Verdes Anos, de Carlos Paredes, com a sua Guitarra a chorar por um tempo que jamais voltará.
Aquela casa antiga, alta e vistosa, que se vê no filme, ainda lá está vazia de gente, tristonha, há vários anos. Parece abandonada. Pertenceria a qual Família ? Essa é uma daquelas que merece ser fotografada e investigada.
Quanto á Fábrica de Bolachas Miranda, tenho muitas recordações, umas boas outras más que vivi em criança ali muito perto, de tal modo que já em adulto, várias vezes tive vários sonhos e outras vezes pesadelos, revividos nas imediações daquela Fábrica.
Cumprimentos e agradecimentos.
Jorge Santos
Direct link:
RE :CASA ANTIGA
Caro Jorge;
Sobre aquela casa na Guarda-Inglesa, surgiu a dúvida, pelo que agradeço esclareça.
"Aquela casa antiga, alta e vistosa, que se vê no filme, ainda lá está vazia de gente, tristonha, há vários anos. Parece abandonada. Pertenceria a qual Família ? Essa é uma daquelas que merece ser fotografada e investigada."
--
ttp://www.youtube.com/watch?v=DJP-x596KNI
--
Tempo video;- 1m :0 s = Na linha do horizonte vê-se o Forum- Coimbra, na base deste está uma Casa antiga,
[ Margem esquerda Mondego ].
Tempo video- 1m:01 seg.= vê-se uma casa grande cor branca, antiga defronte da antiga Ideal, e que parece ficar muito perto do edifício da antiga fábrica Bolachas Miranda. [Margem direita Mondego ].
Bom, espero que tudo esteja a correr pelo melhor.
Os m/ cumprimentos
Ana
.
Direct link:
RE: RE :CASA ANTIGA
Cara Ana
A casa a que me queria referir é aquela que está nas imagens do vídeo ao segundo 57, 58 e 59 e fica do lado esquerdo do Fórum Coimbra, (isto na perspetiva de quem está a ver o vídeo) mas cá em baixo, na estrada da Guarda Inglesa. A casa está mais para o lado do Convento de S. Francisco da Ponte. Peço desculpa, pois possivelmente isso já será fora da zona considerada do Almegue.
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: CASA ANTIGA
Caro Confrade;
A Casa antiga fica precisamente na Guarda Inglesa.
O Convento S. Francisco, fica ainda retirado uma
boa centena de metros!
Para vc. ver ao pormenor. segue um endereço com
5 fotos.
http://goo.gl/maps/0YQhd
Cumprimentos
Ana
.
Direct link:
RE: CASA ANTIGA
Cara Ana
É essa casa mesmo. Foi a Ana que fotografou ? Parece que já estão algumas telhas partidas se assim for será o princípio do fim dessa casa. Também me parece estar um ou dois vidros das janelas partidos. Quem serão os herdeiros ? Que pena ver morrer uma casa !
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: O CHOUPAL
Caro Jorge;
Veja esta paisagem!
http://goo.gl/maps/zNZRl
Cumprimentos
Ana
Direct link:
RE: O CHOUPAL
Cara Ana
Nessa foto, localizei doze locais, ligados a recordações de momentos marcantes da minha vida. Um deles demorou poucos minutos, alguns demoraram anos, mas seria um erro falar aqui sobre isso. É estranho, num espaço urbano tão reduzido, estarem doze sítios diferentes, ligados a outros tantos factos distintos uns dos outros, mas todos intensos e inesquecíveis, da vida da mesma pessoa.
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: Casa Senhorial do Almegue
Caro Jorge;
Para sua análise.
Cumprimentos
Ana
--
http://gch.cm-coimbra.pt/wp-content/uploads/2012/10/3-Divulga%C3%A7%C3%A3o-An%C3%A1lise-t%C3%A9cnica_%C3%81guas-de-Coimbra-v%C3%A1rias-art%C3%A9rias-5-Fase.pdf
http://dererummundi.blogspot.pt/2012/08/jose-bonifacio-de-andrada-e-silva-1763.html
-
Direct link:
RE: Casa Senhorial do Almegue
Caro Confrade;
Faltou dizer que o primeiro endereço não dá para ler, mas dá para ver as fotos.
Recomendo as duas fotos da página 10, relacionadas com a Casa Senhorial, onde
viveu José Bonifácio Silva, aquando da sua estadia em Coimbra. anos 1788.
Ana
.
Direct link:
RE: Casa Senhorial do Almegue
-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Bonif%C3%A1cio_de_Andrada_e_Silva
--
HC
Direct link:
RE: Casa Senhorial do Almegue
Cara Ana
Interessante esse documento sobre o PDM de Coimbra e algumas (relativamente poucas) referências a ruas, edifícios, zonas, assinaladas como de particular interesso histórico e público, sujeitas a acompanhamento de eventuais intervenções/alterações, supervisionadas por arqueólogo. Também as fotos em 10/29 e 11/29 e depois a ficha pessoal de José Bonifácio de Andrada e Silva, digna de uma leitura atenta em vários sentidos........ Li quase tudo e gostei.
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
RE: Campo do Arnado
Caro Jorge;
Envio endereços sobre fotos, uma em especial;
Veja as três gerações em " espaços "do antigo Largo do Arnado[ Senhora do Arnado ! ...]
Em 1928, um jogo entre o Sport Clube Conimbricense e a Académica, Inauguração do
Campo Futebol Arnado, onde hoje se situam as Torres.
Cumprimentos
Ana
--
http://3.bp.blogspot.com/_-d4c7TrpYIs/SBi9f6E14ZI/AAAAAAAAALA/00x_2Abkwow/s1600-h/Campode+futebol+do+arnado+Em+1928+o+Sport+Clube+Conimbricense+inaugura+o+seu+campo+de+futebol+o+Campo+do+Arnado+com+um+desafio+entre+o+Sport+e+a+Acad%C3%A9mica.jpg--
--
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/3656_146486848858812_1974212168_n.jpg
--
http://www.skyscraperlife.com/portugal/4311-coimbra-construcao-em-altura-partir-da-decada-de-60-a.html
--
Direct link:
RE: Casa Senhorial do Almegue
Sei que gosta destas coisas... Aqui lhe deixo o assento de casamento de José Bonifácio com Narcisa. Este assento que devia estar no ano de 1790 data real do casamento na igreja da Lapa, Lisboa, só o fui encontrar em 1797, mas apareceu, finalmente.
Espero que goste. Cpts Jorge Resende
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3651251
Direct link:
RE: Casa Senhorial do Almegue
Acrescento que o assento deve ser visto na imagem 760, respeitante à página 164 do mês de Dezembro, dia 10, de 1797.
ReplyDirect link:
RE: Casa Senhorial do Almegue
OK.
Lá cheguei ao registo casamento de José Bonifácio de Andrada e Silva.
Mais um dado para enriquecer este tópico.
Obrigado pela lembrança.
Cumprimentos
Ana
.
Direct link:
RE: José Bonifácio Andrada e Silva
-
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/vaultimage/?id=44BC2F91697B4606F0405077FEBFB0AA&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
A= [Ctrl +]
--
Ana
Direct link:
RE: O " SINALEIRO DO ALMEGUE "
-
Caro Kalocas;
... Estive hoje a conversar com uma pessoa que residiu perto
do Poço do Almegue, confirma toda a história desse Senhor
que era deficiente, todos os dias um familiar o ia deixar no
seu " posto de trabalho ", voltando à noite para casa.
... Os automobilistas em sinal de agradecimento deixavam uma
moeda, e todos ficavam satisfeitos!.
Conto em breve ter acesso a uma fotografia daquele " sinaleiro ",
ou da sua " casinha-posto comando " ...
Cumprimentos
HRC
-----
RE: Quinta do Almegue - Coimbra 12-04-2013, 01:34
Autor: Kalokas [responder para o fórum] Sendo a estrada que contornava o Poço do Almegue, muito estreita, Há quem se lembre de um semáforo humano que controlava as passagens, Numa casota estava um senhor que ouvia dizer que era deficiente, e que com um cordel levantava um sinal de madeira verde ou vermelho. O sistema esra interessante e seria baseado nos sinais utilizados nos automóveis da época! Gostava de encontrar uma foto dessa casota!
--
Direct link:
RE: O " SINALEIRO DO ALMEGUE "
.
Ficha de Apoio à Carta dos Imóveis e/ou espaços de Inter
Direct link:
RE: O " SINALEIRO DO ALMEGUE "
IMÓVEIS DE INTERESSE ARQUITECTÓNICO E TURÍSTICO DO CENTRO HISTÓRICO DE COIMBRA
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.cm-coimbra.pt%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D2398%26Itemid%3D&ei=jK0wU9KzIMSH0AWkxoHwDg&usg=AFQjCNEZoIq80MeN7i08FF04ahBrzndpWw&sig2=Plfk6brjMIyW2lm5uyyu0A
Direct link:
RE: ÀS VOLTAS COM O ARNADO ANOS 1930
.
http://penedosaudade.blogspot.pt/2011/01/as-voltas-com-o-arnado.html
http://www.youtube.com/watch?v=m5vuVYxPlBw
-
Direct link:
RE: Famílias Coimbra séculos XVIII e XIX
-
http://www.uc.pt/chsc/rhsc/rhsc_10/rhsc102_353-385_gm.pdf
Saintclair
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
http://astiascamelas.blogspot.pt/2015_09_01_archive.html
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
http://filatelica.aac.uc.pt/imagens/colec/postal_porto_almegue_cbr.jpg
Direct link:
Antigo Percurso Procissão Rainha Santa - Ano 1771
-
...A provisão de D. José, de 1771, é o primeiro documento que encontramos em que se
alude ao percurso do cortejo, o qual deveria iniciar; “Ó da ponte,”Rua Gatos, Praça Velha,
Rua Sapateiros, Rua Corvo e Largo de Sansão [Praça 8 Maio].
https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/27605/1/Tese%20completa%20Carlos%20Gustavo.pdf#page=42
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Paisagens do Rio Mondego em Penacova,
procissão R.Santa Coimbra, ano 1931.
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=2706&type=Video
Direct link:
Figueira da Foz
-
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=6622&type=Video
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Antiga Capela Senhora do Arnado, demolida para alargar a Av.Fer.Magalhães.
http://2.bp.blogspot.com/_4_RdMsTQKOQ/Sw8A8t5uAnI/AAAAAAAADFo/MdW30XPr-64/s400/capela+senhor+do+arnado.JPG
-
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
http://historiasesabores.blogspot.pt/2007/09/avenida-ferno-de-maga.html
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia SAINTCLAIR.
Que minutos agradàveis nos oferece neste topico !
Começar assim a semana dà-nos "punch"...
Ver coisas lindas de Coimbra ou de "ailleurs", compensa da invasão criminosa de hà dois dias. Ouff, podemos respirar melhor. Um abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
...No principio dos anos sessenta, século passado, iniciaram-se
os preparativos para abrir uma avenida: Praça 8 Maio-Av. F.Magalhães.
Bom, estamos em 2016, e ainda se ainda a mostrar o novo trajecto,com
algumas cautelas!
Entretanto o Metro-Mondego foi ficando pelo caminho.!
https://www.youtube.com/watch?v=oQMMNgxN7iA
Obrigado pela sua mensagem
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Terá possibilidade de saber o nome desta personagem, que
se encontra exposto na parede de uma casa, localizado nas
Escadas de São Bartolomeu- Coimbra.
https://pbs.twimg.com/media/CrL-R0OWcAEoHwV.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=NNqNi7Z4veU
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia SAINTCLAIR.
Essa cara tão "forte" lembra-me talvez um escritor, mas não vejo o qual.
Para jogarmos "franc-jeu", eu nunca estudei em Coimbra. Adoro esta cidade, mas por recordações de infância ( Velho Hotel Bragança, pelos proprietarios João e Berta Fonseca) e como turista lambda.
Para mim, os estudos passaram-se em Lisboa e Porto.
Quanto às reportagens dessa Inês de Sousa, acho o que ela faz muitissimo mais interessante e colaborativo do que esta doidice do Pokémongo.
Mas claro, cada um é libre de ocupar o seu tempo como o entende. Hoje de manhã, por exemplo, ouvi no France-Inter, velhotes reformados, a choramingar porque não sabem como "matar o tempo" ! "Tuer le temps"?
Primo : é ele, o Tempo, que nos vai matar
Secundo : o pouquinho que resta, temos de lhe dar alimentos de qualidade, au propre et au figuré, para que dure, dure o mais possivel !
Por hoje, chega de tolices, um abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Julgo que descobri o nome do retrato;
Jaime Bartolomeu Luis Planas Coronellas.
Nasc. Catalunha- Espanha, ano 1860.
Foi um dos fundadores Fábrica Lanificios de
Stª Clara.
http://www.asbeiras.pt/2010/10/sao-francisco-do-sonho-a-realidade/
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Està a iniciar o turismo industrial ? Nao sei como se passa em Portugal, mas por aqui, em França, devido à desindustrialisação, pratica-se bastante. E o que chamam as "friches industrielles". E acontece mesmo que arquitectos de talento, adaptem algumas fàbricas abandonadas, em alojamentos de categoria, com "lofts"bem atraentes. E caros ! Cpts Natércia
ReplyDirect link:
Lenda da Cindazunda
-
Após ter destruído Conímbriga, Ataces, rei dos Alanos, dedicou-se à fundação de uma nova cidade na margem direita do rio Mondego. Estava Ataces embrenhado a dirigir a edificação dessa nova Coimbra, no local da romana Aeminium, quando surgiu o rei suevo Hermenerico com o seu exército, sedento de vingança pelas derrotas sofridas. Tão sangrento foi o combate entre os dois exércitos que as águas do Mondego se tingiram de vermelho.
Hermenerico é forçado a retirar-se para norte, mas Ataces foi em sua perseguição e o rei suevo vê-se obrigado a capitular. Oferece a Ataces a mão da sua filha, a bela princesa Cindazunda, que desde logo se enamorou perante a beleza da jovem.
Regressados a Coimbra para os esponsais, o rei dos Alanos decide perpetuar o seu casamento dando a Coimbra um brasão comemorativo do acontecimento.
Nele, a princesa Cindazunda surge coroada de uma taça que simboliza o seu casamento com Ataces. Ladeiam a taça um leão, timbre de Ataces e um dragão, timbre de Hermenerico.
http://www.asbeiras.pt/wp-content/uploads/2017/08/4.jpg
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Aplausos para o Senhor SAINTCLAIR, que num Verão canicular, tenta ajudar-nos e nos oferece dados historico-legendarios tão curiosos.
Como o mais comum dos mortais, ele não passa o dia refastelado à beira mar ou à beira de uma piscina, não ! Ele busca e rabusca para enriquecer a nossa pobre "kultura"! Abraços Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
https://www.noticiasdecoimbra.pt/nao-rotunda-praca-princesa-cindazunda/
Rf.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito,obrigada Rf.
Confesso que tudo isso, o que vem de si e do amigo SAINTCLAIR, é novidade para mim. A bientôt Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Saint-Clair:
Pois, essa é a versão mais divulgada com base na opinião do alcobacense Fr. Bernardo de Brito (sécs. XVI-XVII).
À parte a sustentabilidade ou não dessa conjetura, a trazerem à tona do século atual essa personagem semilendária, conviria enquadrá-la no seu próprio contexto. A princesa Condazunda não conhecia ainda a moda dos vestidos com anáguas. Mais valia um vestido caído levemente a direito e não com a forma de campânula que apresenta. Enfim, um óbvio anacronismo para um autor-escultor mais puxado à arte contemporânea do que ao período altomedieval ou da Antiguidade tardia. Bem, para todo o efeito, a princesa vai passar a ser conhecida pela "senhora da campânula"...
Abraço,
Pedro França
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
https://pt-br.facebook.com/galizahistorica/posts/964039160378750
Rf.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Rfmc:
Na escultura barroca não está visível a indumentária da princesa da cintura para baixo. O que se pode entender quanto à "campânula", em abono da escultura com as armas da cidade, direi que ela simboliza o cálice em posição invertida, traduzindo as bodas da princesa com o rei Ataces. Às tantas, a intenção é mesmo essa.
Abr.,
Pedro França
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
http://historiasesabores.blogspot.pt/2007/04/praa-8-de-maio-coimbra.html
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Princesa Cindazunda em duas versões.
https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2017/08/cindazunda.jpg
http://photos1.blogger.com/blogger/2776/2988/320/Brsa%3F%3Fo.jpg
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Saint-Clair:
Pronto, fico com mais este apontamento.
Abr.,
Pedro França
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Pedro França;
Obrigado pela sua colaboração.
Saintclair
Direct link:
Tricana
https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2017/08/tricana.jpg
Rf.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caríssimo:
Coitada da estátua, toda marcada, parece que vai dar entrada numa operação cirúrgica!
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Coitada da princesa Cindazunda ! Que mal fez ela neste mundo para ser tão maltratada ?
Até dois senhores sabichões se metem com ela ! Deixem a pobre princesa sossegada, a respirar o "ar puro" desse cruzamento. Abraços a ambos Natércia
Direct link:
Cindazunda-"O Milagre que se espera"
-
A Princesa sempre fez parte do Brazão da cidade,no entanto muitos julgavam que essa
figura seria a Rainha Santa, [Isabel Aragão].
https://previews.123rf.com/images/melendrez/melendrez1506/melendrez150600377/41117183-coat-of-arms-of-Coimbra-with-queen-Cindazunda-Portugal-Stock-Photo.jpg
http://photos1.blogger.com/blogger/2776/2988/320/CBR.png
Sc.
Direct link:
Princesa Cindazunda
Caro SaintClair:
Pois, também ouvi essa versão da rainha santa Isabel, mas, nunca me preocupei tanto quanto a isso porque Coimbra só começou a ser mais o centro das minhas atenções de há cerca de 30 anos a esta parte e mesmo assim, esse pormenor de heráldica autárquica só agora é que chamou a minha atenção por razões de "embelezamento urbanístico".
Abr.,
Pedro França
Direct link:
Cindazunda-"O Milagre que se espera"
Caro Pedro;
Relativamente à estátua da Cindazunda, quém passa de carro ou a pé naquela Rotunda, fica
maravilhado com a entrada [norte], tendo no horizonte, a Torre da Universidade.
Aquela artéria ficou beneficiada,nada tem a ver com o antigamente, no entanto não devemos
esquecer a antiga Capela do Senhor do Arnado, bem como da Cruz, que hoje se encontra no
terraço....[superior] da Sé Velha, que com um pouco de perícia conseguimos ver no "Mapa da
Google"...
Relativamente à Cindazunda, só um reparo; aquela saia rodada, ou vestido, além de não estar bem colocado na cintura, nota-se que "não foi bem passado a ferro". De qualquer das
formas, estamos perante uma optima obra de arte, no meu modesto entender.
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Cindazunda
Oi, SC.:
Se acha que é uma ótima obra de arte, faço alto aqui e agora. Não me identifico, mas, poderei dar a mão à palmatória. Eu retirava o efeito campânula, está visto, não se adequa.
Abraço,
Pedro França
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2017/08/20170806-221550.jpg
Rf.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro SC.
Está bem, está bem. Salve-se a parte da cintura para cima...
Abr.,
Pedro França
Direct link:
Joaquim António Augusto Aguiar
-
Na base estátua Joaquim Aguiar podemos ver o Brazão cidade Coimbra,nomeadamente
a figura da Cindazunda.
Estátua que deu basta polémica no tempo Estado Novo, no entanto o Tonito de Stª Comba,
sempre dizia; "deixem lá estar o Joaquim, o homem já não faz mal a ninguem"...e assim se
tem mantido no respectivo lugar ao longo dos anos.
http://fotos.sapo.pt/clubepatrimonio/fotos/?uid=nqZtT36m3z1kJh25YTYQ
Sc.
Direct link:
David e Golias
-
...Como é possivel estas coisas acontecerem?
https://photos-4.dropbox.com/t/2/AACW3DqnCyGWOwC4IjCv3LD9xMZRGnM8cZdvEE8r8s3R0w/12/560420322/jpeg/32x32/1/_/1/2/PANO_20170921_212020.jpg/EMezhb8EGBogAigC/DIXQbMJ6vRsryPbhWN8BR-9e_O_NlVe6-6RRHUbL7nE?size=800x600&size_mode=3
Saintclair
-
Direct link:
Convento Santo António dos Olivais
http://www.mensageirosantoantonio.com/messaggero/pagina_articolo.asp?IDX=175IDRX=34
Sc.
Direct link:
Convento Santo António dos Olivais em Coimbra ano de 1834
---
"Na senda de arranjos e melhoramentos nos adros da igreja de Santo António dos Olivais, na cidade de Coimbra, e na obediência à legislação vigente, os locais foram objecto de escavações arqueológicas.
Destas escavações resultou a descoberta de materiais passíveis de leituras, análises, propostas e especulações advindas de arqueólogos, historiadores, curiosos, animadoras, etc., etc., quantas vezes a denunciar inverdades e confabulações em nada condizentes com a Europa cultural e científica do século XXI.
É um facto indesmentível a arqueologia ser um parceiro amado e necessário à historiografia, mas não é determinante. A historiografia e a arqueologia têm de funcionar em complemento e no caso (é nossa opinião) não funcionou. Foram lançadas para a Comunicação Social afirmações especulativas, sensacionais e falsas. Basta ler e analisar os inventários de 1834, aquando da extinção do convento, para se observar asneiras afirmadas - ou, para melhor aferição, as provisões régias de 1498 e as visitações de 1500 desmentem muito do dito.
Afirmar que se descobriu a cela de Santo António não lembra ao diabo, muito menos aos historiadores, arqueólogos ou simplesmente curiosos. É que frei António de Lisboa morou no sítio do convento, mas ao tempo este não passava de uma estrutura com cerca rudimentar, cisterna junto à capela do Espírito Santo, uma densa mata e cabanas de ramagens emadeiradas espalhadas pela cerca e nunca um edifício de alvenaria edificado quase três séculos depois da passagem de frei António de Lisboa por Coimbra.
A questão do sítio exacto da cela de Santo António foi e continua a ser objecto de dialéctica saudável, mas nem a leitura e o cotejamento de documentos coevos permitem aferir a certeza do local.
Ao século XXI chegou um conjunto de documentos passíveis de subsidiarem as estruturas e as existências do convento. A prova maior reside nos inventários de 1834, na medida em que se trata de uma narrativa em contexto geo-temporal.
Uma das provas fundamentais é o inventário do edifício e cerca (ver caixa), descrito, avaliado e exarado em auto de diligência lavrado no dia 14 de Junho de 1834, um auto assinado pelo guardião frei Marcos de Coimbra, sendo secretário da diligência António Joaquim da Encarnação, louvados Domingos Rodrigues de Andrade (mestre carpinteiro de Celas) e José da Silva (mestre pedreiro de Chão do Bispo). Escreveu o auto o tabelião João José Madureira.
Esta diligência observou, descreveu a atribuiu valores ao edifício, cerca, objectos de culto, alfaias, paramentos e recheio diverso, com vista a entregar ao depositário, arrolar e futura venda ou devolução à novel jurisdição eclesiástica.
AUTO DE INVENTÁRIO DO EXTINTO CONVENTO DOS OLIVAIS DE COIMBRA - 1834
Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jezus Christo de mil oitocentos e trinta e quatro anos, aos sete dias do mês de Junho do dito anno, neste Convento de Santo António dos Olivaes, aros da cidade de Coimbra, aonde eu escrivão vim na companhia do Dezembargador Corregedor da Comarca Manoel Homem Rebello Freire de Almeida, e do official de Justiça abaixo assignado, para o effeito de se proseder à descripção e inventário dos bens do referido Convento, hoje extincto e sendo ahí prezente o Padre Guardião Frei Marcos de Coimbra, elle Ministro lhe deferiu, em forma legal, o juramento dos Santos Evangelhos, e debaixo do mesmo lhe encarregou, que bem e fielmente desse à descripção todos os bens deste Convento, sem a menor ocultação, na certeza de que por isso ficará sujeito às penas da lei, e o responsabilizou de responder por todos os bens que se inventariarem, até que os mesmos se entreguem aquem pela Auctoridade for ordenado; o que elle prezente tudo prometeu cumprir, declarando logo neste acto que não havia mais Dinheiro algum em caixa, alem da quantia que se lhe achara, de trinta mil reis em metal, e vinte mil reis em papel, que tudo faz a quantia de sincoenta mil reis. E de tudo o referido fiz este asento que elle assignou com o dito Ministro, e official de justiça assistente. E eu Antonio Joaquim da Encarnação, Secretário da Comissão Municipal o escrevi e assignei.
Assinado por: Almeida / Antonio Joaq.m da Encarnação / Luis Pires / Fr. Marcos de Coimbra,
DESCRIPÇÂO DO EDIFÍCIO
Este extincto Convento de Santo António d'Olivais, aros desta cidade de Coimbra que se compoem de Egreja com porta femea para a escadaria, que conduz à estrada pública e aos lados da escadaria seis Capellas, que reprezentão os Paços da Paixão de Jezus Christo, alem d'outra fora da escadaria, chamada a do Cruzeiro com o Senhor do Amparo, onde termina o terreno que pertence a este Convento; dentro da grade de ferro à direita se acha uma capella denominada da Senhora das Dores, na Egreja coro; e no frontespício huma torre com dois sinos, com mais outro pequeno; no interior Claustro, em baixo refeitório, cozinha, cazas de farinha, uxaria, adega, caza d'alambique com seu forno; em sima Dormitorios, quartos, caza da livraria e mais outras de despejos e officinas em ambos os pavimentos, havendo na caza do Noviciado um relógio de torre com seu sino/e maço seguindo-se no exterior, pegado ao pateo calçado de tejolo com sua cisterna, e esta com sua roldana e cadea de ferro e duas caldeiras de cobre, cujo pateo tem ao lado do Nascente uma Capella da Senhora da Conceição; ao Sul outra do Prezépio; e ao Poente um pequeno jardim, e ao dito lado do Nascente se acha umas casas que serviam de hospedaria, tendo em baixo cavalarices, cazas de gado, e de lenhas, e com seu forno, seguindo-se pegada a cerca do Convento que se compoem de pouca terra de semeadura, arvores de fructo, pomar de laranja, sua fonte de agoa ao fundo, horta e matas, com varias Capellas e grutas espalhadas, e algumas em ruínas, cuja cerca é murada de volta. Parte este edifício com a referida cerca dum lado com a capella do Espírito Santo, do outro com estrada que vai para São Sebastião e do outro Calçada do Gato; e todo este edifício com a sua casa avaliarão os louvados em dois contos e quatro centos mil reis, e que em separado avaliarão a dita cerca em trezentos mil reis, e que ao Edifício não podia dar um valor de rendimento correspondente ao valor do casco, em razão da sua situação, e visto não ser elle construido para uso de particulares, mas para fins differentes; que por isso só lhe arbitravão de rendimento quinze mil reis; e que em quanto à cerca, que em parte se compoem de mata com boas madeiras, não arbitravão em mais do que em doze mil reis de rendimento annual com a condição de se lhe não cortarem as madeiras.
Há n'este edifício uma livraria que se compoem de muitos volumes da qual se tem feito descripção d'uma grande parte, cuja descripção se aprezenta a estes Autos, para melhor se entranhado, logo que se conclua, e que agora não é possível, em razão de ser necessario muito tempo e dos muitos affazeres do Serviço Publico que agora occorrem; e a sua chave fica em poder de mim Secretario da Comissão Municipal, e pelo que respeita aos objectos da Igreja se achão inventariados em separado, cujo inventário se appensará.
Declarou o Padre Guardião do Convento, em nada mais tinha a dar à descripção, que por agora lhe lembrasse; em consequencia do que elle Ministro mandou que se desse por findo esta descripção dos moveis e Edifício com sua cerca; e que a descripção dos objectos de Igreja se appensará a estes Autos; e que a da livraria continuasse logo que fosse possível; e de tudo isto no dia d'hoje catorze de Junho de mil oitocentos e trinta e quatro escrevi o presente encerramento que elle Ministro assignou com o dito Padre Guardião, impondo ao mesmo responsabilidade por todos os bens, em quanto não passão para o poder do Depozitário que se nomear; e tambem assignarão os louvados Domingos Rodrigues d'Andrade e José da Silva, e o tabelião João Jozé de Madureira, assistente a esta deligencia. E eu Antonio Joaquim da Encarnação, Secretário da Comissão Municipal desta cidade o escrevi e assignei."
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
http://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/tag/coimbra+s%C3%A9c.+xviii
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Ora viva o Senhor SAINTCLAIR,
Vejo que continua a sua visita virtual por Coimbra.
Podemos imaginar o terror das freiras, com os franceses quasi às portas ! Em que ribanceiras da alma, em que angustias sem alvo deviam estar essas pobres freirinhas ! Tendo passado eu mesma anos num internato de Doroteias no Porto, lembro-me por exemplo do alvoroço em que as pôs o fim da guerra e as tentativas para se obter um pouco de Democracia, (estavamos em 45, 46, 47) . Os "vermelhos" iam tomar conta do Pais ! Durante umas semanas todo o Colégio de Nossa Senhora da Paz viveu terrorisado. Chegaram as férias, os vermelhos ficaram fora das fronteiras, no ano seguinte havia os exames a preparar, e a vida estava là, à nossa espera na rua, fora dos muros... Saludos Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Como vai Natércia?
Pelo que sei, hoje está um lindo dia de sol na Lusa-Atenas.
http://sic.sapo.pt/Programas/sic25anos/digressao/coimbra/2017-09-29-A-abertura-mitica-do-Primeiro-Jornal-em-Coimbra
Cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Com este Outono, disfarçado em Verão, como acha que vou ? O.K.
Mas cada dia mais preguiçosa para ler e escrever, ou, o que é mais grave, para dar uns passeios e manter as articulações e o coração em estado razoàvel. Os sofàs e os cadeirões são uma tentação permanente.
Hà so uns minutos fui pedalar numa bicicleta de interior, so para compensar a tarde que passei à conversa, depois de um almoço de Domingo mais rico do que durante a semana. De resto, digo até breve ao meu Amigo e vou voltar a pedalagem. Abraço Natércia
Direct link:
O Mágico de Auschwitz
-
Natércia;
Werner Reich,um dos sobreviventes do Holocausto, vai estar na Universidade de Coimbra (UC), na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, para dar o seu testemunho impressionante sobre os horrores que viveu no campo de concentração de Auschwitz, onde foram assassinadas mais de um milhão de pessoas, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na altura tinha 16 anos idade, aprendeu magia com o Snr. Levin, para poder sobreviver, e
hoje com 90 anos, vive nos E.U.A.
O Snr. Werner esteve num programa televisivo, na noite de ontem,onde o pode acompanhar.
http://noticias.uc.pt/destaque/1/sobrevivente-do-holocausto-werner-reich-o-magico-de-auschwitz-da-conferencia-na-uc/
https://www.rtp.pt/play/p3807/e311911/impossivel
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Convento S. Francisco Ponte
-
Construido por volta de 1247,hoje Praça Cortes Coimbra.
http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/5018/1/LS_S1_03_AntonioBrasio.pdf#page=1
https://goo.gl/maps/Sfcs5Cfrvjn
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Leitura apaixonante tanto como extenuante ! O Latim, que foi a minha matéria escolar preferida, jà fugiu !
No fundo da discussão, fico "banzada" pela ausência do famoso "juramento" do rei D. Pedro I, deante de cinco bispos, se nao me engano e deante de um grupinho de nobres de que fazia parte o meu avô Vasco GOMES de ABREU, bisavô do D. Vasco MARINHO de CASTRO. Não tenho agora presentes as referências documentais, mas estou certa que elas existem, e provàvelmente na T.T. Não quero moer-lhes a paciência com a historia desse meu ramo, mas saibam (jà todos o devem saber !), que o Infante D. João, filho de Pedro e Inês assassinou à punhalada, em Coimbra, a minha avo, Maria TELES de MENESES, irmã da rainha Leonor TELES. Os meus GOMES de ABREU de Melgaço descendem do primeiro casamento da Maria TELES de Meneses com o D. Alvaro DIAS de SOUSA. Ah! Mais!
salutaçoes a todos Natércia
Direct link:
Convento S. Francisco Ponte-Stª Clara
-
Em 1566, Joris Hoefnagel, desenhou o Convento
de São Francisco da Ponte, publicado na "civitatis
orbis terrarina".
Algum Confrade possui esse desenho?
Agradeço
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
https://i.pinimg.com/736x/95/8b/b0/958bb05bbf8d08245479cd6aac4f0bbb--coimbra.jpg
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia a todos.
Procurei os dados historicos que se referem ao tal "juramento" do rei D. Pedro I, e que legitimavam os três filhos tidos de D. Inês de CASTRO.
No dia 12/06/1360 deante de três Bispos, Lisboa, Coimbra e Bragança, assim como de cinco nobres, entre os quais se encontrava o meu avô Vasco GOMES de ABREU, o rei declarou ter esposado secretamente Dona Inês uns anos antes, (6 ou 7?) .
A confusão deve vir da cronologia : vemos as contribuições do Fernao LOPES, do Dr. João das REGRAS, de peritos do Vaticano ao longo dos séculos, e por fim temos as do Professor Marcelo CAETANO, não do homem politico mas do grande constitucionalista que teria sido, no dizer de amigos
meus que o tiveram como professor.
Obrigada ao caro Saintclair que de vez em quando me obriga a trabalhar mais a sério. Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia
Só venho pedir desculpa por não ter realizado o que havia prometido; Ir tirar umas fotografias a casas antigas ali na zona do Almegue, para depois vos dar notícias, mas a falta de saúde não me permitiu.
Com um abraço de Amizade e um até sempre
Jorge Santos
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caros Amigos/ Amigas
Peço desculpa novamente, mas esqueci de dizer que não era só ir tirar as fotografias, mas também investigar as famílias que lá viveram. A velhice e a doença deram-me mais olhos do que barriga, mas fui obrigado a perceber que já não faz sentido andar sozinho por tão longe, mal conseguindo caminhar. Tudo tem um tempo limite na vida. É preciso ter a coragem de assumir as promessas falhadas por falta de juventude. Infelizmente, querer não é sinónimo de poder.
Outro Abraço a todas e a todos
Com Amizade
Jorge Santos
Direct link:
Praça Cortes Coimbra
Confrade Jorge Santos;
Bom dia, obrigado pela sua participação neste tópico.
O Jorge pode ajudar e muito sobre esta zona do Rossio,
Est. Univ.-Guarda Inglesa, Almegue etc.
É sobre o local em que decorreram as Cortes de Coimbra,
que pretendia alguma ajuda;
Há quem diga que foi no antigo Conv. S.Francisco da Ponte,
que no ano de 1699 já não existia,e que ficava alado à ponte
Manuelina,na margem esquerda Mondego, hoje Praça das
Cortes de Coimbra, no entanto o Google maps ainda não tem
esse registo!
Fico na expectativa das suas notícias, obrigado.
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Amigo,
Penso que o prazer de o "ver" retomar a conversa com os que se interessam a Coimbra, supera de muito a promessa que não teve ocasião de cumprir. Nada de arrependimentos ! Aproveite bem do tempo que resta, da saude que resta e das oportunidades de "bonheur" que se apresentam sempre, ao longo da vida.
Os amigos deste forum desejam-lhe com certeza, como eu propria, uma recuperação ràpida.
Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
http://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/tag/av.+fernão+de+magalhãe
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
"Coimbra, os mosteiros das margens do Mondego
Aos pés da cidade de Coimbra, corre o Mondego, rio que veio a ser determinante para a história do Mosteiro de Santa Clara e de outros cenóbios que se localizavam junto das suas margens – o de S. Francisco da Ponte, o de Santa Ana e o de S. Domingos (os dois primeiros situados na margem esquerda do rio e o último na margem direita, numa relação de proximidade que veio a tornar-se fatal.
Dos primitivos edifícios destas instituições nada restou, exceção feita à igreja de Santa Clara, cuja atual feição foi moldada por séculos de vicissitudes, e que surge agora aos nossos olhos como uma ruína resgatada aos avanços do rio.
Os Frades Menores chegaram a Portugal em 1217, instalando-se em Coimbra, Guimarães e Alenquer.
Em Coimbra, os primeiros Menores (ou, da Ordem dos Frades Menores, depois conhecida como Ordem de S. Francisco) fixaram-se antes de 1220, na Ermida de Santo Antão dos Olivais (mais tarde Santo António dos Olivais) e, em 1247, estavam já instalados no Mosteiro de São Francisco da Ponte (desaparecido em 1602) na margem esquerda do rio Mondego, ou seja, em locais periféricos afastados das casas monásticas já estabelecidas.
Informação do editor do blogue
Na conhecida gravura de Coimbra que integra a obra Estampas Coimbrãs é possível identificar: na margem esquerda do rio, a jusante da ponte o primitivo mosteiro de São Francisco; também na margem esquerda e a montante da ponte o primitivo mosteiro de Santa Clara; no meio do rio, numa pequena “ilha” as ruínas do Mosteiro de Santa Ana.
No que respeita ao Mosteiro de S. Domingos as ruínas do mesmo foram, recentemente, identificadas por baixo do edifício da Avenida Fernão de Magalhães onde funciona o Almedina Coimbra Hotel.
Trindade, S. D. e Gambini, L. I. 2008. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Coimbra, Direção Regional de Cultura do Centro, pg. 9, 13 a 15
http://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/tag/av.+fern%C3%A3o+de+magalh%C3%A3es
Sc.
Direct link:
Mosteiro S.Francisco Ponte
-
http://3.bp.blogspot.com/_O7kS4QHFtm0/TE2GUoSZ5PI/AAAAAAAAALo/7OVpwUqPsgE/s1600/GravuraBraunio-r.jpg
Direct link:
Praça Cortes Coimbra
http://3.bp.blogspot.com/_-d4c7TrpYIs/SA9taKE135I/AAAAAAAAAG8/hBYPZ3wiVy8/s1600-h/IMGP1472.jpg
http://www.diariocoimbra.pt/files/news/56e371f5b5195.png
http://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwjRmJzh8K7XAhUJPxoKHd3tCVUQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Ffilatelica.aac.uc.pt%2Fcortescoimbra.php&psig=AOvVaw0bSbkxZetYhigUo5o6sxBc&ust=1510227151908760
Direct link:
Cemitério São Francisco Ponte
"O ex-convento de S.Francisco da Ponte em passado remoto e recente foi palco de
obras de recuperação a requerer "estudos arqueológicos" das entrenhas da Igreja,
alpendre e envolvências a visar certamente o histórico do sítio. Os resultados
ignoram-se e o relatório não foi publicado, talvez por não acrescentar nada ao já conhecido.
Neste entendimento e entre as demais "vivências" cuidamos da necrópole [adro,
Igreja e alpendre] a partir de 1632 então pertença da catedral da Sé. Por outro lado
os carneiros sepulcrais do alpendre eram evidentes no pavimento agora tapados por ignorância do histórico ou tão pouco um acto "tipo atentado" ao património de
avoengos. É estranho as entidades responsáveis pela defesa e conservação do
património cultural tenham dado aval.
O 1º registo de óbito em S. Francisco da Ponte (Velho), soterrado no casario da
Avenida João das Regras, observou-se a 5 de Janeiro de 1632 na pessoa de Maria de Bairros do "burgo de Santa Clara, extra-muros da cidade e até finais do Século
XVII,os enterramentos fizeram-se na Igreja e adro de S.Francisco da Ponte-O-Velho
e somente a 2 de Outubro de 1699 o alpendre do novo Convento, na encosta da
Esperança dá sepultura a Francisco da Costa, criado de António Luís de Melo, da
Quinta do Almegue em tempo de grave peste na Região.
A profanação do cemitério de S. Francisco verificou-se no último trimestre do Séc.
XIX, quando a Companhia de Fiação e Tecidos de Coimbra, comprou a igreja e
convento,o que levou os párocos Stª Clara e S. Bartolomeu, perante o consumado
a 1 de Junho de 1875 a emitir o seguinte comunicado;
...os parochos das freguesias de S. Bartolomeu e Santa Clara de Coimbra, fazem
publico que em virtude do que lhes foi superiormente ordenado em data de 28 de
Maio último, vão proceder à trasladação dos restos mortais que se acham sepultados na igreja e adro do convento de S. Francisco da Ponte e remoção de
todos os objectos que nele aja, destindos ao culto divino, em virtude da Igreja ter
sido vendida à Companhia de Fiação e Tecidos desta cidade, pelo que previnem,
por este meio todas as famílias que na igreja daquele convento tenham jazigos ou
carneiros, para no prazo de 10 dias, a contar da publicação deste comunicado,
providenciarem sobre os restos dentro desses jazigos.
Manuel Joaquim de Castro, prior de S. Bartolomeu e Luís de Costa Pinto, prior de
Stª Clara."
D.C.26/2/2017
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Cara Caro Saintclair
Peço desculpa por só agora vir responder á sua simpática mensagem que me dirigiu neste tópico no dia 24 Outubro último.
Agradeço as suas palavras simpáticas nessa sua mensagem onde escreveu ; “O Jorge pode ajudar e muito sobre esta zona do Rossio, Est. Univ.-Guarda Inglesa, Almegue etc.
Ficou a ideia que eu poderia acrescentar algo relevante sobre o tema, informação que eu soubesse e Saintclair desconhecesse. Não é o caso. Eu não sou seu professor, sou seu aluno.
Como é evidente sou eu que aprendo muito consigo e não o contrário.
Apesar de ter optando por raramente voltar a escrever algo neste excelente fórum, a verdade é que venho frequentemente ler algumas mensagens, em tópicos antigos e recentes, onde quase sempre aprendo algo mais, e só para lhe dar um exemplo li e reli muitos dos seus post`s inclusive neste tópico……
Acontece que muito do que leio nos seus textos me cativam, pois geralmente é informação que eu desconhecia. Não se esqueça que eu só consegui estudar até à sexta classe, o dito Ciclo Preparatório. Dizem que nem sempre ter mais currículo escolar, determina saber mais e melhor do que quem não tem, mas isso geralmente não é verdade.
O pouco que sei é quase nada. Há cerca de 3 anos encontrei dois sacos de plástico cheios de Livros Escolares muito usados, encostados a um daqueles grandes caixotes do lixo, municipais. Trouxe-os para casa e sendo Livros de várias disciplinas do 12º ano, inclusive de História, li as matérias que gostaria de ter estudado 50 anos antes. Naquele Tempo quem tivesse negativas a duas disciplinas, não passava de ano e ia logo trabalhar. Não faltavam vagas nos postos de trabalho de salário baixo, destinados a quem não tinha estudos. Presentemente até quem tem muitos estudos sente dificuldade de acesso a um posto de trabalho de ordenado mínimo. Sabemos porquê, mas este não é o sítio adequado para opinar sobre isso.
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Jorge;
Esta zona do Almegue, Rossio, Guarda Inglesa, Choupal.... [Rio Velho, que só há
pouco tempo me despertou a atenção, e segui o seu antigo percurso, Campo do
Bolão, Cidreira, Tentugal e finalmente termina em Montemor-O-Velho], são coisas
importantes que o Jorge conhece desde criança.
Claro que agora são outros tempos, basta seguir o mapa da Google, e entramos
em qualquer local aberto às câmaras do carro Google,mesmo que seja na China.
Bom, a zona de Santa Clara é um local que ao longo dos séculos mantem a sua
imagem pouco alterada, claro que muita coisa mudou.
Agradeço as suas palavras, entretanto creia que sei pouca coisa de história, sigo
as oportunidades que aparecem sobre determinado tema, e com a ajuda que nos
é dada presentemente, consegue-se muita coisa.
Desejo-lhe um Bom Ano-Novo, bem como a todos os Confrades deste Forum.
Obrigado e aceite os m/ melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Cara Amiga D.ª Natércia
Estou a tentar responder ainda em 2017 a 4 ou 5 mensagens que por esquecimento não agradeci em tempo útil e vou tentar ser breve.
Peço desculpa por só agora vir responder à muito simpática mensagem que a Senhora me dirigiu neste tópico no dia 24 Outubro último. Em breve entraremos no novo ano de 2018 e embora isso pouco me diga, tentando respeitar o sentimento da maioria das Pessoas, Desejo Tudo de Bom para a Senhora e para todos os frequentadores deste fórum.
Respeitoso Abraço
Jorge Santos
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Boa noite a ambos, Confrades Saintclair e Jorge Santos.
Gostei muito de ler estas intervenções sobre o antigo convento de S. Francisco da Ponte. Realmente, o que terá sucedido com as ossadas que se encontravam em jazigos e carneiros desse cenóbio...
...Aproveito o ensejo para desejar a ambos Boas Festas e continuação de bons artigos aqui no Fórum. Tudo de bom.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Rectificação;
Onde se lê último trimestre século xix, deve-se
ler "último quartel século xix.[Erro do Jornal].
A notícia dá conta que os restos mortais deram
entrada no cemitério geral da cidade,[ à data já
existia o C. Conchada.]
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Amigo Sr. Dr. Pedro França
Agradeço o Desejo de Boas Festas que me endereçou. Sinto grande admiração pelo Senhor. Só quem o conhecer pessoalmente, perceberá inteiramente a justiça dessas minhas palavras. Em Fevereiro próximo, farei nove anos como confrade deste excelente site, pelo qual fiquei saudavelmente viciado. No início sabia quase nada, mas aprendi muito, através das Amigas e Amigos neste Fórum, e de todas essas pessoas, o Senhor é o único que conheci pessoalmente. Jamais esquecerei o grande privilégio que tive ao receber a Sua fascinante ajuda, naquelas pesquisas (para a Marta V) naquele dia 22 -03- 2012 no AUC.
Peço desculpa mas copiei e colei aqui:
“ Família de Penela 22 Março 2012 Cara Marta, fui ontem ao AUC, tratar de 3 ou 4 assuntos e o seu foi o mais demorado que exigiu o pedido de vários livros (nunca tinha pedido tantos livros à consulta num só dia) e veja só o que consegui trazer para si : Os nomes que constam em livros de Batismos, Casamentos, Certidão de Idade, Boletins de Matrículas, Ordenações Sacerdotais e outros, são os seguintes: João Peres de Almeida Freire, nasceu em 27 de Março de 1766, e foi Batisado em 20 de Agosto do mesmo ano, na Freguesia de São Miguel, do Concelho de Penela, do Distrito de Coimbra. Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, onde se matriculou primeiramente em Filosofia a 31-10-1783 e depois em Medicina a 14-10-1788. Era filho do Baxarel José Peres de Aleluia que nasceu em 04-05-1734 na Freguesia de Santa Eufémia, do Concelho de Penela do Distrito de Coimbra e de Micaela Joaquina. O Casamento de José Peres de Aleluia com Micaela Joaquina, realizou-se na Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Freguesia de São Miguel, do Concelho de Penela, no Distrito de Coimbra a 2 de Fevereiro de 1761. Os Pais de José Peres de Aleluia foram Cláudio José da Rosa nascido na Freguesia de Alvorge a 10-10-1700 e Luísa Teresa Caetana nascida em Ansião a 31-12-1704. Os Pais de Micaela Joaquina foram Sebastião de Almeida e Luísa Maria. Chegados aqui, o objectivo principal da pesquisa estava alcançado. Não houve tempo para procurar os Pais de Sebastião de Almeida nem os Pais de Luísa Maria. Mas ainda foi possível procurar nos Livros de Casamento e de Batismo do século XVII, mais quatro ascendentes : Os Pais de Cláudio José da Rosa foram o Licenciado Manuel Mendes da Rosa e Maria Peres Furtado e os Pais de Luísa Teresa Caetana foram Manuel Rodrigues Cadeleiro e Maria Freire, do Descampado de Cima, Ansião. Tudo isto dito assim até parece que foi fácil ou que sou muito competente, mas a verdade é que eu nem conseguia perceber o nome completo de Cláudio José …….. e por isso, fui pedir ajuda ao Dr. Pedro França que estava na sala. Ele, não só me disse que o nome completo era Cláudio José da Rosa, como também ao ver a minha dificuldade em avançar na pesquisa, ofereceu-me ajuda preciosa. Foi o Dr. Pedro França quem na verdade me disse que livros devia pedir, e por não termos informação de datas aproximadas, foi Ele quem pesquisou nos livros e encontrou os assentos de Batismo e Casamentos. Eu mal conseguia perceber como Ele estava a fazer aquilo, tal era o ritmo do pedido dos Livros e o frenesim das buscas Dele nos mesmos. Não se pense que isto demorou pouco tempo, antes pelo contrário. Fiquei preocupado por saber que lhe estava a roubar muito tempo. Os Livros e Cadernos estavam “parados” na secretária Dele, mas eu nunca teria hipótese de trazer estes nomes, estes dados, se não fosse assim, porque alguns daqueles assentos tinham grafias para mim praticamente ilegíveis. Só alguém muito conhecedor e experimentado os consegue ler. Foram momentos inesquecíveis, é muito agradável ver um verdadeiro investigador a mostrar como se faz, a ensinar, sem esconder nada, a ajudar mais e mais, sem eu ter pedido. Nunca me atreveria a pedir-lhe que perdesse aquele tempo todo. São casos raros, mas há pessoas assim. Aqui lhe presto a minha singela homenagem. Cara Marta, a meio deste texto, recebi uma má notícia, que não me permite discernir com calma, se estes nomes datas e lugares vão todos correctos. Sugiro uma de duas hipóteses: Ou a Marta pede fotocópias ou Certidões dos assentos acima referidos, ou contacta o Dr. Pedro França, que certamente lhe conseguirá mais nomes e mais dados importantes, talvez dos Avós e Bisavós de Micaela Joaquina, como talvez também dos Bisavós de José Peres de Aleluia. Sei que este tipo de trabalhos costumam ser feitos sob orçamento, mas isso não me diz respeito, e aliás, metade do trabalho já o Dr. Pedro França fez totalmente grátis. Um grande Bem-Haja para Ele, e para a Marta vão os meus Cumprimentos. “ Jorge Santos
Mal consigo acreditar; passaram quase 6 anos !
Desejo um Bom Ano de 2018 para todos, e neste caso, retribuindo ao meu Amigo Dr. Pedro França. Grande Abraço Jorge Santos
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
https://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/tag/coimbra+s%C3%A9c.+xviii
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Saintclair
O ter de trabalhar desde tenra idade, ficar preso a horários e a problemas mais urgentes, as preocupações provocadas pelos baixos salários, a falta de currículo escolar, tudo isso e muito mais, deu origem a só muito tarde poder ir à procura de vestígios históricos e genealógicos. Foi então que comecei a perceber que quase todos os antigos monumentos nacionais, têm agora pouco a ver com as suas remotas traças iniciais.
Os castelos, os Mosteiros, as Igrejas, são alguns dos flagrantes exemplos, nas alterações que sofreram, quase sempre por necessidade de os salvar da ruína, fortalecendo as estruturas para lhes dar nova vida, ou para serem embelezados, o que regra geral foi conseguido.
Ainda assim, é curioso observar gravuras, desenhos antigos, e constatar as grandes diferenças de como eram as traças no século XVIII e como são hoje, tão alteradas.
Por exemplo em Coimbra; as Igrejas da Sé Nova, Sé Velha, Santa Cruz, São Tiago, o Convento de São Francisco, os Mosteiros da Rua da Sofia, os Castelo de; Coimbra, Penela, Lousã, o de Montemor o Velho, o Convento de Santa Maria de Semide, o Santuário do Senhor da Serra…… como seriam realmente no século em que foram fundados ?
Como e quantas seriam as casas de habitação do Povo, nos lugares entre o rio Tejo e o rio Douro no século XVII ? Deve haver Livros sobre isto, mas como ter acesso a eles ?
Novamente a realidade se abate sobre a fuga aos problemas que actualmente nos esmagam. Quem é que consegue resistir a fugir para o passado, se no presente vive à beira do abismo ?
Saudades Jorge Santos
Direct link:
Colégio S. Tomás Aquino
-
Caro Jorge;
Envio foto do antigo Colégio S. Tomás Aquino- Coimbra, em contraste com o actual Palácio
da Justiça- Coimbra.
"O Colégio de S. Tomás de Aquino, da Ordem de São Domingos, também conhecida por Ordem dos Pregadores (OP), foi estabelecido em Coimbra em 1539, após a mudança dos dominicanos da Batalha para a Lusa Atenas, no âmbito da acção reformadora da Universidade por D. João IIl. À semelhança dos seus congéneres europeus, era destinado a acolher alunos, chttps://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bb701ed79/20763211_kZihV.jpeglérigos ou leigos que prosseguissem estudos universitários. Instalado, de início, no mesmo edifício ocupado pelo convento dos monges de São Domingos, na zona da Figueira Velha, teve de se transferir mais tarde, devido ao assoreamento do rio e às constantes inundações causadas pelas cheias do rio Mondego. Em 1543, D. João III ordenou a aquisição de terrenos no Arnado para aí se erguerem as novas construções para o Mosteiro de São Domingos e para o Colégio de São Tomás, este para albergar lentes e estudantes da Ordem. Esta mudança, por dificuldades várias, levou à interrupção dos estudos no Colégio, os quais só foram retomados em 1566, já após a integração oficial do Colégio na Universidade, em 1557.
As instalações, hoje ocupadas pelo Palácio da Justiça, são do século XVI e demoraram cerca de 20 anos a concluir, dadas as dificuldades financeiras, como o revela Fr. Martinho de Ledesma, ao tempo reitor do Colégio e lente de Escritura na Faculdade de Teologia. Os rendimentos principais da instituição provinham da concessão régia de uma tença anual de 20 moios de trigo e 20 pipas de vinho, a qual viria a perder por troca da anexação dos rendimentos da igreja de Sambade no concelho de Alfândega da Fé. Esta anexação, porém, foi desfavorável ao Colégio que ficou a perder com a troca, pelo facto de os rendimentos oriundos de Sambade serem inferiores aos usufruídos com a tença referida, a ponto de os colegiais ficarem sujeitos a alguma penúria económica.
No século XIX, pelo decreto de 29 de Maio de 1834, como sucedeu, aliás, com os demais, o Colégio foi extinto, ficando os seus bens incorporados nos próprios da Fazenda Nacional.
O Portal do Colégio encontra-se hoje no Museu Machado de Castro aplicado na fachada que dá para o largo de S. Salvador. No século XX, o edifício quinhentista foi adaptado a Palácio da Justiça pelo Arq.º Manuel de Abreu Castelo Branco. Conserva o claustro original que é atribuído a Diogo de Castilho, contemporâneo de João de Ruão."
https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bb701ed79/20763211_kZihV.jpeg
http://www.anteprojectos.com.pt/wp-content/uploads/2017/10/PJ-1.jpg
Mosteiro da Batalha; o que sofreu as maiores alterações estruturais.
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Colégio S. Tomás Aquino
-
Faltou dizer;
Do edifício primitivo apenas resta o Claustro renascentista e o pátio ajardinado, com o eixo central marcado pelo tanque de água, numa possível evocação simbólica do Jardim do Éden e da Fonte da Vida; o portal da fachada nobre em arco de volta perfeita, e encimada pela estátua do patrono, está hoje implantado na fachada lateral do Museu Machado de Castro.
https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bb701ed79/20763211_kZihV.jpeg
Funcionou como Colégio Universitário até á Revolução Liberal e foi incorporado na Fazenda Nacional como os outros Colégios em 1834.
Sc.
Direct link:
Palácio Justiça- Coimbra
Caro Jorge;
Em aditamento à m/ anterior mensagem, verifica-se que à entrada do actual Palácio da
Justiça de Coimbra, existe um painel a "contar toda a estória" deste local, desde o ANTIGO
Colégio S. Tomás Aquino, até à actualidade.
Não sei qual a rezão porque foi Omitida a foto do antigo Colégio S. Tomás de Aquino;
-;
https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bb701ed79/20763211_kZihV.jpeg
http://www.anteprojectos.com.pt/wp-content/uploads/2017/10/PJ-1.jpg
---
Em seu lugar, existem algumas fotos do actual Palácio, o que desvirtua a passagem dos
acontecimentos, e induz em erro quem não conhece em detalhe a história...
Melhores cumprimentos
ASaintclair
Direct link:
Colégio S. Tomás Aquino
-
http://4.bp.blogspot.com/-0ZgwiwIM2Fs/VfNoDZNFXzI/AAAAAAAABp8/x74wSddn4oA/s1600/19148.jpg
https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bb701ed79/20763211_kZihV.jpeg
http://www.anteprojectos.com.pt/wp-content/uploads/2017/10/PJ-1.jpg
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Saintclair
Essa foto tipo sépia, obrigou-me a cansar os olhos, para ver ao pormenor a fisionomia da cidade de Coimbra daquele tempo, em que quase tudo era tão diferente. Qual terá sido o ano em que foi feito esse registo fotográfico ? Aumentei a dimensão da imagem, mas ainda assim fiquei com várias dúvidas, que não me atrevo sequer a expor. Que pena não ter hipótese de admirar detalhadamente essa foto, numa ampliação de melhor nitidez de modo a ser possível visitar mentalmente aquelas ruas, aquelas casas, terrenos, ruínas e monumentos, tal qual eram naquele tempo.
Agradecido
Jorge Santos.
.
Direct link:
Teatro-Circo Conimbricense
-
Caro Jorge;
Aqui vai uma pequena explicação.
>>; Chaminé lado esqdº; Conhecida como a fábrica do gás, que fornecia combustivel para
alimentar candeeiros ilum. cidade.
>>LOSANGO; Teatro circo Conimbricense por volta de 1885.
>>Edificio primitivo Colégio S.Tomás Aquino, [hoje Palc. Justiça,edif. novo.]
>>Em 2º plano; Casas Terreiro Erva, vendo-se na encosta prédios R. Corpo Deus, Colégio Orfãos,etc.
aA/;---- CTRL+
http://4.bp.blogspot.com/-0ZgwiwIM2Fs/VfNoDZNFXzI/AAAAAAAABp8/x74wSddn4oA/s320/19148.jpg
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Caro Jorge;
Estas imagens vão ajudar a entender a foto
antiga;
http://4.bp.blogspot.com/-0ZgwiwIM2Fs/VfNoDZNFXzI/AAAAAAAABp8/x74wSddn4oA/s1600/19148.jpg
https://goo.gl/maps/3pyi8eV9Qo72
https://goo.gl/maps/JeAhJkhcUCP2
https://goo.gl/maps/aEswzK2h6oN2
https://goo.gl/maps/r5ahft9wcNT2
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Jorge;
Lembra-se do " Teixeira", sim aquele que andava sempre com a " malta dos estudantes"....
Pois o seu verdadeiro nome é; Raul dos Reis Carvalheira, isto vem a propósito da rua com
o seu nome que aparece nesta foto;
https://goo.gl/maps/aEswzK2h6oN2
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Saintclair, o cenário ficou claro com essa explicação. Temos então a Rua da Sofia, que nos guia até ao coração e ao cérebro da cidade.
Sim, as imagens ajudam a entender a foto, e é impressionante comparar a urbe antiga e a actual. Bem ou mal; assim se foi expandindo a cidade !
Algures entre aquele aglomerado; a milenar Praça Velha, que podemos ver na foto disponibilizada no excelente blog “AS TIAS CAMELAS”.
Era o tempo em que existia um cabeleireiro num prédio colado à lateral da Igreja de S. Tiago, cuja frontaria, muito diferente da configuração actual, exemplifica as adulterações feitas ao longo de séculos, nos monumentos.
Cumprimentos Jorge Santos
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Saintclair Quem vivendo em Coimbra naqueles tempos, não se lembrará com saudade do Teixeira, aquele Homem Bom, pacífico simples e educado, tão querido pelos estudantes e pela população em geral ? São as pessoas puras como Ele era, que jamais esqueceremos, pois continuam vivas na nossa memória.
Cumprimentos Jorge Santos
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
http://portugaldominicano.blogspot.pt/2008/09/antigo-colgio-de-s-toms-coimbra.html
ReplyDirect link:
Rua Sofia, Conjunto Colégios tempo D. João II
Caro Jorge;
Veja aqui a marcação da antiga cidade Universitaria.... tempo D. João II.
http://i164.photobucket.com/albums/u17/banithor/Portugal/Coimbra/Rua%20da%20Sofia/ImageMaximized14.jpg
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=503390
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Rectificação;
Onde se lê D. João II, deve ler-se D. João III
Sc.
Direct link:
Painel Rainha Santa dando esmola ao Ancião
-
Na Vila de Ansião existia um retábulo Rainha Santa a dar esmola a um Ancião, datado de
1937.
É curioso que em tempo passado houve grande polémica sobre o modo de escrever
a palavra; com C ou com S. Depois de alguns "Pareceres de intelectuais da época",passou
a escrever-se; Ansião!
-
http://4.bp.blogspot.com/-iF9wQV9VsZY/UfpH76I81fI/AAAAAAAAO8I/hgNXvkas0rM/s1600/rainha+santa.jpg
Sc.
Direct link:
Painel Rainha Santa dando esmola ao Ancião
-
... O Municipio de Ansião procedeu à substituição do painel de azulejos da Rainha Santa, a
dar esmola a um Ancião, datado de 1937, por uma réplica mal conseguida.
Teria sido preferivel a Camara ter mandado promover ao restauro do painel-original.
http://4.bp.blogspot.com/-iF9wQV9VsZY/UfpH76I81fI/AAAAAAAAO8I/hgNXvkas0rM/s1600/rainha+santa.jpg
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Saintclair
Não me parece que esse Retábulo estivesse tão degradado que precisasse de restauro, alguns danos antigos atestam as vicissitudes da história. Na verdade, disso percebo rigorosamente nada.
Em alguns restauros realizados por pessoas não especialistas na matéria, mais valia terem ficado quietos, para não danificarem ainda mais.
Estaria exposto em local demasiado desprotegido ? Será que substituíram esse Retábulo, com intuito de o guardar algures em sitio mais seguro, mas à vista dos apreciadores bem intencionados ?
Cumprimentos
Jorge Santos
Direct link:
Painel Rainha Santa dando esmola ao Ancião
Caro Jorge;
Segundo consta foi ideia do Presidente da Câmara.
A polémica em redor desta intervenção foi levada à
reunião da A. Municipal, [ver Serras Ansião de 15 de
Julho 2018], tal não foi o impacto que causou naquela
Vila. Entretanto o Presidente reconhece as anomalias
no Retábulo, diz que vai restituir-lhe a dignidade.
Obrigado pela sua participação
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Painel Rainha Santa dando esmola ao Ancião
-
" Grilos e gafanhotos na alimentação humana!"
https://24.sapo.pt/jornais/local/7326/2018-07-13#&gid=1&pid=159
Sc.
Direct link:
Na Rota das Pimentas
-
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=18373
https://www.pimentas.org/forum/download/file.php?avatar=54198_1382526446.jpg
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Mas o que tem isto a ver com a Quinta do Almegue, lá para os lados do choupal, em Coimbra?
Quase parece aqueles ataques informáticos que por vezes fazem no fórum.
miguel monteiro
Direct link:
Montes Alentejanos
-
...Curiosidades;
A forma como se dão notícias! .....
https://www.tsf.pt/sociedade/interior/incendio-em-parque-exterior-da-celulose-de-vila-velho-de-rodao-nao-ameaca-fabrica-9652807.html
-
https://goo.gl/maps/HM2QLHPsTvK2
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
...O que é feito de si?
Aguardamos por notícias
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Que simpàtica esta mensagem ! Que quere que lhe responda uma velhota, num Outono que tanto é Verão, tanto é Inverno ? E peor que tudo, uma velhota, abandonada pelo seu amor desde hà mais de um ano, e que, passado esse ano, està nume crise de nostalgia terrivel, a reviver 60 anos de felicidade. Não é depressão, é tristeza muito muito amargurada, a reviver tanta felicidade que mais não voltarà.
O que me ajuda e que me faz chorar ao mesmo tempo são os versos do Louis ARAGON, cantados pelo Jean FERRAT. Se não conhece, peça no Google. Fisicamente o meu Pierre era do tipo do Ferrat, grande e magro, mesmos ideais de fraternidade, Mas o Pierre não cantava, graças a Deus. So para fazer rir em familia, cantos em gascon, como "Beth ceo de Pau" ( não sei se é assim !). Neste primeiro ano de solidão, a genealogia e o blog ajudaram muito, mesmo muito, mas como tenho as minhas raizes da Galiza tão dificeis de atingir, e que de Portugal nada vem, estou sem afazeres desses lados.
Espero uns registos do lado de Pontevedra e dados do meu querido primo Dr. Iñaki Paiva de Sousa. Mas o grande entusiasmo esmoreceu muito desde o dia 26/10/17.
As saudades são tantas ! Um grande abraço e un merci muito sentido da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia caro Saintclair.
Perdoe o ton melancolico de ontem. Mas a vida tornou-se assim. Manifestamente preciso de muito mais que um ano para "recuperar". Uma quarta bisneta, que deve chegar em Fevereiro deve, espero eu, ajudar-me. E as atençoes, como a sua de ontem, também ajudam. Coisa em que eu não acreditava. Mas constato que é verdade, a presença dos outros faz bem. O Pierre era o ser mais social que se possa imaginar, "os outros" (quanta vez me peguei com ele pela excessiva atenção aos outros) depassavam a familia, ele era so bondade, generosidade. E eu era a sua estrela, numa doença gravissima que me atacou hà dez anos, foi o oncologista e ele (presente 24/24) que me salvaram. Pode dizer-se que me salvou a vida. E esquecê-lo , ou so desvanecer a saudade, é-me impossivel. Mais uma vez obrigada por se ter lembrado de mim. Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia amigo Saintclair,
As minhas duas mensagens anteriores tiveram um efeito desastroso nas nossas relaçoes. Compreendo o seu silêncio, e penso que a minha reaçao, se a situaçao fosse simétrica, seria a sua actual. Por isso proponho um ponto final e para mudar de conversa pergunto-lhe como vê os acontecimentos actuais aqui em França. Amanha vai ser um dia angustiante. Até breve, com toda a amizade da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Cara Natércia;
...Não lhe respondi pelo motivo de estar fora do País.
Entretanto sobre o que se passa em França, teremos que
analisar o que se está a passar nesta Europa, que começa
a ficar órfã de dirigentes com alguma sabedoria...
Reino Unido, França, Alemanha estão a perder o controlo do
"Navio", outros tomarão o seu lugar, por exemplo; "A Nova Rota
da Seda".etc.
Freixo de Espada à Cinta teve nestes ultimos dias a visita da
Imprensa Chinesa, imagine que os primeiros Embaixadores do
Oriente forem os simpáticos "Bichos da Seda".
Bom, tinha muita coisa para escrever, no entanto fica para depois
de receber a sua comunicação.
Em breve estarei em Portugal, depois tudo será mais fácil.
Até breve.
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair,
Nao sei se me destinava este link, mas saiba que a desconfiança que os jornalistas inspiram aqui em França, é um dos dados da quasi revoluçao actual.
Os jornalistas sao hoje em dia "empregados" dos grupos financeiros que possuem a Imprensa de maneira geral, à parte duas ou três excepçoes. Como bons empregados escrevem o que agrda ao patrao.
Além disso desde hà muito estabeleceu-se um "copinage" de restaurantes, férias partilhadas, etc que desnatura a validade das fontes. E para coroar tudo aparece a explosao das redes sociais, sem controle nenhum, so mergulhados no instantâneo, no buzz, no boato sem verificaçao. Essas redes sociais estao a dar cabo do pouco de democracia de que gozavamos.
E estes "gilets jaunes", turba multiforme, mesmo muito pouco culta, sente essa desconfiança, Eles levantam-se todos os dias para ir ao trabalho, apenas recebem o que lhes permite sobreviver, e veem os serviços sociais, que eram pràticamente os melhores do mundo pouco a pouco desaparecer, ou diminuir.A Saude vê os Hospitais so nas grandes cidades e com o pessoal diminuido, a Educaçao, gratuita e de grande qualidade tem o pessoal menos pago da Europa e os "marchands de soupe" (ensino privado) à espreita e a deitar a mao ao que pode. Os estudos adquados com a mundialisaçao, os high tec, a finança, aparecem como champignons depois da chuva, mas custam uma fortuna para a familia. Na Defense, em Paris, abriu um desses institutos onde se entra, nao pela capacidade intelectual para estudar essas matérias, mas quando o aluno pode pagar 7.000 euros de inscriçao.
Tudo isto é o perfeito contràrio do pacto social que descobri quando vim para a França em 57 e pelo qual o meu querido Pierre tanto combateu durante tantos anos, ele que filho de resineiros, fez os estudos com bolsas, e conseguiu pelo trabalho e pela sua inteligência, entrar na mais prestigiosa Alta Escola Francesa, a Ecole Normale Supérieure. Coisa que o Senhor MACRON, se nao me angano, falhou duas vezes...
No proximo n° vai a suite. Abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia Amigo Saintclair,
O Presidente vai falar hoje. Se nao sai da rigidez mental de que tem feito prova até aqui, tudo é de temer.
As classes médias inferiores, aqueles que trabalham so para comer e a quem se vem retirando o colchao de serviços de saude; de educaçao, de cultura herdados da segunda guerra mundial e até qui de boa qualidade, nao vao voltar para casa depois de quase um mês de reboliço, so com blabla e promessas;
O Presidente, jovem e sem experiencia, tem que dar aumento de salàrios, tem de ir buscar aos ricos e diminuir o que se pede aos "trabalhadores pobres". E hà um aspecto particular na situaçao actual, é o antigo papel da França na Europa. Desde a Revoluçao Francesa, politicamente, de maneira positiva ou negativa, a França serviu muito de exemplo. E como as "mesmas causas produzem os mesmos efeitos", e que em todo o nosso continente, a situaçao de pressao inaceitàvel das classes médias inferiores" està à obra, é de temer que estejamos so nas premicias de graves acontecimentos no futuro proximo. E nao so aqui. A ver vamos, como dizia o Outro. Um abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia Amigo SAINTCLAIR,
Descubro que hà um mês que lhe mandei a ultima mensagem.
Então que é feito de si ? Ainda anda a viajar ?
Ou desligou do forum ?
Pense que hà outros que eu mesma para se regalarem com as suas "trouvailles".
Até breve, um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Natercia;
Não tenho tido oportunidade, logo que possa dou
notícias.
http://novoadamastor.blogspot.com/
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Agradeço a pronta resposta, mas nao o link indicado.. Abraço Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natercia;
Freixo Espada Cinta está em 2019 presente
Feira Turismo de Madrid, conforme pode ver
no link que segue;
http://www.cm-freixoespadacinta.pt/noticia.php?id=210
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair, como està ?
Conhece esta ?
Em Freixo de Espada à Cinta nasceu Luis de Camoes
Sua mae, Dona Jacinta, negociava em meloes.
E poesia do mais elevado nivel, nao acha ?
Até fico toda envergonhada de mandar isto para o forum, mas como sempre, nunca resisto a uma tentaçao repreensivel. E como os anos se vao acumulando, digamos que estou a ficar chéché. Abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Natércia;
... No tempo dos pais de Luis Camões, ainda não
havia melões em Portugal!
,,,Só apareceram com o "desastre" de Alcácer - Quibir!
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia caro Saintclair,
Obrigada pela informaçao. Nao sabia. E vejo com prazer que nao ficou zangado pelo nivel da poesia que mandei. Nao sei porquê "cheira-me" a um opus estudantino de Coimbra. Ou de uma revista do Parque Mayer em Lisboa. Até à vista cordialmente Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Natercia;
Na continuação da nossa conversa, veja que após o
sumisso de D. Sebastião em 1578, só passados vinte
anos D. João de Portugal regressou a Lisboa....[o resto
basta ler Frei Luís de Sousa], para se perceber a expressão
[ficar com cara de Melão].
É sempre um prazer conversar com pessoas ligadas ao Teatro.
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair !
O "Frei luis de sousa" estudei-o là para o 4° ou 5°ano.
O rei D. Sebastiao, antes de ir dar o tràgico passeio que deu, tinha ouvido "Os Lusiadas" da boca mesma do Camões. O estabelecimento da renda que o pobre poeta recebeu foi posterior a essa audição, se nao me engano. Ou serà lenda como muito do que se refere ao nosso magnifico Poeta.
E vamos acabar com os melões, que são um fruto delicioso quando està calor... E hoje està muito frio, apos uma tempestade que soprou rijo, rijo...120 kms à hora. O meu medo é que os pinheiros e carvalhos do meu jardim me caiam em cima da casa.!!! Abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natercia;
Bom dia;
Estava interessado em saber a história desses Carvalhos, em
toda a França etc...
No tempo descobrimentos, os Carvalhos em Portugal tiveram
muita procura, para construir as " Naus", o que motivou o seu
desaparecimento em grande escala. Claro que ainda vamos tendo
essa árvore.
Aguardo as suas notícias.
Cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair,
A sua mensagem trouxe um bocadinho de sol, que tanto faltava
. Infelizmente não conheço nada em florestais. O carvalho comum aqui em França parece-me que é a variedade Robur.. Depois hà os
pedinculados e mais outras variedades. São àrvores magnificas, os meus tem todos mais de cem anos, tenho até dois com mais de duzentos. Mas com o "réchaufement climatique" que vai chegar dentro em pouco, li que as Landes vão perder os pinhairos maritimos todos, serão substituidos por "chênes verts", cavalhos verdes e mais outros tipos de àrvores resistentes. Qual é o panorama a prever em Portugal ?
O sul da Espanha serà como o Sahara, segundo se teme. Mas continuamos como se nada fosse, gasolina para aqui, gasolina para ali. Sem falar do estado em que pusemos os Oceanos. Nasceu-me uma quarta bisneta hà cinco dias. Uma pequenina ALWENA, em que mundo viverà ela?
Um abraço da Natércia
Direct link:
Origem do Topónimo Ancião
-
Natércia;
Espero que esteja tudo bem.
Hoje vou escrever sobre a Vila de Ancião, que segundo creio nos anos 1950, as forças-vivas
daquela Vila, resolveram alterar Ancião para ANSIÂO, [aquele C/S foi o busílis da questão].
Ansião com s, já não fazia lembrar aquele mendigo que recebia esmola da Rainha Santa, quando esta passava pela Vila.
Entretanto estamos em 2019 e ainda ninguem chegou a uma conclusão sobre a origem do
topónimo Ansião, que segundo consta, terá origem nos Visigodos, povo que veio do Centro
da Europa...[Godos].
Pelo que se consegue entender, Anxion derivará de um Sénior que por sinal tambem pedia
esmola e orientava os passantes na antiga estrada Romana que passava por Tomar, Ancião.
Rabaçal, Coimbra, terminando em Braga.
No tempo da Reconquista, em Ancião existia um local onde eram deixadas esmolas, e que
ficou conhecido pela Herdade de Anxion, que posteriormente o Mosteiro Stª Cruz Coimbra
comprou, para se dar inicio ao povoamento de Ansião e toda a zona Centro.
Haverá com toda a certeza Confrades que estarão mais habilitados a escrever sobre este
caso, e que entretanto agradeço qualquer ajuda.
http://quintaisisa.blogspot.com/2019/02/a-origem-do-nome-ansiao.html
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Ora viva, caro SAINTCLAIR,
Entao agora "dà" na toponimia ?
A mim interessa-me principalmente o aspecto poético de tantos lugares do nosso Portugal.
As "Avelãs do caminho" que viram a Ribeirinha ser raptada, as "Aguas de revès" que tenho para os lados de Vila Real" e até o "Freixo de Espada à cinta" de que falamos hà semanas. Hà tempos tinha eu feito um apanhado desses nomes de terrinhas nossas para um amigo professor em Bordeus, com a tradução, mas nao sei onde o guardei. Se o encontro... prometo voltar aqui.
Para hoje, vou ver a emissão em que se fala dos defeitos de proteçao do nosso jovem
presidente da Répubica,. E e do seu agente proximo, que trabalhava no Elyseu para um milionario russo.
Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia amigo Saintclair,
Volto aqui hoje, pois ontem esqueci-me do toponimo que mais me fala ao coraçao.
E S. João de LONGOS VALES, uma paroquia de Monção, onde hà uma igreja românica lindissima. Esta paroquia, com tão poetico nome pertenceu ao D. Vasco MARINHO de CASTRO, meu 14° avô, e ficou nos descendentes dele durante gerações. LONGOS VALES, que maraviha para a imaginação... quando se està longe ! E mesmo perto. Parece-me que foi o escritor SARAMAGO, que num dos ultimos livros falou da beleza de alguns toponimos, particularmente dessa paroquia. "Emprestadei" (!) esse livro ao meu filho.... e por isso nao posso verificar nada. Fica para outra vez. Saludos amigo Natércia
Direct link:
Herdade de Anxion/Ansion
-
Natércia;
Vou deixar alguns dados sobre a historia de Ansion:
Herdade de Ansião;
"Era uma extensa propriedade demarcada por três limites;
Nascente: Moita do Açor, Fonte Galega e terminava em Figueiras
Podres [actual Figueirª S. João].A Poente, Osumio e um "Esmoliadouro"
em Ancião. Norte, Ribeira de Sarzedela."
Em Março de 1175, Pedro Mendes vendeu por Cinco Morabitinos, um
quarto da área referida ao Mosteiro Stª Cruz Coimbra etc...
Estes dados precisam de ser aprofundados.
Pelas fotos da Google mapas, podemos seguir o percurso da antiga
estrada Romana e entender que os viajantes ao chegar a Anxion/Ansion,
sempre teriam algum " Senior"{ancião} a solicitar uma pequena moeda,
" até havia no local um Esmoliadouro para deixar esmolas para as Almas."
https://goo.gl/maps/BM85LiKVN5F2
https://goo.gl/maps/hraDXDyuJ1D2
Sempre que posso dou a minha pequena contribuição para ajudar.
Sobre o Presidente Francês;
...Muita gente irá pagar pela falta de "traquejo" de alguns dirigentes da
Velha-Europa. Parece que todo o Mundo perdeu o "tino" ...
Tenha um bom dia, hoje temos Sol, já não é nada mau...
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Tinha ficado por enviar;
http://www.viasromanas.pt/
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=2211201
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Interessantissimo para quem trabalha a toponimia. Os toponimos para mim interessam-me pelo conteudo poetico. Fale-me de Montes Claros, de Longos Vales, de Ribeirão Seco; de Maçãs de Dona Maria !
E das centenas de toponimos que levam a pensar que "o povo português", como li hà tempos, "é com o povo russo, um povo de poetas" . E penso que Camoes, Quental e Pessoa estão là para o provar.
Um abraço Natércia
Direct link:
Herdade de Ancião
-
Zona da antiga Herdade Ancião;
https://goo.gl/maps/4V91zRGa1qz
Zona do Poço Minchinho-Lugar Fonte Carvalho;
https://goo.gl/maps/xVToVhxSxGx
--
http://quintaisisa.blogspot.com/2018/04/
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
http://quintaisisa.blogspot.com/2018/02/descoberta-do-que-foi-capela-de.html
-
Direct link:
Poço Minchinho
Local exacto do Poço Minchinho;
[Rua da Lagoa]
https://goo.gl/maps/GcZzRyrn8ir
https://goo.gl/maps/9m6CGv5Cknu
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Figueiras podres de S. Joao !!!
Que maravilha de nome para uma localidade. Obrigada Saintclair
Nao sei se viu o pedido que eu fiz a proposito de um "provàvel incesto real", entre o rei D. Fernando e uma sua meia irma, sendo ambos filhos do rei D. Pedro I.
No forum o caso jà tinha sido abordado por dois grande nomes, nossos confrades.
Chamo a sua atençao para o topico em questao, é interessante. Um abraço Natércia
Direct link:
Portugal no Mundo
Natercia;
Em Janeiro ultimo a rtp 1 esteve no Brasil a gravar um programa "Portugal no Mundo",
de que lhe envio um resumo.
É de louvar o que se passa na Cidade Maravilhosa, relativamente às Casas de Cultura que
representam; Minho, Trás-os Montes e Beiras etc.
Ainda são os séniores que estão à frente daquela Organização, pessoas que imigraram RJ
com 4, 10 ou 15 anos etc...
O Real Gabinete Leitura RJ, tem um sénior como responsável, que chegou ao Br. com os pais,
tinha 4 anos de idade, natural da Cidade de Coimbra, etc.
https://www.youtube.com/watch?v=jv2SHknRAm8
https://www.rtp.pt/play/p5426/e386573/portugal-no-mundo
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Obrigada Saintclair.
Fui dar um passeio pelo Brasil, que visitei em 1987.
Os programas apresentados sao modestos, so duas ou três passagens trazem info de qualidade.
Quando là estava, alojada em casa dos meus tios, Fernando PUGA PEREIRA e espôsa Dra Daisy da NOBREGA PASSARINHO PEREIRA, que era na época secretària da Fundaçao Getulio Vargas, tive a oportunidade de aceder como turista ao que o RJ tem de melhor. do ponto de vista cutural. Mas nao me lembro de ter visitado este Real Gabinete de Leitura, que parece impressionante pelo trabalho de talha.
A tia Daisy era prima do Jarbas PASSARINHO, irmã e tia de Ministros da Justiça. Eram gente do Maranhão, muito implicados na Cultura, na Politica, na Justiça. Eu e os meus irmãos e primos portugueses eramos os herdeiros pela parte do meu tio, mas tinha havido "doaçao entre esposos", ele faleceu antes dela e nos nao recebemos nem um tostao. Mas por internet tenho seguido, so para me divertir, o andamento do espolio de ambos, é uma sarilhada, em que uns roubaram aos outros. A executora é a filha do irmao, antigo ministro da Justiça, Dra Marcia PASSARINHO. Havia apartamentos em COPACABANA, 7 quadros do PORTINARI, a casa deles, acima do Largo do Boticàrio, rua Cosme Velho, e muita muita coisa. de valor. O meu tio era o meu tio mais novo, o meu preferido, Fernando, era coleccionador de arte, pintura e carâmica.. Enfim, vê onde me levou o seu conselho de link ?
Seja como for, obrigada pelo passeio. Um abraço da Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Saintclair,
Graças a si, clicando nos links que me tem indicado, vi coisas muito e muito interessantes.
Hoje, sou eu que lhe falo do que vi ontem em France 2, "L'odyssée du loup"
E uma docu-ficçao, um film criado a partir dum facto real. Trata-se da presença nos Montes Cantabricos de lobos de que se tinha cientificamente ( ADN, etc) a prova que tinham emigrado hà poucos anos das florestas da Roménia. E uma maravilha, com a parte "actor-lobo" encarnada por um lobo meio domesticado e habituado às filmagens. O actor é TED e o lobo que fez a viagem por montes e vales, por estradas e caminhos de ferro atravès da Sérbia,Croacia., Slovénia, Italia, França e Espanha até aos lados da Galiza, sitios que me falam particularmente desde que trato da minha genealogia, chama-se Slava. Teve de emigrar, nao tendo podido impor-se na Roménia, face ao "macho dominante". Percorreu a Europa de uma ponta à outra, e no norte da Italia "casou-se" com uma italiana que levou com ele para a Espanha. Têm agora familia numerosa e os homens da regiao mostram-se dispostos a acolhê-los.
Lembro-me que quando era miuda, em Monçao, o meu Pai tinha contado a emoçao que sentira, um dia em que , talvez como presidente da Câmara, tinha assistido à recepçao ou outra coisa de uma loba, que tinha sido morta no Soajo ou na Peneda. O que o emocionou é que ela estava gràvida.
O trabalho interessante e rigoroso que foi feito nesta Odisseia do Lobo, é que em seguida houve um documentario sobre a filmagem, onde os cientistas esclareciam dados e em que o proprietàrio do Ted, lobo actor, representando Slava, mostra como obteve tal e tal resultado, e nos prova "de visu".
Se tem a ocasiao de ver, não hesite e pense que é um "cadeau " que lhe faço. Abraço da Natércia
Direct link:
Ilha do Pico
Natércia;
Gostei da sua mensagem, verifico que começa a dar oportunidade
a si própria para "viajar "pelo Mundo...
Logo que tenha o material pesquisado, vou enviar algumas situações
muito engraçadas e de bom gosto sobre actividade de pesca no País
do Sol Nascente.
Hoje segue uma documentário sobre a pesca da Baleia, na Ilha do Pico,
espero que seja do seu agrado.
http://ensina.rtp.pt/artigo/baleeiros-acorianos-a-historia-que-nao-se-repete/
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta das Lagoas
-
http://quintaisisa.blogspot.com/2016/09/quinta-das-lagoas-em-ansiao.html
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito obrigada Saintclair. Esta video, fez-me lembrar um documentario extraordinàrio, qui vi hà uns 60 anos, aqui em França. Nao sei como se chamava, mas tratava a fundo da actividade baleeira nos Açores.
Parece-me que tinha sido premiado num Festival Internacional Como documentario era uma maravilha e durante anos, entre nos, para rir, quando se falava de baleias, o Pierre e eu cantavamos " a rigorosa baleia". Era uma frase de uma melopeia que se repetia durante o documentario. O filme sobre as japonesas pescadoras submarinas jà o conhecia, é fantastico.
Um abraço Natércia
Direct link:
500 Anos da Circum-navegação
-
...Há uma comissão para celebrar o aniversário do feito de Fernão de Magalhães em Portugal e outra em Espanha - e a História não é contada da mesma forma nos dois países !
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2019-01-24-500-Anos-da-Circum-navegacao-afinal-a-primeira-volta-ao-mundo-por-mar-e-dos-portugueses-ou-dos-espanhois-
Sc.
Direct link:
Turismo Ilha Pico
-
Natercia;
... Actualmente já não existe a pesca da Baleia nos Açores,
foi substituida pelas viagens Turisticas, em que operam vários
Concessionários, [que por vezes não se entendem entre si]...
Levam os turistas a dar um passeio de barco, com a finalidade
de lhe mostrarem os Cetáceos.
Pode acontecer nesse passeio as Baleias terem mergulhado, e
os turistas ficam a ver navios!!!
https://www.proislandtour.pt/index.php/pt/tours-pt/parcerias
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Infelizmente os Japoneses continuam a pescà-los. Os Noruegueses teriam parado ? Parece-me que sim.
A proposito do Fernão de Magalhães, tenho gentes para os lados de Ponte do Lima e Ponte da Barca que pertenceriam aos mesmos ramos que ele. Pois se não me engano, o Fernão de Magalhães nao tem a sua genealogia completamente esclarecida. Eu na escola primària aprendi bem que foi o Sebastiao d'ELCANO que completou a viagem de circumnavegaçao. Mas se a Espanha e Portugal se entendessem para uma homenagem conjunta, penso que seria ideal. Vamos lançar uma dessas ações colectivas? Vamos ser positivos e deixar de lado tanta zanga, tanta desavença desde hà séculos. Que acha ?
Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Natércia;
Para sua análise;
https://www.elperiodico.com/es/sociedad/20190328/video-papa-cobra-besar-anillo-higiene-7378573
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà caro Saintclair !
Que quere que lhe diga ? Era um gesto tão brusco, quase agressivo. A razao invocada foi,a que me veio à ideia, quando vi as imagens. Mas, parece-me que o mais razoàvel seria acabar com esse beija anel ou com o simulacro de beijo. Que o Papa faça uma bençao ou um gesto afectuoso, como o das maos juntas como na India. E pronto ! Acabou. Com os escândalos da pedofilia por o mundo inteiro, a Igreja vai passar maus bocados. Aqui em França as vocaçoes para padre desaparecem. Por exemplo aqui nas Landes a maioria das Igrejas jà nao têm padres e a missa, se nao me engano, (porque nao tenho pràtica desse ritual), so a dizem numa paroquia sobre 5 ou 6. Vivemos o fim de um mundo, nesse dominio como em muitos outros. Porque diabo cai em cima de nos, isso é que é estranho !!! Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Segundo consta o Papa retira a mão, por uma questão de higiene.
Espero que siga com interesse os tópicos deste Forum, já se nota alguma participação.
Não nos podemos esquecer de Rui Faleiro.
A propósito de Cristovão Colombo, depois de assentar a poeira levantada pela Academia de História Espanhola, ano de 1928, chegaremos à conclusão que a "Personagem-C.C."tinha
outro Prenome, seria natural de Génova.
http://covilhasubsidiosparasuahistoria.blogspot.com/2011/09/covilha-rui-faleiro-i.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%B3v%C3%A3o_Colombo
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Oh Lala ! No Cristovao Colombo nao entro na discussao.
Seguindo as muitas leituras que fiz hà anos sobre o personagem, a hipotese do Pedro MADRUGA, D. Pedro ALVARES de SOTOMAIOR, galego nascido em POIO e casado com uma senhora TAVORA na corte portuguesa, onde era conde de CAMINHA, parece-me a mais plausivel. Era a hipotese do Celso de la RIEGA em1800 e tal. Mas so o ADN podera um dia dar resposta proxima da verdade
Mas sigo a discussao com interesse, sobretudo quando os interessados começam a perder o sangue frio.
Torna-se muito divertido ! Abraço Natércia
Direct link:
Fernão Magalhgães
-
Natércia;
Falando ainda sobre a viagem Fernão Magalhães, Espanha e Portugal sempre se entendem
sobre as comemorações 500 anos da viagem.
https://www.defesa.pt/Paginas/Comemora%C3%A7%C3%B5esdos500anosdacircum-navega%C3%A7%C3%A3odeFern%C3%A3odeMagalh%C3%A3es.aspx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Longitude_prize
Relativamente a C.Colombo; O Governo Português poderia seguir o exemplo dos Ingleses,
relativamente à Longitude, que só foi resolvida pelo relojoeiro John Harrison em 1765, tendo este recebido um prémio de 20 mil libras do Gov. Inglês, como todos sabemos.
Imagine o que seria de uma vez por todas o Mundo ficar esclarecido sobre a identidade do
verdadeiro descobridor da América, claro que Américo Vespúcio não ficaria aborrecido!...
Bom, por hoje é tudo.
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
A Obra de Bissaya Barreto
-
https://geneall.net/pt/forum/160781/antonio-matos-barreto/#a313223
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia amigo Saintclair,
Tinha a intençao de falar do pobre Rui FALEIRO, que "perdeu o siso". Nos preparativos duma tal viagem, num clima de espionagem luso-espanhola, que devia tornar paranoico o ser mais ajuizado, é de admirar? Eu acho que nao. Pobre homem ! Essa época, seja para os portugueses ou seja para os espanhois, foi verdadeiramente gloriosa. Li hà tempos, nao me lembro dito por quem, mas por um filosofo de grande valor, que a Era das Descobertas, se situava entre aqueles marcos que na Historia da Humanidade, contam.
Como a conquista do fogo, a viagem à Lua, a imprensa, etc. Temos tanta jactância com o Ronaldo e esquecemos o Fernao de MAGALHAES ( que devo ter nos meus colaterais) e o pobre Rui FALEIRO...
Sobre o Dr. Bissaia Barreto, apesar de saber que era um médico muito respeitado em Coimbra, e que era salazarista, nada sei mais e nao quero saber. Paz à sua alma! Abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Bom dia Natércia;
...Ainda assim, insisto sobre o nosso-homem; B.Barreto;
Sabia que após a fuga do Hospital em Lisboa, com a conivência de B.B., Henrique Galvão
deu origem ao que todos sabemos; "O Santa Maria".
Entretanto a Pide, "como lhe tinham passado a perna", começou a fazer a vida negra a B.B.,
chegando ao ponto de colocarem um jardineiro de confiança, no serviço de jardinagem da casa de B.Barreto.
Decorrido algum tempo, B.B. por sua iniciativa teve de despedir a governanta e mais alguns
familiares desta. Foram pessoas humildes que deram guarida a esta senhora, que nunca mais teve possibilidades de refazer a vida em Portugal, para qualquer cidade que fosse,
tinha sempre a Pide por perto, acabando por emigrar para a Suissa, etc...
Segue um pequeno excerto do Musical de Filipe Lá Féria; que presentemente está no Teatro
Politeama; A Severa.
https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/71376-severa_o_musical-teatro_politeama/
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà amigo Saintclair ! Acho bem que insista no C.V. do Dr. B.BARRETO
Como nos todos, esse médico deve ter as suas partes de sombra...e de sol.
,Là para 1938, o meu irmao, que morreu no Brasil, em 1987, assessor legislativo, teve um desastre terrivel.
Desastre de biciclette com o nosso tio mais novo, que era estudante. O diagnostico dos médicos em Monçao era a amputaçao de uma perna; Os meus pais resolveram ir para Coimbra e a estadia no Hotel Bragança, oferecida pelos proprietarios; Joao e Berta FONSECA, durou dois meses. E lembro-me de o meu querido Pai, nos falar, muito favoràvelmente do Doutor B. Barreto com quem ele tinha estado em contacto. Nao sei se a hospitalisaçao do meu irmao se fez no serviço desse catedràtico,, ou noutro, mas sei que o meu pai teve contactos positivos com ele. O meu irmao regressou a Monçao com umas perninhas perfeitas, que lhe permitiram muito desporto durante os anos que viveu, em Portugal e Brasil.
Paz à alma do Dr. Bissaia Barreto, estou de acordo consigo. Um abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
boa tarde caro Saintclair,
So duas palavrinhas para lhe dizer e aos amigos, , que uma pneumonia e uma queda em casa me levaram cinco dias para o hospital. Regressei ontem e vamos ver o que darà o futuro. Abraço a todos
Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Faço votos para que tudo corra pelo melhor.
...Pensamento positivo.
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Boa tarde Natércia,
Estamos torcendo por sua ótima e breve recuperação. Conte sempre com nosso pensamento positivo e que Ele lhe proporcione muita saúde e forças, para que possas continuar auxiliando, recebendo ajuda e, principalmente, cobrando informações de todos nós.
Carinhoso abraço. Bjs.
Samuel C O Castro
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia caro Samuel,
Muito abrigada por te lembrares de mim. Ainda estou muito fraca. Abraços Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Espero que esteja tudo a correr pelo melhor.
Aguardamos suas notícias.
Cumptºs
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia a todos,
De regresso a casa, depois de cinco dias de Hospital e de duas semanas de convalescença em Hossegor, num estabelecimento a isso destinado. Mas o tonus ? Dificil, dificil !
Felizmente os meus gatinhos estavam todos à minha espera no jardim. e é bom para o moral.
Um grande abraço da Natércia.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia, caro Amigo.
As noticias são as de uma convalescença muito lenta demais, mas enfim, como vê, ainda tenho a coragem de ir ao computador.
Hoje, confiada nos seus talentos de pesquisador, venho pedir-lhe ajuda no que respeita à Ava de RIBAGORCE. Tenho-a na minha àrvore, e não encontro no web, os elementos para a situar melhor na Historia. Pode mandar-me uns links mais informativos, se F.F. ?
Até breve, um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia amigo Saintclair.
Penso que o seu silêncio quere dizer que nao encontra nada sobre a minha Ava de RIBAGORCE.
O.K. Se é o caso, sempre amigos. Um grande abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Natércia;
Como tem passado?
Espero que tudo esteja a correr pelo melhor.
Realmente ainda não encontrei nada.
Vamos aguardar.
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Largo Princesa Cindazunda-Coimbra
-
...Quem pretenda entrar cidade vindo do Norte,
encontra 3 faixas rodagem Av. F. Magalhães.
Chegando à P. Cindazunda, esta só pode receber
2 filas, gerando-se alguma confusão etc.
https://goo.gl/maps/cnVT35MQJVM7SQ1DA
https://goo.gl/maps/QuzYiiv7Yrfc5P9x7
https://goo.gl/maps/SsCmv8xuoQXSUqDT6
https://goo.gl/maps/NGFiHsyMmo9z99mU9
Sc.
Direct link:
Aldeia Marinha Vale Carvalho-Sertã
-
...Desde 2017 que os habitantes desta Aldeia, para comunicarem entre si, utilizam o lume,
como faziam no tempo da Monarquia, os habitantes das Serras de Alvaiazere.
Existem Livros que falam do assunto.
https://www.rtp.pt/play/p5337/e413389/pros-contras/751829
Sc.
Direct link:
A condição dos Anciães século XXI
-
Caos no cartão de cidadão. O governo defendeu-se; a culpa é dos portugueses madrugadores
que fazem filas antes da abertura. Perante esta comédia, a pergunta era inevitável: para
quando uma ministra da Saúde a culpar os doentes pelas listas de espera?.
Aconteceu: Marta Temido, confrontada com as cirurgias em atraso, falou no envelhecimento
população. Compreendo. Se os portugueses não tivessem esta tendência para durarem mais do que o estritamente necessário, não havia atrasos.Infelizmente, a nossa raça não se conforma em morrer aos 60 anos. Com a ganância própria dos velhos, quer chegar aos 70-- e
depois, só para chatear, exige tratamentos para chegar aos 80!. Que fazer com esta nova versão da "peste grisalha"?.
Eu, se fosse a ministra, só aceitava portugueses saudáveis nos hospitais. Esta ideia de uma
Saúde universal, pública e tendencialmente gratuita só serve para alimentar maus vícios.
Colonista; João Coutinho,Correio Manhã 06/07/2019.
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Ora viva Saintclair,
Passa sem me falar ? Ou estarà a fazer os preparativos para a guerra futura com os espanhois ...
O confrade Zé Maria tem anteprojectos de beligerância que me metem medo. Jà recusa de ser "hermano" deles. No tempo do Franco e do Salazar estivemos pertinho de refazer a unidade peninsular. Eu tinha uma tia, por casamento com um tio paternio, que era muito muito intima com a Maria Guardiola Esta ùltima foi até madrinha do primogénito dos meus tios. As conversas iam muito a miude a esse sujeito.
Era nos anos 40. Um abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Venho confundida e muito embaraçada corrigir as tolices que fiz na mensagem precedente. A amiga intima da minha tia era a Dra Regina Quintanilha, braço direito da Maria Guardiola. Vi muitas vezes no Porto e em Lisboa a Dra Regina Quintanilha, mas nunca conheci a Maria Guardiola. Ouf! Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa. Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Logo que possa escrevo a preceito sobre vários temas.
Fico feliz por nos ter visitado, este espaço de convivio
e troca de "favores" está muito parado, o que se passa
com esta gente?.
Quando aqui aparecem, alguns utilizadores fazem lembrar
a ida a uma loja de conveniência.... ou até ao Super, aviar
umas compras, e nem deixam rasto, etc.
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà, caro Saintclair,
Realmente andam as coisas muito paradas; Eu aproveito para escrever para o blog e, ao mesmo tempo para trabalhar na minha àrvore. Sabe o que acabo mesmo de descobrir ? Descendo também do Conde Andeiro, o famoso galego amante da Leonor TELES. Aquele que foi apunhalado pessoalmente pelo Mestre de Avis, antes deste se tornar o rei D. Joao I.Tenho que dar muito tempo para escabichar estes antepassados, que me ligarao aos Tavoras e aos Vilhenas. Seria pela filha dele e ,da sua mulher, uma MOSCOSO. . A filha era uma Teresa ANDEIRO.Deseje-me coragem. Abraço Natércia
Direct link:
Cortes de Coimbra 1385
-
...As cortes terão sido realizadas em Santa Clara-margem esquerda Rio Mondego, ou no
espaço fisico onde hoje se encontra a Sala dos Capelos Univ. Coimbra?
https://www.rtp.pt/play/p5656/e410515/visita-guiada
Sc.
Direct link:
Cortes de Coimbra 1385
-
Caro Jorge;
Em 3 de Março de 1385, entrou em Coimbra D. João, mestre da ordem de Avis, para assistir às cortes para qui convocadas … «… chegou a par de Santa Clara … E foram-no receber, com mui grande procissão, e com mui grande honra que lhe fizeram, e ia vestido pontificalmente D. Lourenço, bispo de Lamego … a rogo do deão e colégio da Sé de Coimbra, e a rogo do concelho da dita cidade, e os muito nobres e honrados colégios e concelho e muitos jogos e trebelhos que lhe fizeram. E vinham aí com o dito mestre de Avis, muitos cavaleiros e muitos escudeiros dos quais vinha aí Nuno Álvares … e como o sobredito D. João, mestre de Avis, viu a sobredita procissão vir de cima recontada, desceu-se das bestas, mui humildemente, e fincou os joelhos em terra, e beijou a cruz, e veio com a procissão mui honestamente de pé, e entrou pela mui nobre cidade de Coimbra, e levaram-no aos paços da Alcáçova sua».
Em 6 de Abril de 1385,D.João foi coroado rei na igreja de S.Cristóvão,[antiga Rua do Correio,]
parte Alta da cidade.
No mesmo dia se lavrou o auto da eleição de D. João I no Paço da Alcáçova nesta cidade. Nele figuram, como representantes do concelho de Coimbra, Afonso Domingues de Aveiro e Gonçalo Esteves Ferreira.
Fontes;
Loureiro, J.P. 1964. Coimbra no Passado, Volume I. Coimbra, Edição da Câmara Municipal, pg. 243 e 244
-
Assim, parece muito estranho que o programa "Visita Guiada" da RTP , na pessoa de Paula
Moura Pinheiro, venha dizer que as Cortes Coimbra de 1385. se efectuaram no espaço fisico
Sala dos Capelos, quando terão sido no ex-conv. S. Francisco Ponte, bem junto à margem
esq. rio, onde esteve a antiga ponte de ferro,[reconvertida para se poder passar rio Ceira.]
A Camara de Coimbra reconverteu o espaço onde decorreram as Cortes, dando o nome à
respectiva Praça.
O Prof. Gouveia Monteiro explica como decorreram os trabalhos das Cortes, entre Março e
Abril de 1385 etc.
https://www.rtp.pt/play/p5656/e410515/visita-guiada
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito obrigada, caro Saintclair. Regalei-me a ouvir este historiador falar duma época apaixonante. Confirmou-me vàrios dados que tinha e a novidade veio principalmente do que nos disse do "Santo Condestàvel". Mande assim de vez em quando uns momentos de "palestra" que caem tao bem !
Abraço Natércia
Direct link:
Cortes de Coimbra
-
Natércia;
A nossa história, por efeitos de " Turismo", está a ficar como a de Espanha; "Toda invertida".
Todos já lemos que as Cortes de Coimbra de 1385, se realizaram em Stª Clara, no edificio
[anexos] do extinto Mosteiro de São Francisco da Ponte, paredes-meias com a antiga Ponte de
Pedra,[romana].
Vendo e ouvindo os protagonistas do video, as cortes teriam sido realizadas no espaço fisico
da Sala dos Capêlos etc.
D. João I foi coroado Rei de Portugal, na extinta Igreja de S. Cristóvão, depois reconvertida no
Cinema Sousa Bastos, e de seguida a comitiva iniciou o percurso até ao pequeno palácio de
Alcáçovas, hoje fazendo parte das instalações da Univ. Coimbra.
Assim, entre Março e Abril de 1385, as Cortes estiveram em " congresso" no Paço de Santa
Clara, e só no final se iniciou o percurso: --Santa Clara,-- Igreja S. Ciristovão, terminando no
Palácio de Alcáçovas, [Alta de Coimbra].
http://www.diariocoimbra.pt/files/news/56e371f5b5195.png
Melhores cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Obrigada, Amigo.
Nao tenho tido tempo para mergulhar nos ANDEIROS, e nos fins de 1300. Fiquei parada na Galiza, com os TRAVA. Nos Andeiros é uma filha ,Teresa. Nos TRAVA é a "rainha"-regente, Teresa de LEON e a filha Teresa FERNANDEZ de TRAVA, de quem o pai era o Conde Fernan PEREZ de TRAVA. E dizer que nao chamei Teresa a nenhuma das três que tive ! A genealogie estava tao longe de mim, quando elas nasceram. A Alexandra, a Catherine e a Laure. Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
SaintClaire As duras experiências de vida, ensinam-nos a duvidar !
Vou seguindo as suas mensagens, de conteúdos históricos, mas sem intervir, porque em casos como esse das Cortes em Coimbra em 1385, quem pode garantir algo de fonte segura? Limito-me a ler e a imaginar como seriam as pessoas, as casas, os lugares, a vida precária naqueles tempos.
Quanto ás notícias que esses actos teriam acontecido na Sala dos Capelos, quem lá teria estado presente, e de qual teria sido a disposição dos lugares dessas mesmas pessoas na sala, abstenho-me de comentar, porque cada um de nós pode acreditar no que quiser, mas desde que guarde segredo. Quem se manifestar divergente de suas senhorias, só ganhará antipatias.
O primitivo convento de S. Francisco já não existe. O outro mais recente foi “agora” reconfigurado. É a mesma cena da Sala dos Capelos; muito pomposa e modernizada, tanto na estrutura edificada como na decoração, mas actualmente nada tem a ver com a Sala que existia no ano de 1385 .… Até a actual torre sineira da Universidade de Coimbra, substituíu a outra mais modesta, à 291 anos.
Notícias históricas eram relatadas conforme os interesses de quem pagou para serem escritas. Como confiar em notícias com mais de 600 anos… se nem nas de há 60 podemos acreditar tranquilamente ? Os Castelos, Igrejas e outros monumentos, pouco têm a ver com as configurações que tinham há 300 anos…. Mas hoje as pessoas olham para essas “antiguidades” e nem se apercebem disso. Fica bem dizer aos turistas ; “Foi nesta sala que decorreram as Cortes de Coimbra no ano de 1385.” Na minha humilde opinião, em rigor, isso é fantasia.
Cada país reescreve a História oficial a seu gosto, embelezando, dourando ou escamoteando das memórias colectivas as partes negativas. Creio na sua ideia de onde terão decorrido grande parte dessas Cortes, ainda por cima num tempo em que qualquer Papa tinha mais poder do que o Rei, que em tudo dependia da aprovação da Igreja. Vou desfrutando das suas mensagens com as histórias da História, e a viajar no tempo através delas, tendo em atenção as notícias oficiais, mas também o seu contraditório, que nos aguça o alerta para o perigo da crença cega, da verdade única por alguns tida como inquestionável. Em todas as áreas do conhecimento humano, admito que, provavelmente : “Nenhuma verdade é definitiva!”
Cumprimentos. Jorge Santos
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair,
Obrigada por mais esta distração historica. Os amores de Pedro e Inês são tão lindos, que mesmo de maneira repetida, trazem prazer. Não sei se viu na minha ficha que nos meus ascendentes tenho a irmã da Leonor TELES, a D. Maria TELES de MENESES, casada com D. Alvaro DIAS de SOUSA. A infeliz D. Maria TELES, viuva do D. Alvaro, voltou a casar com o filho de D. Pedro e da pobre Inês de CASTRO, o Infante D. João. E este ùltimo acreditando em mexericos fornecidos pela Leonor TELES, sobre infedelidades da irmã Maria, veio a Coimbra e assassinou a pobre Maria, como tinham assassinado a sua propria, mãe, uns anos antes. A minha linha descendente vem do primeiro casamento da D. Maria TELES de MENESES com o D. Alvaro DIAS de SOUSA. Prefiro assim. Não me agradaria descender de um "uxoricida"(?). Abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Eu-Führerschein ohne Test kaufen WhatsApp: +46 72 317 06 22
Der europäische Führerschein ist ein Führerschein, der die vielen in den Mitgliedstaaten des Europäischen Wirtschaftsraums bereits verwendeten Führerscheinstile ersetzt. Es hat den Kreditkartenstil mit einem Foto und möglicherweise einem Mikrochip.
Wie bekomme ich einen EU-Führerschein?
Um einen EU-Führerschein zu erhalten, müssen Sie:
1. Mindestaufenthaltsdauer von 185 Tagen.
2. die Mindestalteranforderungen erfüllen.
3. die medizinischen Mindestanforderungen erfüllen.
4. eine Fahrprüfung bestehen (dieser Fall dauert länger)
Innerhalb von 2-3 Tagen können wir Ihnen einen Führerschein ohne Fahrprüfung geben.
Wir können Ihre Identität ändern oder Ihnen eine andere geben. Wir arbeiten mit professionellen Einwanderungs-Technikern aus verschiedenen Ländern zusammen, die alle biometrischen und lebenswichtigen Informationen unserer Kunden in vielen Datenbanksystemen für Einwanderungsdatenbanken aus verschiedenen Ländern validieren, so dass alle unsere echten Dokumente echt sind.
Wir können Ihnen andere Dokumente wie Reisepässe, Personalausweise, Aufenthaltsgenehmigungen, Geburtsurkunden und andere Unterlagen zur Verfügung stellen.
WhatsApp: +46 72 317 06 22
Website: http://fuhrerscheinonlinekaufen.net
https://www.buyeurodocumentsonline.com
https://www.buydocsonline247.com
E-Mail: info@fuhrerscheinonlinekaufen.net
Kontaktieren Sie uns, wenn Sie eine neue Identität wünschen.
BESTELLEN SIE JEGLICHE UNIVERSAL DOKUMENTE IHRER NOTWENDIGKEIT
• PASSPORTE • ID-Karte • Sozialversicherungskarte • Führerscheine • Kanada-Karten • USA-Karten • Studentenkarten • Internationale Karten • Privatkarten • Adoptionsbescheinigungen • Geburtsurkunden • Sterbeurkunden • Scheidungsurkunden • Heiratsurkunden • Sonderzertifikate • Abiturzeugnisse • GED Diplome • Home School-Diplome • College-Abschlüsse • Universitätsabschlüsse • Handelsqualifikationszertifikate • SSN-Nummer bestätigen • Grüne US-Karten • Spionageprodukte • Sprachwechsler • Abhörgeräte • Unsichtbare Tinte • DMV-Aufnahme-Abfrage • Hintergrundprüfung
WhatsApp: +46 72 317 06 22
Website: https://www.buyeurodocumentsonline.com
Website: https://www.buydocsonline247.com
Website: http://fuhrerscheinonlinekaufen.net
E-Mail: info@fuhrerscheinonlinekaufen.net
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Espero que esteja tudo bem.
Os nossos " amigos do Colombo" não
voltaram a dar sinal.
Será que desistiram?
Vá dando notícias.
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia amigo Saintclair.
Vamos indo. O tempo vai ajudando a esquecer o que faz dores. Quase dois anos que estou sozinha. a genea continua a distrair-me muito agradàvelmente. Tenho muito menos coragem para escabichar dados e construir a seguir as historiazinhas do meu blog, mas ainda assim todos os dias venho ao computador.
Realmente os nossos "especialistas" do C.C. andam muito calados. Voltarao a fazer barulho quando houver novo livro à venda. E a lei do gènero. Um abraço e desejos do melhor para si. Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Natércia;
Obrigado pela sua mensagem.
Logo mais voltarei a este espaço.
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
O homem em busca imortalidade
-
Natércia;
Para sua análise, envio estes dois links.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43011009
https://www.bertrand.pt/livro/imortal-jose-rodrigues-dos-santos/23416233?utm_source=Search&utm_medi
--
Havemos de lá chegar, só não sabemos quando!...
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair,
Como quere que uma velhota de 90 anos (en fevereiro proximo) se atreva a comentar os temas que mandou ? para mais, a pessoa de cultura menos cientifica que se possa encontrar... E tambèm a menos tentada por este género de problemas ? Desde que saimos do real, do "plancher des vaches", fujo.
E aproveito para fugir da conversa com o meu amigo, que quiz talvez fazer-me cair numa armadilha. By by
Abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Amigo SAINTCLAIR,
Descobri hà bocado um site em que hà fados, da Amàlia principalmente. Sabia que ela tinha cantado poemas do meu companheiro na criação da "Antigona" de Sofocles/ Antonio Pedro, o poeta Vasco de LIMA COUTO. Eu era a ARTEMISIA e ele o ENCENADOR, personagens que nao existiam no original grego.
Mas hoje encontrei outro poeta que conheci muito bem nesses anos 50. A Amàlia cantou entre outros "A minha terra é Viana" do Pedro HOMEM de MELO. Vou contar-lhe uma anedota a proposito do nosso primeiro encontro.
O meu primeiro marido, Alfredo PIMENTEL, era locutor na Emissora Nacional, e tendo um estatuto de funcionàrio, nao podia "falar" nos postos particulares, que passavam publicidade. Se nao me engano, de maneira despercebida era ele que dirigia os programas de uma estaçao, de que esqueci o nome, mas que se encontrava nos Clérigos. Era ele que escolhia as musicas que passavam e os participantes. Entre estes ultimos, o Pedro HOMEM de MELO, fazia uma espècie de palestra semanal e dava poemas que eram ditos por uma senhora. Um dia, a senhora que devia dizer os poemas, falhou, nao veio, sem justificaçao. O meu marido estava muito aborrecido com a historia, e lembrou-se que eu começava nessa época, a minha participaçao no Teatro Experimental do Porto. Telefonou-me para casa, foi buscar-me e fui eu a "diseuse" nessa tarde. O Pedro H. de M. sentou-se à minha beira, muito atento, e no fim, encantado, dirige-se ao meu marido : " Oh PIMENTEL, que maravilha a voz da sua mulher, é outra coisa que ouvir essas gatas esfoladas, aos berros!". Mas por questoes de contractos, foram as gatas esfoladas que todas as semanas continuaram a ler os escritos do pobre poeta. Pouco tempo, me parece. Um abraço Natércia
Direct link:
Fonte da Cheira-Coimbra
-
Natércia;
Gostei de ler a sua mensagem;
Veja esta zona do Calhabé.....[sabe de onde vem este titulo?]..."calhabé"...
Logo mais volto ao contacto.
https://acercadecoimbra.blogs.sapo.pt/coimbra-a-fonte-da-cheira-73540
Cumptºs
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà !
Se bem me recordo, no meu Alto Minho, nos anos 40-50, essa palavra existia para designar, por exemplo, um carro velho, uma ruina. E isso ?
Este tempo outunal, de que eu gosto tanto, depois da morte do meu Pierre mergulha-me na tristeza ,na saudade, dai a escuta dos fados e dos grandes ares de opera, como o "Nessun dorma"do Pavarotti Eramos grandes apreciadores de musica clàssica ou romântica e fizemos algumas viagens para festivais de Verao.
Os meus pais nao tinham educaçao musical, mas na minha infância, dado o facto de Monçao ser uma vila termal importante, havia teatros com concertos e dramaturgia. Os que vinham para as àguas termais, eram recebidos com "animaçoes" de um certo nivel cultural. Jà na geraçao das minhas avos, o piano era obrigatorio. Eu so fiz uns poucos meses de piano, o solfejo era -me insuportàvel, ainda para mais ensinado por uma freira doroteia... E, tendo como companheiras de curso a Filomena CAMPOS e a Maria da Graça CARDOSO, que, se nao me engano fizeram carreiras profissionais de verdade. Abraço N.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Para ouvir quando precisar.
https://youtu.be/dKvcm2QV9tA?t=4
https://youtu.be/idmwpGl8AFA?t=8
https://youtu.be/661ttt9iqVk?t=24
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Mil vezes obrigada pela atençao.
O da Amàlia jà conhecia. Quanto à Lucilia do Carmo, nem de nome conhecia essa fadista. Tem uma linda voz, muito limpida. Mas, o que me admira a mim mesma é a necessidade que descubro, de ouvir estas historias, que dantes chamava de "faca e alguidar" . E o ouvir a minha lingua, o meu português de que estou tao longe. Descobri também um fado da Amàlia, "Confesso", que quando se ouve, nao nos deixa mais. E uma pequena obra-prima de simplicidade, de frescura e de poesia popular, "o namorico da Rita". Adorei. Se descobre qualquer coisa cantada pela fadista Marcia Condessa, s.f.f. indique-mo. Porque essa pessoa, que fez carreira em Lisboa nos anos em que o fado era so canto para gente de mà vida, era de Monção. Vi-a uma ou duas vezes, no Verão, quando ela visitou a familia, mas claro que, embora tivesse tido êxito na capital, e ter o nome nos jornais, nao era pessoa frequentàvel para a vila. Nunca a ouvi cantar. Era nos anos 40. Guerra em toda a Europa, e mesmo à porta de casa (36-39 em Espanha), e para mim a vida a sorrir-me. Abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito interessante o link que mandou em 6 de Agosto. Tinha-me escapado e acabo de o ver.
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Espero que esteja tudo bem.
https://youtu.be/RU-Z0SiQKgU?t=5
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Amigo,
A fase fadista começa a esvanescer-se. "Uma casa portuguesa" cai talvez melhor. Saiba que a grande escritora Margueritte DURAS, numa fase de velhice em que estava mais em baixo, ouvia repetidamente a cançao "Capri c'est fini". A mim no fado da Amalia, o verso "de rastos a teus pès", dà-me vergonha , e no entanto ouvi-o repetidamente. Mas nao sou a grande escritore e reistente que foi a M.D. Continue a dar noticias e veja se encontra "coisas" referentes au TEP e ao periodo Antonio PEDRO. Muito obrigada por tudo. Abraço Natércia
Direct link:
Maria Severa
-
Natércia;
Segue link para sua análise.
https://geneall.net/pt/forum/167492/assento-de-obito-ajuda-em-uma-frase/#a351203
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Salatinas
-
Natércia;
Tinha ficado por enviar
https://clubepatrimonio.blogs.sapo.pt/36901.html
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito obrigada. Descubro esses salatinas, mas a origem parece tao exquisita. Quem sabe ? Hà assim nomes e palavras que ficam como "disfarçados" durante séculos. Conhece a tradiçao, da festa da COCA em Monçao ? Durante as festas da comarca, là por Maio e Junho, no Corpo de Deus, hà uma batalha entre um cavaleiro Sao Jorge e um enorme dragao, a que se chama Coca. E um bicho de uns metros, onde estao escondidos homens. Hà anos em que a Coca ganha e deita a terra o cavaleiro. Nunca ouvi uma explicaçao historica "razoàvel" a este duelo. Hà lendas, isso hà-as. Talvez o meu Amigo queira deixar Coimbra uns momentos e procurar a origem desta lenda da Coca em Monçao. Se nao me engano hà a mesma coisa na Galiza, talvez em Pontevedra ou Ribadavia. Jà ouvi falar disso. Um abraço Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Amigo,
Quanto ao assento de obito, a minha opiniao é que a falecida morreu de tuberculose. Era uma hécatombe nessas épocas. Eu tenho um trisavô paterno, Antonio TEIXEIRA de MAGALHAES, que veio de VILA REAL para Monçao. Porquê? Na sei, pois nao encontrei dados sobre ele. Era um lindo, lindo homem, de olhos azuis. Pude obter a informaçao que os seus pais, ambos, tinham morrido de tuberculose. E um dos mistérios da minha àrvore esse trisavô. Porque lembro-me que o meu Pai falava de uns dois anos que tinha passado em FAVAIOS, a secundar um feitor da "maior Quinta " de vinho do Porto. As relaçoes de familia com Favaios e Vila Real continuaram durante a vida da minha bisavo, Efigénia TEIXEIRA de MAGALHAES.
Abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Dei umas voltas "virtualmente" pela antiga Rua Pedro Cardoso, Coimbra, gostei do que vi.
Deixo algumas dicas para si.
http://questomjudaica.blogspot.com/2013/12/coimbra.html
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Ora viva !
Dirigir-se a mim num terreno desta natureza, minado, mais que minado !
A Religião, quando se mistura com a Politica, é o Diabo. No entanto foi assim que as nossas nações, cahin-cahaa, se constituiram.
Os franceses que pensavam que a "Laïcité", os tinha posto definitivamente ao abrigo de problemas, descobrem agora a fraqueza do edificio. Na minha modesta opinião o que se passa na Cisjordania e a maneira como os de Israel tratam os Palestinos, dà réplicas até à Europa. Dai talvez o terrorismo...Em tempos de Judiarias e de Mourarias, os cristãos podiam tudo. A Inquisição foi uma mancha indelével !
Se não me engano foi o A. MALRAUX que disse que o nosso actual século seria religioso ou não seria, quere dizer, seria inexistente. A inexistência vamos talvez chegar là por outros meios, pelo problema climàtico. Obrigada por ter pensado em mim, mas confesso que estou pouco inspirada para o comentàrio
Um abraço da Natércia.
Direct link:
Antiga Alta de Coimbra
-
Natércia;
Bom dia.
Finalmente aparece uma explicação para a palavra " Salatina"
http://penedosaudade.blogspot.com/2010/07/alta-de-coimbra-da-antiguidade-aos-dias.html
Cumptºs
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà SANTCLAIR
Hà muita gente a interessar-se pelos "salatinas". A Alta e a Baixa, as tricanas, os futricas. Da discussão sairà talvez uma verdade. Mas penso que vai ser como para o C.C. Para este, quando fiz um artigozinho no meu blog, fiquei bastante perturbada com a hipotese galega, ou seja C.C. = Pedro Madruga. Era a hipotese do Celso de la RIEGA e apresentava tais argumentos, que se ficava abalado. Mas, nao esqueçamos que se fala aqui dos salatinas. Até à proxima, caro Amigo. Um abraço da Natércia
Direct link:
Guillermo García Riega Bellver.
-
Natércia;
Realmente o descobridor Novo Mundo, continua a fazer movimentar
muita coisa...
-
"Foi realizada na sala NEMONON, Villa Pilar, Pontevedra. A sala estava cheia, embora tenha sido notada, a ausência de uma representação das duas associações que pretendem defender a origem galega de Cristóvão Colombo, um tanto duvidosa de entender quando o romance desenvolve todos os eventos que aconteceram na acusação contra Celso García de la Riega de falsificação documental, algo que depois de muitos anos provou que a acusação estava errada. Como eu disse, se essas duas associações não puderem estar presentes na defesa de Celso García de la Riega, acho que estão deficientes em defender a origem galega de Colombo. A história não pode ser manipulada ou deturpada, se Celso García de la Riega foi o pesquisador que desenvolveu a teoria sobre a origem galega de Colombo é um fato que não pode ser ignorado."
https://youtu.be/p0HOm9Ns8R0?t=6
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
A ausência de representantes da tese do C.C. galego, traz perguntas. E dùvidas. Eu continuo a achar alguns dos argumentos deles, muito interessantes. A Agenda dos Reis Catolicos, dando audiência no mesmo dia e mesma hora a Cristovao Colombo e a D. Pedro ALVARES de SOTOMAIOR, conde de Caminha, e conhecido como Pedro MADRUGA. Ele morre pràticamente incognito, num convento, nos dias que seguem a audiência, esperando uma resposta dos Reis. Ninguém se encarregou de pedir o corpo, de fazer o minimo de formalidades funebres.
E estranho !
E anos mais tarde quando o Grande Almirante morre, o corpo, aguardando a viagem para as Indias Ocidentais, para a sua ultima morada, onde passou ele tempos e tempos à espera ? No monumento funeràrio pertencente a D. Fernan YANEZ de SOTOMAIOR, pai reconhecido do Pedro MADRUGA, em Valladolid.
E vàrios outros detalhes que levam para o C.C. galego. Mas para hoje, basta !
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia caro SAINTCLAIR,
So duas letras para invocar o facto, que me parece completamente esclarecido, de o Celso de la RIEGA ter falsificado certas coisas. Esse processo de rehabilitaçao do trabalho dele teve lugar e ele foi totalmente "limpo" em todas as acusaçoes. O problema agora é encontrar os porte- parole eficientes. Abraço N.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Espero que esteja tudo bem.
Não a temos "visto" por cá!....
Gostamos de ler as suas crónicas, vamos
aguardar por notícias.
https://geneall.net/pt/forum/186353/portugal-e-o-segredo-de-colombo-marco-8-2019/#a420403
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Amigo,
Passadas as Festas e as visitas de filhos, netos e bisnetos, é com prazer que volto à conversa.
Que dizer-lhe deste link ? Que é pavoroso. Os serviços sociais não tratam de casos como este ?
Estaremos diante de um caso "especial", em que hà um dominante psicologico ? Ele recusa pensão, mas aceita "vales" para receber bifes ? E exquisito ...
Sinto-me desarmada. Que pensa o meu amigo ? Gostava de ler o seu comentario. Entretanto um grande abraço da Natércia
Direct link:
A Construção Naval e o abate dos Carvalhos Portugal
-
Natércia;
Logo que lhe seja possivel, p.favor escreva sobre os Carvalhos
que existem na sua zona, sei que têm séculos.
https://www.speco.pt/images/Artigos_Revista_Ecologia/revistaecologia_4_art_3_2.pdf
Cumptºs
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Ora bom dia caro Saintclair,
Aqui esta regiao das Landes, antigos terrenos pantanosos, recobertos pela areia, é realmente muito rica em pinheiros, que foram plantados para secar os terrenos e favorisar a agricultura. E, juntos com os pinheiros hà muitos e muitos carvalhos, quercus, se nao me engano; Nos anos de reforma que viveu aqui, junto de mim, o Pierre, com o seu espirito cientifico ( era professor-doutor de Fisica), dedicou muito tempo a tratar do facto ignorado pela maioria, de que a flora constituida pelos pinheiros e pelos carvalhos, estava presente desde hà séculos nesta pequena zona dita do MARENSIN. E, que, portanto, havia diferença entre a floresta das Landes, floresta semeada desde o século 19, e esta zona litoral. Na Associaçao "Mémoire en Marensin" de que foi secretàrio durante anos, fez valer o seu ponto de vista, corroborado por muitos trabalhos de outros autores. O Marensin situa-se, grosso modo, ao norte de Hossegor et vai até Mimizan. A floresta do Marensin seria autoctona, para resumir grosseiramente.
Hà lindos carvalhos, idosos de centenas de anos, mas infelizmente as tempestades, que atacam mais a miùde, tem derrubado muitos. Eu tive que mandar podar severamente os meus, idosos de 2 ou 3 séculos, porque depois das ùltimas tempestades, se mostravam perigosos, com ramos de 50 ou 60 centimetros de diametro que ameaçavam cair. Adoro estas àrvores seculares e confesso que, como o Mitterrand fazia com os de Latche, quando me ausento uns dias, dou-lhes um beijo de despedida e outro no regresso. Um abraço da Natércia
Direct link:
Fábrica Gelo-Serra Montejunto
-
Natércia;
Bom dia.
Veja esta antiga fábrica de Gelo,século XVIII.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Real_F%C3%A1brica_do_Gelo
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Fábrica Gelo-Serra Montejunto
-
Tinha ficado por enviar.
https://goo.gl/maps/VELueL6bz4ZSRv9B9
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito obrigada, caro Amigo,
Nao sabia que havia esses congeladores antigos em Portugal. Conheço um edificio equivalente em Bordeus. Talvez seja um bom investimento, dadas as caniculas que nos sao prometidas. Se quere fazemos uma sociedade. Para si, deve tornar-se logo muito interessante, visto a idade da associada.
Pense bem, talvez seja um dia de sorte. Fico à espera de resposta. Abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natercia;
Essa fabrica de gelo ficava no cume de uma serra, a aldeia mais perto tinha o
nome de Pragança, digo Pragança.
O pessoal recrutado para as terefas era avisado ao som de uma corneta.
Os primeiros 30 homens a chegar eram admitidos para aquela noite.
Chegado o nascer do sol, os aldeões acabavam o trabalho de transporte
do gelo da "fonte" onde se formavam as placas, para serem depositadas
a 100 metros mais abaixo da serra, em tanques com 10 mts de profundidade
e 6 de largura ,para quando cgegasse o verão ser levado para Lisboa.
Bom, logo mais continuo a conversa.
Cumptºs
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://ne-np.facebook.com/visitaguiadartp/videos/real-f%C3%A1brica-de-gelo/337790403815246/
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Toda a explicaçao é muito interessante, mas tenho de constatar que infelizmente recusa a minha proposta .Nesta altura ando a reler as "Recordaçoes de um caminheiro" do meu muito antigo intimo amigo; o advogado Alexandre BABO. E um livro riquissimo, que faz ver a vida politica portuguesa da guerra de Espanha até ao 25 de Abril. E para quem vivia no Porto nos anos 40 e 50, como eu, é um tesouro. Ainda para mais, escrito num português perfeito, que se lê com encanto. De vez em quando vem uma anedocta saborosa, como as sessoes de espiritismo do Joao VILLARET, organisadas em casa de amigos do Alexandre. E de morrer de riso. Ou a colagem de cartazes na rua 31 de Janeiro, seguidas por um policia, quando se preparava a primeira eleiçao presidencial "libre". Antes do Humberto DELGADO. Quando o ar se tornava respiràvel e que se ousavam atrevimentos inimaginàveis um ano antes.
Oxalà nao se repitam esses dias de terror.. No entanto passam-se coisas aqui e ali, por toda a Europa, que levam a ter medo de "remakes" historicos. Abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Sugiro que dê alguma abertura a outros temas, para evitar que o "Espaço Geneal" se torne
numa coisa que até tenho receio em falar!.
O nosso espírito é que conta, a matéria um dia transforma-se em outra matéria etc...
Sabia que na Feira dos Pinhões, Concelho de Ancião, apareceu uma senhora a confeccionar
bolos com farinha de Bolota...[Lande]... são uma maravilha.
-
https://www.herdadedofreixodomeio.pt/produtos/categoria/26/bolota-e-produtos-de-bolota
Envio esta tela de A.Pedro, para sua apreciação.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/3/33/Ant%C3%B3nio_Pedro%2C_A_Ilha_do_C%C3%A3o%2C_1941%2C_%C3%B3leo_sobre_tela%2C_150_x_180_cm.jpg
-
Bom, amahã continuo este tema.
Cumptºs
Sc.
-
Direct link:
Lande
-
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Acorns_-_Quercus_petraea.jpg
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Amigo,
Tem razao. Mas compreende que na minha idade olhar para tràs é automàtico. Nessa pintura do Antonio PEDRO, a influência do DALI é evidente. E a esse proposito, uma das anedoctas do Alexandre, referia-se a essa influência. O A.PEDRO detestava e ia até negar o talento do VILLARET. Essa atitude era uma barbaridade, dado que o Joao VILLARET era um um actor extraordinàrio. O Alexandre atribuia a atitude do PEDRO, a uma historia passada anos antes quando o Antonio PEDRO começou a expor as suas pinturas.
O VILLARET, por causa da influência do "Salvador DALI", falou do A.PEDRO como do "Salvador DAQUI"
O Antonio PEDRO concebeu por ele uma tal "osga", que durante dezenas de anos, sempre o rejeitou como o grande actor que era. Mesquinhices dos meios artisticos. Todos finalmente eram grandes artistas, que ficarao na memoria dos homens. Cruzei-me so uma vez com o VILLARET, um encanto.
Até breve. Abraço Natércia
Direct link:
António Pedro
Natercia;
Bom dia.
Espero que esteja tudo bem.
António Pedro; Realmente foi uma figura
muito importante para o T. Português.
Em programas de tv. etc, ouço falar deste
artista, que como bem sabe, foi Polivalente
em diversas áreas.
Estou a procurar algum material antigo,para
enviar à Natércia.
Até breve,
Cumpts
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia; caro Amigo,
Fico ansiosamente à espera. Gostaria tanto de o rever. Como ele nao teve filhos, lembro-me de todos os contactos que tive com ele durante esses poucos anos de 1953, 54 e 55, como de relaçoes de Pai para uma filha preferida. Quando eu vim para a França, depois de lhe ter recusado vàrias vezes o que ele me propunha como actriz profissional, ele foi ver o meu Pai a Monçao e levou com ele o Dr. Manuel de CARVALHO, que tinha sucedido ao meu Pai como Presidente da Câmara. O Manuel era o nosso primo Manel, médico da nossa familia, principalmente da minha querida Mae, que era a sua prima nao sei em que degrau, pelo nosso lado de Valença. A minha Mae era doente cardiaca e morreu do terceiro infarte em 1974.
O Antonio Pedro, esperto como era, pensou com a ajuda do Manel obter do meu Pai o meu endereço em França. Mas eu tinha "montado" uma autêntica operaçao d'espionagem, utilisando so certos nomes da minha familia, esquecendo o PIMENTEL de casada, que com Natércia, me identificaria logo. Fui Estela PEREIRA.
A minha mae contou-me mais tarde os elogios que o PEDRO me atribuiu... "Eu tinha grande talento para o palco, mas hà outras , muitas que também o têm", "eu era muito bonita, mas hà muitas que o sao", "eu era muito inteligente e culta, e isso tudo junto, na mesma pessoa, hà muito poucas que ele conhecesse"
Imagina--se o orgulho do meu Pai, mas nao cedeu, o Pedro regressou a MOLEDO sem saber onde eu parava em França.
As cartas em que ele tentava convencer-me repetiram-se durante quasi tres anos, Acabou por desistir, e, infelizmente, o TEP entrou num periodo de grandes desavenças. Nunca mais o encontrei, e o acaso fez que numa viagem Monçao-Porto, muitos anos mais tarde, ao passar deante da casa dele, onde eu tinha sido convidada nos anos 50, o funeral dele estava a sair. O Pierre nao esteve de acordo para eu ir ver a D. Manuela, as minhas filhas, pequenitas, no carro, impacientavam-se, e nao fui. E fiquei com mais um remorso pela ingratidao que lhe manifestei. A vida é feita de tudo isto, amor, ingratidao. E so no fim do caminho certos gestos, certas decisoes nos saltam assim à cara, com violência. A minha atitude frente ao Pedro faz parte disso. Um abraço para si Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia car Amigo,
Sou eu outra vez. E uma espécie de SOS que lanço hoje. Se alguns dos confrades tivessem a gentileza de travar conversa comigo, sobre os sujeitos que nos interessam a todos mais ou menos, seria optimo. Sabem porquê ? Porque estou prisioneira no meu castelo, desde jà durante 15 dias, e depois ?
Tenho direito a continuar a ver a minha empregada, mas com certeza so umas poucas horas por dia.
Como jà nao posso guiar carro e que os filhos e os netos estao espalhados por toda a França e... Portugal,vou sofrer muito deste exilio interior forçado. Até breve. Cumprimentos amigos da Natércia
Direct link:
O Castigo recai sobre o mensageiro
-
Natércia;
Para vc. ler e meditar.
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,por-que-o-surto-de-coronavirus-comecou-na-china,70003217688
Cumptºs
Sc.
Direct link:
O Castigo recai sobre o mensageiro
-
https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,por-que-o-surto-de-coronavirus-comecou-na-china,70003217688
-
Direct link:
O Castigo recai sobre o mensageiro
-
Natercia;
Como a Senhora tem bastante cultura, escreve bem etc. , sempre podemos " conversar"
sobre vários assuntos.
Sugiro o tema; Os Lusiadas.
Ainda hoje, existem milhares de portugueses que nunca ouviram falar em Camões, e dos
seus versos etc.
Veja qual tema prefere.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Daemon
https://www.ebiografia.com/cristovao_colombo/
Temos que ter calma, a vida é isto mesmo.
O que passaram os n/ antepassados, sem ter as ferramentas que hoje existem.
É verdade, que a partir da década de 1960, tudo mudou para melhor, no entanto
não nos podemos esquecer que a Humanidade está sujeita a estes contratempos.
Aguardo pelas suas respostas.
Cumptºs
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Logo o primeiro a responder ! Obrigada. Claro que chamando-me eu Natércia, o tema de CAMOES é o mais atraente para mim. Fico à espera evou tomar o meu chàzinho antes de voltar aqui. Abraço Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Para começar a conversa, o amigo Saintclair pode dizer-me o que sabe do grande Luis VAZ e por exemplo, o que é certo historicamente da "Natercia", ou seja da D. Caterina de ATAIDE. Se nao me engano hà dùvidas sobre o que se aprendia durante os anos de Liceu, que era ela a Natércia, musa do poeta. Que progressos teriam sido feitos nos estudos historicos ? Apareceu a Dinamene, e depois ? Um abraço N.
ReplyDirect link:
Camões
Natércia;
Bom dia.
Por motivo de força maior, só agora respondo.
Bom o que preciso é da sua opinião, sobre o
canto V, nos seguintes versos;-- [tradução em
português actual].
-
Trabalha por mostrar Vasco da Gama
Que essas navegações que o mundo canta
Não merecem tamanha glória e fama
Como a sua, que o Céu e a Terra espanta.
Si; mas aquele Herói que estima e ama
Com dões, mercês, favores e honra tanta
A lira Mantuana, faz que soe
Eneias, e a Romana glória voe.
-
Dá a terra Lusitana Cipiões,
Césares, Alexandros, e dá Augustos;
Mas não lhe dá contudo aqueles dões
Cuja falta os faz duros e robustos.
Octávio, entre as maiores opressões,
Compunha versos doutos e venustos
(Não dirá Fúlvia, certo, que é mentira,
Quando a deixava António por Glafira).
-
Estamos todos em quarentena, havemos
de sair vitoriosos sobre o " inimigo ".
---
https://outracoluna.wordpress.com/2017/03/26/a-origem-do-perigo-amarelo-orientalismo-colonialismo-e-a-hegemonia-euro-americana/
Faço votos para que a Natércia esteja bem, dentro do possível.
Obrigado
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Peço-lhe grande perdao. Nao me sinto nada inspirada para comentar. Talvez porque o meu topico preferido, uma quinta maravilhosa de que sou herdeira, eu e um bando de primos. E a Quinta de Santo Antao, em Messegaes, Monçao. Està indivisa entre portugueses e galegos. E, segundo promessa recente do "primo" professor-doutor Antonio de BIVAR WEINHOLTZ, grande matemàtico, novas fontes teriam aparecido e novos dados apareceriam dentro em pouco. Està a ver ? Nao posso deixar esta tarefa para começar a comentar poesia do Camoes... Perdoe-me e nao se zangue comigo. Um grande, grande abraço da Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
So duas palavras para saber se a quarentena se passa bem. Um grande abraço da Natércia
ReplyDirect link:
A Nova Rota da China
-
O vírus nasceu na China. O vírus espalhou-se pelo mundo porque o regime comunista tentou ocultar a realidade.
Estas duas frazes, factuais e óbvias, não podem ser ditas por aí. Há uns tempos, a Agência notíciosa de Pequim aconselhou prudência nas críticas, caso contrário acabavam-se as exportações de medicamentos para os E.U.A. [e, por arrastamento, para a Europa].
Se tivermos em conta que a China produz uma parte substancial dos medicamentos que consumimos, percebemos duas coisas:-- Estamos sob chantagem e devemos pensar em mudar de vida.
Em entrevista à Rádio Renascença, um membro do governo declarou que a primeira lição da Pandomia é não estarmos tão dependentes da China, Verdade. Uma verdade que pode não ser economicamente risonha, no curto prazo, mas que será, a longo prazo, estrategicamente
salvífica para o Ocidente. Só uma Civilização suicida põe a sua saúde nas mãos de uma ditadura.
Reprodução texto colonista,
Correio Manhã, 04/04/2020.
--
https://i-cdn.embed.ly/1/display?key=fd92ebbc52fc43fb98f69e50e7893c13&url=https%3A%2F%2Fstatic.publico.pt%2Finfografia%2F2017%2Fmundo%2Fnova-rota-da-seda.svg
-
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Ora o meu amigo espanta-me, nessa acusaçao tao forte da China.
Sabe bem que aonde hà massas humanas para explorar, haverà sempre exploraçao. O capital internacional encontrou là, o que os europeus encontraram nos séculos passados com a escravatura.
A Africa foi a China de entao.
E que soluçao ? ??
Os que escaparem desta, têm que encontrar as respostas. Um abraço da Natércia
Direct link:
A China engole tudo
-
Margrethe Vestager, vice-presid. c. e. soltou um grito: travem a China, não a deixem engolir
empresas estratégicas, como engoliu a UNU,digo eu. Engoliu agricultura e alimentação [FAO],
o desenvolvimento industrial [ONUDI], as telecomunicações [UIT], a aviação [OACI], quatro
agências presididas por chineses, para não falar da saúde [OMS], presidida pelo seu candidato,o etíope Tedros Ghebreyesus.Nenhum outro país tem,na ONU, sequer um terço da
influência chinesa. É muito perigosa a hegemonia de uma ditadura totalitária, com raízes históricas bem mais agressivas do que a propalada e mítica paciência chinesa.
Texto reproduzido " Bica Curta"-c.manhã-15-04-2020.
https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/todas-as-teorias-da-conspiracao-sobre-o-coronavirus
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Nas paragens onde nos leva, caro confrade, quem pode segui-lo ?
Saimos de séculos de um colonialismo, entramos talvez noutros séculos de um colonialismo diferente.
Assim vai o mundo, enquanto os primatas que o colonisaram tao mal, que martirisaram a natureza, e massacraram a fauna existente, continuam por cà. Mas o fim virà talvez dai, desse desastre jjà perpretado e nao dos chineses.
Diga-me como vai o moral das nossas gentes com esta pandemia. Aqui o que vai ser de temer vai ser a saida da prisao, là para Setembro. As greves, a agitaçao social para guardar e defender os restos do belo modelo social que existia, e foi desaparecendo pouco a pouco, beliscado ou engulido aos pouquinhos pelo capitalismo internacional ( talvez os chineses ainda nao tivessem a prepotência actual)
Até breve, um abraço Naércia
Direct link:
Nação Valente
-
Se Portugal reabrir em Maio, é preciso agradecer aos Portugueses. Forem eles que, antes do
Governo determinar o fecho das escolas, começaram a tirar os filhos de lá. Forem eles que,
antes da declaração do estado de emergência, já estavam avisadamente em casa. Foram
eles que, antes das máscaras serem prioritárias, já tapavam o rosto como podiam. E foram eles que respeitaram cativeiro pascal.Forem os Portugueses e não Classe Política reinante,
qque evitaram um cenário à Espanhola. Sacrificaram-se e adaptaram-se.
Pois bem: sacrifício adaptação é coisa que não se vê na Classe Política reinante. A obstinação
cavernícola de celebrar Abril no mesmo cenário, com os mesmos rituais e com as mesmas caras mostra bem o respeito que os nossos Sobas têm pelo esforço dos Nativos.
O Dr. Ferro, antes de dar lições de democracia aos outros, devia começar por aprendê-las.
Texto extraído C.Manhã 18-04-2020.
Sc.
-
Direct link:
Nação Valente
-
https://observador.pt/opiniao/os-valores-de-abril-na-gaveta-do-sr-ferro/
Sc.
-
Direct link:
Sinais Ciência
-
Natercia;
Espero que se consiga adaptar ao "!novo estilo de vida", estes tempos fazem lembrar a época das Lutas Liberais, segundo contaram os n/ antepassados, havia muitas casas nas
aldeias em que as paredes tinham uma grande expessura, para os donos poderem fazer
os " Sumiços", em que se escondiam do inimigo, alguns acabaram por morrer dentro da
parede, ainda hoje apareçem por vezes restos mortais dessa gente.
Tambem no tempo 2ª G.G. era frequente as pessoas irem de madrugada para a " fila" do
pão, arroz, farinha etc. além de não haver dinheiro, tambem não havia os produtos, tudo na
linha orientação do Salazar, que enviava mantimentos para a Alemanha, [para nos livrar
da guerra]... era a desculpa que o homem dava...
Chegados aqui, estamos ligeiramente melhor,{os politicos não sabem para eles} no entanto
o nosso povo está a dar grande lição a essa classe politica, que parece não encontrar o rumo
certo.
Bom, por hoje é tudo, vamos em frente, melhores dias haverão de vir.
--
Melhores cumprimntos
Saintclair
----------------
Virologista francês diz que o novo coronavírus foi trazido "involuntariamente" de um laboratório sediado em Wuhan.
Ele suspeita de um troço do genoma com presença de VIH.o que suporia a preparação de uma
nova vacina contraa sida
https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2020/04/a-china-pode-ter-fabricado-o-coronavirus-em-laboratorio-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-a-origem-da-covid-19-ck9a6qccs00ch017nzauzut3t.html
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Vamos andando. Cada dia fico admirada ao acordar, pelo facto de ainda cà estar. Quando o tempo o permite, e foi o caso estes dias passados, passeio no meu jardim que é bastante grande, 4.000 m2. E tem lindas àrvores de que jà falamos.
Mas estas teorias complotistas, dirigidas contra a China, aborrecem-me soberanamente. Os americanos, com o maluco que tem à cabeça do Estado, nao me inspiram confiança nenhuma. Deles temos provas de que sao capazes de provocar guerras. Basta lembrarmo-nos das armas de destruçao massiva apresentadas pelo Colin Power na ONU. Agora sao a CHINA e o IRAN que estao no alvo.
Mas creio e temo que certos virus façam limpeza nas populaçoes antes de eles chegaram aos seus fins.
Se fosse crente, diria "valha-nos Deus". Mas nao sou, por isso espero que a salvaçao venha de outro lado.
Um abraço da amiga Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Bom dia Natércia;
...Passei por uma grande-superficie, adquiri os produtos necessários, parece que a normalidade.... começa a dar os primeiros passos...no entanto nada vai ser como antes da
"Covid-19".
Todos os comentadores de referência são unânimes em dizer:
O vírus veio da China,teria havido uma fuga do laboratório,[existem pelo menos dois centros
de ciência na China],que foram visitados o ano passado por Franceses, Americanos ,tendo estes cientistas verificado que havia deficiência em termos de segurança,como saberá a Europa e não só, deixou-se embalar pela vida -regalada, enquanto outros países continuaram
a trabalhar, crescer; chegados aqui; "os que viveram ao som da cigarra"
estão devedores e nem podem reclamar [estão cercados psicológicamente].
Parece que grande parte do Mundo está num grande apuro. Os politicos estão à espera que
a China dê uma boa explicação para o sucedido.
Melhores cumprimentos
Sc.
-------
Riscos do Confinamento:
Repetem-se os estudos em vários países sugerindo que o confinamento não teve impacto na evolução do Covid-19;O pico da taxa de reprodução já tinha passado quando foi introduzido,
ou então chegou numa altura em que não se lhe pode atribuir responsabilidade.
O que, ao mesmo tempo, aponta para a eficácia das medidas de distância social moderada;
higiene,limites-ajuntamentos limites de lotação em espaços públicos,cuidado cumprimentos
físicos. Já o confinamento parede ser ele próprio responsável por mortes desnecessárias: das
mortes excessivas em Março e Abril em Portugal, mais de metade não se devem à Covid-19 mas sim a doenças não tratadas por causa dele, o vírus.
Isto confirma o que já se suspeitava:o Confinamento não se destina a Salvar Vidas, mas a
salvar Políticos da acusação de não terem feito nada para Salvar Vidas. Coisa que não é
independente do estado das democracias Europeias. Tudo começou na Itália, um país em
decadência económica há 20 anos, com uma democracia permanentemente disfuncional e
um governo não eleito: com Salvini a espreitar, o governo não aguentaria sem dar a ideia de
estar a fazer tudo para combater epidemia e decidiu copiar métodos totalitários Chineses.
A partir daqui foi um dominó, com cada país a copiar a Itália para se proteger das ameaças
internas: Coletes- amarelosem França, Separatistas em Espanha, AfD na Alemanha, Extrema-
-Direita na Áustria, etc.
Boria Johnson ainda tentou algo de diferente, o que não seria da Inglaterra do Brexit se
apresentasse muitas mortes sem fazer confinamento.
Em Portugal, o 1º ministro também tentou algo de diferente, mas a histeria social e Marcelo
não deixaram.
Democracias e governos-confiantes teriam sido capazes de explicar que estavamos perante
um risco sério, que requeria comportamentos diferentes e alguma limitação de actividade.
Mas não esta inacreditável destruição das nossas Vidas.
Texto autoria de; Luciano Amaral, C.Manhã 27-04-2020.
--
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà, caro Saintclair,
Que lhe dizer ?
O assunto é tao grave e a minha competência é tao limitada ...
O que penso nao ser de discutir, é que vivemos dias terriveis. Entre tantos possiveis hà também essa hipotese de uma origem acidental chinesa num laboratorio, que faria parte de pesquisas francesas.
Provàvelmente nunca saberemos a verdade.
Mas pensar que um governo, seja ele qual for, tenha deliberadamente posto em circulaçao este virus, isso recuso-me, para jà, a aceitar. Se escaparmos ao COVID 19, talvez um dia vejamos mais claro, o amigo e eu. Um abraço da Natércia
Direct link:
Romper o Cerco
-
O confinamento rouba horizontes, Põe-nos sempre de dedo na ferida: ou gritamos contra
os horrores de Trump ou contra a tutela da China, que tolheu a OMS. Lembro que Taiwan comunicou à OMS, a 31 Dezembro 2019, a transmissibilidade da Covid entre humanos. A
OMS silenciou a informação até 20 Janeiro.
Taiwan não pode existir ou falar: a China proíbe. Romperemos este cerco?
Faz hoje quase 6 séculos, Joana de Arc rompeu o cerco de Orleãs, e voltou a dar o sabor da
vitória aos Franceses na Guerra dos Cem Anos.
Há 75 anos, os Americanos libertaram o campo de concentração de Dachau. Eram cercos bem piores. Estamos obrigados à esperança.
Texto editor Bica Curta-c.manhã 29-04-2020.
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natercia;
Bom dia, como tem passado?
Bom envio este link, para se
animar.
https://youtu.be/znY-BhCoY2I?t=23
https://youtu.be/4hrlLd6AF4I?t=4
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia Amigo Saintclair
Vamos indo, para jà ainda nao encontrei o virus.. Mas devo confessar que estou realmente na prisao.
O que me mandou e que lhe agradeço, nao faz parte do meu mundo teatral. O teatro de revista so o conheci quando tinha dez, onze anos, durante os dois anos que passei em Lisboa. O meu Tio, em casa de quem eu estava para iniciar o Liceu, que nao existia em Monçao, adorava o ambiente do Parque Mayer. Desde que uma nova revista começava, là iamos, a minha tia Ema, ele, o tio Luis, e eu. Jantavamos e assistiamos ao espectàculo. Para mim, miuda, habituada à vida pacata e provincial de Monçao, toda aquela animaçao, tanta luz,tanta musica, as girls como no cinema, tanta carne ao léu, a fazer tudo o que me desaconselhavam, meio nuas... Obrigada por me trazer à memoria essas recordaoes.
Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natercia;
Tinha ficado por enviar, este link sobre uma grande
artista, Ivone Silva.
https://youtu.be/ydnBAcdGoQw?t=4
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
O Novo Imperialismo mostra as Garras
-
Com a crise percebeu-se melhor que a globalização tem também sido um eufemismo para
uma nova fase do imperialismo.
Em destaque está a China. O Slogan "um país, dois sistemas" quer dizer; sistema capitalista
controlado pelo Partido Comunista Chinês. "Globalizou" a China, que explora selvaticamente
as matérias-primas,minerais e madeiras de África:compra empresas em muitos países, muitas vezes por corrupção dos governos, como no Terceiro Mundo: compra grandes
empresas em sectores-chave em países desenvolvidos, como Portugal.
Silenciosamente, o dinheiro Chinês compra meio mundo. Agora, com a crise, mostrou que quer mais, quer propaganda e quer censura nos países democráticos, como a Alemanha denunciou. Quando o leitor vir o nosso Governo falar de mansinho sobre a China já sabe por
quê: o dinheiro manda, a independência e os valores atiram-se às malvas.
O imperialismo Chinês é o mais perigoso : "amiguinho" no discurso,despótico na prática.
Artigo extraido c.manhã 02-05-2020,autor Eduardo Cintra.
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Quem pode negar o que diz o artigo citado ? A China, velho Império faz o que o Capitalismo faz desde a Revluçao Industrial. E o jogo dos Novos capitalismos, é o O Monopoly mundial. E os povos, os que sofrem, os que lutam n as crises, que morrem nas guerras, esses que vao lamber sabao. So conta o dinheiro, os negocios. Recuso-me a dizer dos dois "inimigos actuais", qual é o menos mau. Sou a idealista de sempre, mas o que tenho de constatar é que a China "benificia" de um tratamento digamos "melhorado" no que o amigo nos apresenta aqui. Porquê ? Abraço Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Espero que se encontre bem, dentro do possível.
Veja que todo o mundo "faz ponto de mira" para
o Oriente.
Melhores cumprimentos
Sc.
--
"A China tem sido acusada por ser responsável pela propagação do Covid-19 pelo Mundo, e
para combater a suspeita adopta uma estratégia agressiva em que combina a ajuda sanitária e o descrédito do Ocidente.
Desde que a União Europeia e os E.U.A. foram vítimas do Covid-19, a China com o apoio da
O.Mundial de Saúde, desenvolve a gestão da crise pelo Mundo, propondo-se ajudar todos os
países que o solicitem.
Em resposta ao "Slogan" de " A América em primeiro ", lançado por Trump, o seu homólogo
chinês, Xi Jinping responde com o seu conceito de "Comunidade de destino partilhada pela humanidade".
A falta de preparação na luta contra a pandemia, levou à morte mais de 250 mil pessoas,
espalhadas pelo Mundo e a china utiliza a crise para desenvolver uma estratégia de comunicação que dá a sensação de uma grande generosidade, no entanto só serve para preparar o futuro. Por outro lado, os diplomatas chineses usam uma rara agressividade em
relação ao Ocidente e, de uma forma geral, em relação a todos os países que ousem criticar a china.E tanto assim é que um responsável do Ministério N.Estrangeiros sugeriu,em meados
de Março, que o vírus tinha sido introduzido na província de Hubel pelos americanos.
Alguns especialistas em ciência politica dizem que Xi Jinping pretende edificar uma ordem
internacional que assente sobre os valores chineses.
No interior da China essa agressividade não recebe unanimidade a tal ponto que os chineses
são os primeiros a supor que a propagação do vírus teve origem num erro humano.
Na Austrália, o 1º ministro declarou ter contactado em 22 de Abril, os dirigentes Americanos,
Franceses e Alemães para abrir um inquérito internacional sobre a pandemia.
Nos E.U.A., o Congresso prepara projecto de Lei para pedir uma indemnização à China, uma
vez terminada a gripe.
Um pouco por todo lado crescem suspeitas que Pequim não é transparente nas informações
sobre a origem do vírus, tendo fechado os jornais e os sites da internet que criticaram as regras impostas, mas não fez o mesmo em relação aos locais de venda de sopa de morcego,
segundo informa influente diário alemão,Bil que também acusa Xi Jinping de ser demasiado orgulhoso e nacionalista para dizer a verdade.
As emoções estão ao rubro e já foi afirmado que "se os diplomatas chineses tomam a dianteira é porque eles têm qualquer coisa a esconder".
extrato artigo Jorge Coelho -Diário Coimbra 08-05-2020."
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Ora que Diabo ! Que a China responda, que é de admirar ali?
E preciso termos em conta o passado. A China foi um antigo e grande Império.
E os ataques vindos dos E.U., contendo ameaças economicas, nao lhe fazem lembrar outros do mesmo género, dirigidos a um outro adversàrio ? Ele também un antigo e grande Império ? O Irao està numa situaçao terrivel, o povo sofre pela falta de tudo, com os embargos que lhes impomos todos, a começar pelos americanos, com a àgua benta do Ocidente.
A politica internacional, desde a guerra da Espanha, so me traz mau gosto à boca. Lembre-se da minha idade, 90 anos. Vivia em Monçao. Monçao, onde certos dias, o vento vindo do norte, nos trazia uns "perfumes" exquisitos. Os meus pais tiveram dificuldades para nos explicar esse fenomeno meteorologico.Que era a consequência de um alto feito do acordo politico entre os futuros aliados e os nazis, o "pacto de nao intervençao" durante a guerra de Espanha. Conhece a Historia, nao conhece ?
A Espanha caiu, e Portugal teve de aguentar o fascismo durante dezenas de anos. E a grande, grande 2a guerra mundial, veio fazer o que fazem todas as guerras, matar, matar, desgraçar a Europa. Os dados nesses assuntos estao sempre "pipados" (?). Dispomos de certos elementos e nao de todos.
Por isso, nunca perca de vista que alguém està por traz a tirar os fios e à espera do rendimento.
Bom, fico por aqui, vamos acabar de filosofar sobre coisas que me escapam. Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Há dias passou numa estação tv um programa em que se
falou de António Pedro.
O tema foi; onde teve origem o primeiro Teatro Experimental,
ocorrido em 1953.
Aveiro, Cascais, Porto ou Lisboa:
Foi dada a resposta; Cascais, quando como sabemos foi no
Porto.
Foi explicado que António Pedro levou à cena 3 temas etc.
https://youtu.be/8SCGZlyCjOg?t=4
Espero que goste.
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito e muito obrigada, caro Amigo. Nao faz ideia do prazer que tenho quando ouço o meu querido Mestre. Entre nos, Ele e eu, estabeleceu-se uma relaçao especial, uma relaçao filial. Para mim, uma garota de 23 anos, mas jà mae de familia, o convivio de uma personalidade como o Antonio Pedro, foi um tesouro posto à minha disposiçao. A cultura imensa, e a bondade que ele me deu. Foi a época mais angustiante da minha vida. Durante anos fechada num internato de freiras Doroteias, casada aos 20 anos, mae do meu primeiro filhi aos 21, a liberdade deste meio teatral do TEP, em que pràticamente so havia intelectuais, advogados, médicos, escritores, jornalistas, tudo isso, me trazia num estado segundo. O sucesso da "Antigona", uma paixao desvairada com o Dr. Alexandre BABO, posso dizer que durante uns meses estava "fora de mim" e foi por isso que vim para Paris, onde me inscrevi na Sorbonne e num curso de Teatro "Le vieux Colombier".
Passados uns meses, as saudades pelos meus dois filhos, e o amor, o verdadeiro amor do meu Pierre, que o Destino me fez conhecer no meio estudante do Paris de 1956, levaram-me a voltar a Portugal.
Durante dois anos, pelos meus pais recebi cartas do Pedro, que nao podia encarar a passagem do TEP de grupo de teatro amador a grupo profissional sem a Dalila ROCHA, o Joao GUEDES ... e a Natércia PIMENTEL. Mas a Natércia PIMENTEL portou-se muito mal, recusou tudo o que o Mestre prometia, e respondeu-lhe que a vida dela so valia a pena de ser vivida se fosse em França, com o homem que ali a esperava. Ele ficou muito e muito zangado, ferido mesmo, disse-o ele ao meu pai. De resto, houve uma espécie de limpeza tudo o que testemunhava da passagem da Natércia, desapareceu. Isto foi-me dito anos depois, mas a versao que me foi dada, o autor da limpeza teria sido a esposa de entao do Alexandre BABO. Enfim, nunca mais vi ou falei com o Mestre. Ele nao podia aceitar a ideia de que alguém com qualidades teatrais renunciasse por amor por um ser humano. Agora compreendo-o, estava convencido que o meu romance com o Pierre, ia durar pouco tempo. Enfim, ai enganou-se. E enganou-se mesmo muito, Vim definitivamente para a França em 31 de Janeiro 1957. Nao me arrependi da escolha de entao, nem um segundo. O romance acabou pela morte do meu Pierre em Outubro 2017.
Bom, agora peço-lhe, por favor, que nao me mande mais links como este. Fazem-me bem, mas fazem-me mal. Um grande abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Espero que se encontre bem.
Como tem passado este tempo?
Ficamos a aguardar que nos escreva.
Cumptºs
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà caro Saintclair !
Que tal vai o Amigo, que tal vai Portugal ? A pandemia por aqui vai espairecendo,cada dia menos doentes, menos mortos. E ai ?
O confinamento foi um horror. Para mim, foi aceitàvel, dado que nao està muito longe do meu ritmo de vida. Horas passadas a ler e escrever, um bocado mais de televisao , com bons filmes clàssicos e saidas no jardim para arejar. Saia de casa so um dia, à tarde, para fazer compras de produtos biologicos.
Como nunca se està contente, agora estou contrariada com o tempo, està um calor terrivel. Hoje em Bordeus, estao 31 graus. E eu, o calor, gosto pouco, para cima de 25 ° sinto-me mal. Em Portugal,e era eu jovem, naqueles meses de Agosto terriveis sofri muito. Agradeço-lhe muito o facto de se lembrar de mim regularmente. Que tudo se passe bem para si e para os seus. Um grande abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Natércia;
Fico feliz por se encontrar animada.
Foram tempos difíceis estes 3 meses, porém o
importante é " levar a carta a Garcia".
A Natércia e mais alguns Confrades: [poucos] têm
resistido a não deixar de aparecer no Forum, é bom
sinal.
Vamos com esperança e muita " Garra" em frente.
Obrigado pela sua participação.
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Teatro circo Conimbricense
-
Natércia;
Espero que esteja tudo bem.
Envio este Link para vc. recordar
os seus tempos de atriz.
http://astiascamelas.blogspot.com/search/label/Teatro-Circo
-
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair.
Liguei uma conversa muito seguida com um primo da minha geraçao que me fala do Alto Minho, de Monçao principalmente.
Dà-me imenso prazer, pois falamos de gentes e coisas que conhecmos bem ambos.
Ele e eu vimos da Quinta de Santo Antao em Messegaes.
A meu passado de actriz foi tao curto, que nao hà traços. Por ciumes,nos anos a seguir à minha partida;foi-me dito que a segunda espôsa do Dr. Alexandre BABO, tinha feito mao baixa sobre o que me dizia respeito. Assim fui vitima de uma nanobra de género KGB. Mas o que essa pessoa desconhecia, é que eu tinha renunciado ao teatro por ter encontrado o "homem da minha vida", o Pierre.
Portugal, para mim, agora é so saudades. Regalei-me com o filme "a Herdade" que passou na TV ARTE.
E acho que fisicamente o actor Albano JERONIMO representa valiosamente os homens portugueses.
Pode entrar em competiçao com os "canons" de Hollywood. E pena eu estar a ficar velha... Podemos rir, nao podemos ? Um grande abraço da Tété
Direct link:
Teatro - um espartilho chamado censura
-
Natércia;
Encontrei este artigo do nosso saudoso Morais e Castro,
espero que goste de ler.
https://www.pcp.pt/publica/militant/241/p49.html
Cumptºs
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair
Gostei realmente. Fale-me do TEP, se faz favor. Um abraço da Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia caro amigo,
Fale-me dos anos 50 no Porto. Os anos dos meus vinte anos. Do TEP, do Antonio PEDRO, do Alexandre BABO, do romantismo ambiente, da liberdade que eu descobria, depois de anos num internato que era uma prisao. Foi De Gaule que disse, se nao me engano. que a "velhice é um naufràgio"... Confirmo. Abraços da Natércia
Direct link:
Batalha Aljubarrota
-
...No próximo dia 14 comemora-se a boa pontuação que a Infantaria Portuguesa teve na
batalha de Aljubarrota,
Em Junho de 1385 o rei D. João I de Castela e seus seguidores invadiram Portugal por uns
caminhos de cabras na Beira Alta,acamparam perto de Coimbra no inicio de Agosto para
encherem os cantis no rio Mondego e daí prosseguirem para S. Jorge, já pela antiga estrada
Real.
A nossa tropa veio do Além-Tejo, com o Condestável no comando e na entrada de Tomar para
quem vem dos aviários de Santa Cita, após uns mergulhos relaxantes no Nabão, agrupou-se
com os 999 voluntários entretanto recrutados em Cem Soldos, Pai Cabeça e Pé de Cão pelo
soberano D. João I de Portugal, daí progredindo a toque de caixa até ao sítio da refrega.
A contenda abriu pontualmente ao fim da tarde para dar hipótese ao rei castelhano de pôr-se
a milhas a coberto do breu da noite, o que aconteceu por via fluvial desde a doca de Santarém até Lisboa, e depois por via maritima até ao cais de Sevilha.
A figura mais fracturante deste sucesso militar para as nossas armas foi a de uma tal Brites de Almeida, padeira, corpulenta, nariz adunco, zarolha,ossuda e tão feia que os progenitores morreram de susto quando ela nasceu.
Ao iniciar a cozedura do dia seguinte,deu fé de sete pobres soldados espanhóis refugiados no
seu forno, que torturou e depois assou à mistura com broas recheadas com chouriço. Ora se
a peleja já tinha acabado e cada um só queria chegar a casa, aquilo não era coisa que se fizesse.
Texto retirado artigo opinião
J.Horizonte-Avelar-31/7/2020.
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
>Nunca li coisas assim sobre a padeira de Aljubarrota ! Onde foi buscar isto ? Amizade Natércia
ReplyDirect link:
Padeira Aljubarrota
-
Natércia;
Cumprimentos
Sc.
-
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Aljubarrota.padeira.azulejo.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Padeira_de_Aljubarrota
-
-
Direct link:
Batalha Aljubarrota
-
Natércia;
Pode ver e ouvir o Prof. explicar realmente o que se
passou, na versão de um escritor Francês à época...
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/aljubarrota/
Cumptºs
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Saintclair,
Que simpàtico ter-me enviado este link.
Se é verdade, é interessantissimo. Se é lenda, também o é. Mas que foram fazer os franceses para ali ?
E-de esperar que a nova invasao , que me dizem poderosa, nao enocntre o mesmo fim, todos degolados...Abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Como tem passado, está tudo bem?
Bom, vamos em frente, como diria
Charles Darwin, não é o mais forte
que sobrevive, mas sim o que melhor
se adapte às mudanças.
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito obrigada, caro Amigo.
As coisas nao têm ido pelo melhor. Entro de uma semanita de hospital, onde se encontrou a razao de crises articulares muito dolorosas.Chama-se um condhrome calcio..... Mas claro que na minha idade, é dificil. Muitos medicamentos, nenhuma energia, mas felizmente a presença do meu filho e da minha nora. Fico-lhe muito grata pela atençao. Um grande abraço da Natércia
Direct link:
O lampejo ouvido por Terras Sicó
-
Recordar o que se ouviu no bairro Stº António, matavam os viajantes para os roubar, desprezando os corpos na estrumeira.
O corredor da Estrada Real; [Tomar-Ancião-Coimbra] era minado de salteadores,
propício ao ataque em sitios recônditos no mesmo mau agoiro - estalagens e tabernas,
só escapava o Lázaro. A última estalajadeira no Bairro foi a "Ti Maria da Torre", viveu mais
de cem anos.Fechou portas nos anos 30 do século XX. Antes e, no seu tempo, ali se terá
padecido de "morte matada", graças ao testemunho do homem incumbido da trasfega
em galera de estrume com corpos misturados para terras a Sul do Casal das Pêgas.
Realismo bem retratado noutras estalagens no Livro - Terras de Demo- de Aquilino Ribeiro,
estalajadeiros que iam de noite cravar o coração ao viajante, em corpo cansado, fazendo
desaparecer o seu cadáver debaixo da terra: a Locanda,[Estalagem] ao mudar de dono, no
acaso da cava do quintal, se descobria o cadáver, o que restava do homicídio.
Revela estirpe cruel de estalajadeiros!...Como classificar os do Bairro Stº António?.
Veja-se o caso da Lage Sepulcral branca sem inscrição no corredor da cavalariça--Quem ali
fôra enterrado?.
A cortesia do Genealogista Henrique Dias, com dois registos de óbito sepultados no adro da
Igreja, em 28/3/1735, homem de caminho do correio de Sua Majestade, outro em 31/3/1821,
António Rodrigues dos Santos, fragateiro de Ovar, passageiro da diligência. Sinal de boas
condutas em cenário de morte súbita. Como justificar tamanho desprezo dado à vida humana?.
A ambição do dinheiro fácil a poder precipitar ocasião ao roubo e até morte, em ambiente de
vinho e luxuría, a promover a inclusão de mulheres ao crime, para abrir em 1777, a Cadeia
feminina naquele Bairro.
Após a desactivação do poder na Cabeça de Baixo, sem Lei por perto tenha exponenciado o furto.
Na sementeira do quintal da estalagem vieram à luz peças de ouro e, no soalho da que foi a
Taberna do Casal Galêgo foram achadas 28 Libras! ...
https://geneall.net/pt/forum/169100/criminosas-portuguesas-do-seculo-xix/#a412461
Texto extraido artigo opinião publicado
em 15/11/2020-Jornal Serras Ancião.
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Boa tarde,
Desculpe usar este tópico, mas não sei se viu a minha msg em https://geneall.net/pt/forum/188591/adn/#a429730 .
Se preferir pode responder para o meu email que já conhece.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
O lampejo ouvido por Terras Sicó
-
Rectificação;
... Onde se lê Cabeça de Baixo, deve-se
ler "Cabeça do Bairro".
Sc.
Direct link:
Comandantes: Maya, Mano e Marcelino
-
https://youtu.be/AaA7kPfC5Hk?t=115
https://geneall.net/pt/forum/166559/procuro-o-meu-pai-e-ou-familia-paterna/#a355685
Sc.
Direct link:
Planeta Terra
-
https://youtu.be/1xP4u2izSKs?t=61
https://youtu.be/mIxnuXtP8JM?t=483
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Sinclair!
Nao sei se ja ouviu da historia de uma aldeia (ou de muitos dos Moradores dessa aldeia) que apanharam um homem a roubar e fizeram justica ao mata-lo e o ,pendurar pela cabeca num poco.
Pelo que me e contado isto aconteceu na decada de 30 ou 40 na aldeia de Lavacolhos, no concelho do Fundao. Ainda nao encontrei documentos a comprovar isto mas pelo que os meus pais contaram isto aconteceu. Muita gente do povo, incluindo um dos meus tios ao que parece foram apanhados pela GNR. ele ficou preso no Fundao por algum tempo, e depois libertado.
Jose RODA
Canada
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà amigo Saintclair,
Anda zangado ?
Acabei de fazer as rabanadas (as doiradas) hà apenas cinco minutos. E pensei, com prazer, que gostaria de receber noticias. Aqui vão. A minha doença manifesta-se por crises. Tanto perco uma perna como perco a outra, ou os braços, e entao sao três dias muito desagradàveis No quarto dia, arrebito.
Hoje venho desejar ao velho amigo uma consoada feliz, com saude e alegria. Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro José Roda
Perguntei a uma pessoa de Lavacolhos sobre a sua história, e do pouco que sabe, contou-me o seguinte:
Havia uma família que se escondia de dia, e à noite assaltava hortas, galinheiros e inclusive ordenhava animais. Um homem decidiu dormir na horta para enfrentar os assaltantes e o desfecho,
foi de que, acabou enforcado numa árvore cujos ramos, pendiam sobre o poço.
No dia seguinte, ao depararem-se com a situação, o povo, procurou a família e chacinaram-nos à pedrada.
Mas,para saber mais pormenores, o melhor será abrir um tópico,com o nome LAVACOLHOS.
Boas Entradas
miguel monteiro
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Sr. Monteiro
Muito obrigado pelas informacoes e sobre alguns destes pormenores que eu desconhecia.
Eu simplesmente tinha respondido a este topico por estarem a falar sobre assaltantes, e bandidos que andavam (e ainda andam) por esse Portugal fora.
Tinha ouvido esta historia e pareceu-me interessante porque nao foi de uma pessoa ou uma quadrilha de ladroes, mas sim um povoado que fez justica pelas suas proprias maos. Nao me lembro de nunca ter lido coisa semelhante, pelo menos no seculo 20 em Portugal.
Cumprimentos e um bom Ano para todos.
Jose Roda
Canada
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Estimo que se encontre bem, junto dos familiares.
Logo que possivel volto ao tópico.
Que 2021 seja mais abençoado em relação a este
ano, que está prestes a ir embora.
Feliz Ano Novo.
Obrigada por ter partecipado.
Melhores cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Matércia;
Ẽnvio este link para sua apreciação.
http://novoadamastor.blogspot.com/
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
A criaçao dessa moeda de ouro, o "português", interessou-me bastante. Era coisa totalmente desconhecida para mim. Embora se justifique, como a predominância do dollar se justifica agora. As descobertas tinham
içado o pequeno Portugal a um nivel "mundial". O capitalismo triunfante dos E.U. agiu de mesmo. Perdoe o pouco que lhe respondo, a reflexao e a expressao andam "adoentadas". Custa-me a recuperar... Um grande abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Amigo
Devo ter ficado com remorsos desde ontem, pois logo de manha vim para o forum e redescobri o topico "foto antiga". Que conversa durante anos ! Eu tinha esquecido tanta coisa ! Agora quero so agradecer-lhe tanta paciência e tanta atençao. Muito obrigada por tudo, pela ajuda regular e até breve. Um abraço amigo da Natércia
Direct link:
Foto antiga
-
Natércia;
É bom verificar que recomeça a participar neste Forum.
Segue link,realmente foi um trabalho que correu bem, houve
muita participação dos Confrades.
https://geneall.net/pt/forum/160767/foto-antiga/#a293912
Cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Natércia;
Estimo que se encontre bem, nós vamos indo.....
"minuta das cartas que antigamente nas aldeias deste Portugal
se iniciavam as respectivas....."
Bom. por motivos profissionais e outros, tenho andado arredado deste
Forum. Logo mais volto...
Cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://geneall.net/pt/forum/160767/foto-antiga/#a408394
Sc,
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
oLà, caro Amigo,
Obrigada por pensar em mim, aqui perdida no pinheiral das Landes. A espera da Primavera... Hoje ao meio-dia nasceu em Bordeus a minha quinta bisneta, Charline. Mais de 4 kilos, é perfeitinha disse-me o pai. Mais outra rapariga, a quarta. E um unico primo, Raphael, em Grenoble. O lago VAN segundo o que li pode levar-nos a uma legenda, o caracter historico nao estaria perfeitamente estabelecido. Seja como for, obrigada. Um abraço da Natércia
Direct link:
Nascente rio nabão
-
Para seguir o percurso das Grutas nasc. rio nabão, em Olhos Água-Ancião.
https://www.youtube.com/watch?v=meBOq2iZ_qI&t=1201s
Sc.
-
Direct link:
Museu Rádio- Oliveira Bairro
-
https://vagosonline.org/museu.htm
https://youtu.be/dn5THdK59no?t=3
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia,
Digamos que depois de ler algumas respostas aqui publicadas, achei por bem partilhar alguns aspetos sobre esta quinta e da família Machado.
A famosa Quinta do Poço do Almegue outrora pertencente à família Machado, mais precisamente a duas irmãs, a Sra. D. Leocádia Machado e a Sra. D. Luzia Machado. Era também nesta quinta que por vezes costumavam receber membros da família real portuguesa quando passavam por Coimbra.
Para além desta propriedade, tinham uma outra quinta em Abrunheira nos arredores de Coimbra, com um bonito palacete, sendo que este servia como casa de campo onde passavam longas temporadas.
Com o passar dos anos esta casa de campo veio parar às mãos da minha família, sendo ainda hoje habitada.
Atenciosamente
João Guilherme F. Martins
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
A escolha de uma empresa de apostas https://hellsbet.com/pt/ fiável e legal em Portugal não é difícil, é necessário seguir alguns critérios de selecção. A principal é a análise das lojas de apostas dos jogadores e empregados da empresa. Isto explica porque é que as lojas de apostas estão a crescer rapidamente e as pessoas dependem das apostas no futebol para o dinheiro perdido.
É fortemente aconselhado a certificar-se de que a empresa de apostas com quem joga ou planeia registar-se tem uma licença da autoridade de apostas e apostas desportivas... Uma licença de comissão de jogo assegura a cada jogador que a empresa é minuciosa e regularmente inspeccionada e permitir-lhe-á sempre levantar o seu dinheiro. Uma comissão de jogo fiável para cada jogador, fornecendo conselhos úteis e resolvendo conflitos entre as lojas de apostas e os clientes.
Direct link:
Quinta de S Lourenço - Vale Mosteiro de Cima
-
https://quintaisisa.blogspot.com/search?q=capela+s%C3%A3o+louren%C3%A7o-anci%C3%A3o
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Querido amigo e todos os outros do forum,
Que tenhamos um Natal cheio de alegria, de projectos, enfim um Natal como se tinha na infância.
Sao os meus votos mais sinceros. Os anos vao passando, e os meus primos andam tao calados...
Que hà ? Nao vai ser um desafio de foot perdido que nos vai fazer cair ao chao ! Coragem ! O 23 jà està a dar sinal .! Beijos da velha prima Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Prima;
É um gosto voltar a interagir com a Natércia.
Temos que nos dar por satisfeitos com a prestação de Portugal.
Veja que já "naquele tempo" o D. Sebastião, com as suas ideias
avançadas, apesar de ter recebido presencialmente conselhos,
salvo erro de um monarca espanhol, ainda primo, não lhe deu
ouvidos, e depois foi o que se viu....[claro que o Rei ainda estava
muito verde para poder encetar tal combate], tudo tem que ter o
seu tempo, e bem gerido.
Façamos votos para poder passar o Natal dentro da normalidade,
no entanto, vejo o céu muito cinzento, o ano 2023, como vc.disse
está batendo à n/ porta, que seja bem-vindo.
Agradeço a sua amabilidade, tudo de bom para a Prima Natércia,
vá dando notícias.
Melhores cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Obridaga, muito obrigada pelo presente do Natal.Os meus anos 20, 24 precisamente. Tinham-me dito que numa entrevista , quando ainda ele esperava que eu voltasse, ele tinha falado da minha ausência.
Enfim, era a vida... Agora tenho bisnetos. Um abraço da prima Natércia
Direct link:
Moledo do Minho
-
Prima Natércia;
Agradeço as suas palavras.
"Neste clip, a partir de imagens gentilmente cedidas pela RTP, oportunidade para lembrar Maria do Sameiro Souto nome maior da televisão em Portugal,
podemos dar a conhecer melhor António Pedro, através de José Augusto França e de gente do teatro, incluindo o próprio António Pedro.
Nasceu 09-12-1909, Cidade da Praia, Cabo Verde -17-8-1966, Moledo do Minho
Freqüentou as Faculdades de Direito e de Letras de Lisboa e o Instituto de Arte e Arqueologia da Sorbonne, em Paris. Foi um dos principais responsáveis pelo movimento de ruptura artística que se verificou em Portugal nos anos 1930 e 1940 e, paralelamente, pela introdução de novas correntes, principalmente a surrealista, em conjunto com Antônio Dacosta. A exposição que realizou, em 1940, juntamente com este último pintor e com a escultora inglesa Pamela Boden, chamou a atenção para uma realidade violenta e desordenada, inédita na arte portuguesa da época. Na década de 1950 "exilou-se" no Minho, dedicando-se à cerâmica e ao teatro; entre 1953 e 1961, foi diretor, figurinista e encenador do Teatro Experimental do Porto. A Antônio Pedro se deve também a organização da primeira galeria de arte moderna em Portugal, a UP (1933/1938), em Lisboa. Sua produção estendeu-se ainda às áreas de ensaio, crítica de arte e poesia, tendo sido igualmente cronista da BBC em 1944 e 1945."
https://youtu.be/8SCGZlyCjOg?t=3
Ver também:
http://www.youtube.com/watch?v=2YVB2c...
Sc.
Direct link:
Moledo do Minho
-
http://moledo-minho.blogspot.com/2008/03/casa-de-antnio-pedro.html
https://www.altominho.com.pt/2021/08/18/moledo-e-o-lugar-perfeito-para-homenagear-antonio-pedro/
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-Monte Santa Trega/ Espanha; vista Moledo etc.
https://goo.gl/maps/xXsCRKzDxXaqdY739
---
A Guarda; Espanha, com vista Praias Moledo;
https://goo.gl/maps/K2tEjv7LKdbSy6Us5
---
https://youtu.be/COStm-Oq5hk?t=7
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caminha, Moledo; que anda a fazer pelas minhas terras ? Que prazer este passeio pelo meu pais !Obrigada Natércia
ReplyDirect link:
Caminha e Moledo
-
Natércia;
...Andava eu [virtualmente] a tentar encontrar um angulo que do
Monte Santa Trega, se conseguisse vislumbrar Moledo, quando
olho para a m/ tv. e vejo a praia de Moledo, com o Monte Stª Trega
a 4 km, e o maestro Antonio Vitorino a caminhar na areia da praia,
com Fátima C. Ferreira, programa rtp play. Nem queria acreditar em
tal coincidência.
https://goo.gl/maps/xXsCRKzDxXaqdY739
https://www.rtp.pt/play/p10074/primeira-pessoa
Sem sair de casa, graças ao progresso, conseguem-se maravilhas.
Não pode ser tudo mau...
Melhores cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Realmente, que coisa engraçada ! Hoje de manha lembrei-me de gente que talvez conheça, o poeta Rui FEIJO, que era casado em segundas nupcias com uma amiga de praia minha, a Guida GRACA. O RUI era "afilhado" do Antonio Pedro. E a Guida era filha do Dr. GRACA, que possuia uma clinica em Braga. A Mae era francesa, LARCHER.E como o mundo é pequeno, um dos meus pretendentes, no Porto, quando eu era estudante, casou com uma irma da Guida, a Helena,(chamada Bébé em Ancora). Foi o grande médico professor Dr. Antonio da ROCHA MELO, um encanto de homem, mas que nao era o meu tipo de homem.
Todos jà foram embora, e so deixaram saudades. Um abraço para si Natércia
Direct link:
Moledo do Minho
-
Natércia;
"Tinha muito gosto que visse o 2º video que seguiu m/ mensagem Nº
-#444699 | saintclair | 12 Dez 2022 19:01: e que não conseguiu abrir: "
-
Bom dia; estive analisar o video https://youtu.be/8SCGZlyCjOg?t=3 , e para se poder ver um 2º video, que
está inserido neste, vá s.f.f. parte esquerda imagem escrita video e clic seta MOSTRAR MAIS;
"2050 visualizações 24/06/2011
www.cidadevirtual.pt/cdl
António Pedro- Pintor, Escultor, Encenador, "Cidadão do mundo".
Contributos para dar conhecer a Vida e a Obra de António Pedro;" ... [ mostrar mais ] ...
----
Depois como sabe, aparece todo o historial, e no fim um endereço video; este:
http://www.youtube.com/watch?v=2YVB2c.... Carregue cima desse link para reproduzir a imagem e som,
aparece elementos de Maria Sarmento Souto, conhecida RTP, Casa Pinhal a 50 metros Praia Moledo,
Casa onde viveu A. Pedro, Painéis decorativos etc.
Tem que ser assim para poder reproduzir video....
Cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Moledo-Casa A. Pedro
-
https://goo.gl/maps/9yZoPtaFuwQngRdz9
https://goo.gl/maps/pp76sa61ePtG2Jot7
https://goo.gl/maps/QY82bZWVgYvnvV8q8
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito obrigada. A casa do Antonio Pedro traz-me à memoria o melhor bacalhau que comi na minha vida.
Ele e a esposa tinham-nos convidado, ao Alexandre BABO e a mim. Discutimos teatro durante horas. O Alexandre levou-me depois até Monçao, onde fiquei uns dias. Muito e muito obrigada por me abrir de novo certas entradas. Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
...Depois diga-me se conseguiu ver o video;
----
""Tinha muito gosto que visse o 2º video que seguiu m/ mensagem Nº
-#444699 | saintclair | 12 Dez 2022 19:01: e que não conseguiu abrir: "
-
Bom dia; estive analisar o video https://youtu.be/8SCGZlyCjOg?t=3 , e para se poder ver um 2º video, que
está inserido neste, vá s.f.f. parte esquerda imagem escrito video e clic seta MOSTRAR MAIS;
... No fim do texto aparece um Link, CARREGUE NESSE LINK...... e logo começa a projecção filme.....
Cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Casas Pinhal- Painéis decorativos
-
Casa em miniatura, no perímetro jardim, decorada com painéis
no tempo de António Pedro.
https://goo.gl/maps/AYdfA6ogxf9afMyd9
https://www.youtube.com/watch?v=2YVB2cuqUH0&t=0s
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Nao consegui seguir as suas indicaçoes. Sou uma ignorante nestes assuntos desde que têm tecnico. Perdoe-me se faz favor. Um abraço da velha prima Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima;
Para ser fácil para a Natércia, já resolvi o problema, aí vai o video
da Casa A. Pedro, é só abrir......
https://www.youtube.com/watch?v=2YVB2cuqUH0&t=0s
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Que coisa linda ! obrigada pelo après midi de sàbado que me oferece. Um abraço Natércia
ReplyDirect link:
Minho
-
Natércia;
...Ouviu falar quando vivia no Minho, nos lenços namorados, em Vila Verde?
Estive a dar uma vista olhos num Blog, acabado de ser editado, se a Natércia o quiser ver, poderei enviar
o respectivo endereço Link.
O ritual dos Lenços dos Namorados e de Casamento nasceu no Minho, as minhotas bordavam o seu enxoval; duas camas de roupa; lençóis e fronhas e uma mortalha com monograma ; toalha grande que servia ao médico ou ao padre, na ida à sua casa e, na morte envolvia o corpo. Já as cores garridas do traje minhoto, das raparigas solteiras, admito recebeu influência com a diáspora vinda de oriente; Rússia e Tibete, onde ainda usam bandeirolas nos cumes, de cores fortes em altares aos seus deuses.
https://2.bp.blogspot.com/-ZONFEwLiy1M/SZLpQlnOa7I/AAAAAAAAACQ/fjseg1e-9Ig/s1600/9%255B1%255D.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0a7SCwlB1HBDi1jo6nqLdbuG6L-QSTWRg5kS4QSF1S9mvtGyxwBbyFupjw3ATNJANDD7uWt8fORdRATkvnjHa28vcZ26AHqdW0jO4S_1we18Pn9T1FYmkkHLlMH8QSmz_SrA62OYlKFUCq_fhn8NSt_CkGcSM7JCzc88zuwWY-iJ-eoEfw_ZItfbt/s4160/IMG_20221202_093242.jpg
Bom fim semana
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Eu participei muiio modestamente aos bordados do meu enxoval. Tudo foi assumido por uma tia solteira e por profissionais excelentes, mas eu desconhecia totalmente essa tradiçao Eu fui professora primaria durante o ano do meu primeiro casamento, depois so retomei uns meses quando vi que tinha que me separar e que o teatro me atria tanto. Anos de tanta angustia, para uma pobre post adolescente ! Mas dispondo de apoios familiais e de um certo bom senso pessoal.Obrigada por tudo Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Durante a minha primerra visita a Paris, conheci a M.H. VIEIRA da SILVA. Foi o meu cicerone de entao, o arquitecto Nadir AFONSO que me apresentou a ela e que me levou à galerie Denise René no dia em que o amigo dele, e colega antigo no atelier do Le Corbusier, o Victor VAZARELI, fez a primeira expo do seu trabalho de pintura. Digamos que o VAZARELI nao lhe nspirava assim tao bons senntimentos. Ele achava-o falso. Nesse dia, comigo, foi adoràvel, até me propunha encontros para os dias seguintes, encontros que eu recusei.O Pierre começava a aparecer no quadro ... e o Vazareli nao me dizia nada. Um abraço da Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
O ensino primário, foi uma das bandeiras do Estado Novo, como vc. bem sabe.
Naquele tempo a vida era difícil para todos, o que havia de ser ensinado com
tempo, método e livros "foi tudo ao monte", mas diga-se em abono da verdade
que o Tonito tinha herdado um grande fardo, grande parte responsabilidade da
monarquia, outra parte da 1ª Republica.
Na 1ª classe havia um só livro, chegados à 4ª classe uma boa 1/2 dúzia, e por
aí adiante.
Recordo que as professoras só podiam contrair matrimónio com um cavalheiro
que tivesse " cabedal" etc., para evitar coisas menos boas na vida futura.
Felizmente que a Natércia encontrou o seu caminho.
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Jà he contei a minha historia com o Michel GIACOMETTTI ? Se quer saber porque " que ele foi parar a Portugal, diga-mo; Um abraço Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Se se leva em conta o que o Michel GIACOMETTI fez na musicologia em Portugal, penso que vale a pena contar como isto se deu.
Foi na noite de réveillon, 31/12, de 55/56, que estando eu em Paris como estudante, fui convidada nemme lembro por quem, para uma festa em casa do explorador de SEYNE LARLENQUE, no XVI ème. Eramos muitos, e um barbudo convidou-me para dansar. Era o Michel, recentement regressado da Escandinàvia. Conversaçao interessante, talvez um pequeno flirt. Mas para ele foi demais, nao me largou mais e nos dias seguintes ia esperava-me à saida da Sorbonne, ficava a moer-me a paciência sei là até que horas..
Durante os meses que passei em Paris nunca consegui desligar. Sempre apaixonadissimo, a querer isto, aquilo, cinema, etc. Como uma relaçao séria começava com o Pierre, era dificil .a gerir,..
Quando as saudades me levaram a voltar ao Pais, ele fez uma tentativa séria de suicidio, 3 dias de hospital. Tive que lhe deixar uma morada em Portugal, e fui-me embora com as ameaças de matar o Pierre, pois na "Corsega é assim que terminam estes assuntos"
De volta na familia, as cartas dele chegavam quasi todos od dias e iam direitinhas para o lixo.
Eu respondia-lhe de longe em longe, e vivia a minha vida, preparando a separaçao do meu primeiro marido. Em 57 voltei para a França, definitivamente, sem que ele saiba.
Arranjei a minha instalaçao aqui de manaira a escapar -lhe se ele viesse à minha procura..
Pelos meus Pais soube que durante anos ia regularmente a Monçao à minha procura, e depois da morte do meu primeiro marido, o meu filho Joao, no regresso do funeral, depois da limpeza da casa, encontrou escondidas, cartas que ele tinha mandado para a minha morada de casada e que o meu marido de entao, guardava para se servir nos tribunais, se houvesse necessidade.Tudo isto é anedotico, o que conta é que ele trabalhou a sério para a musicologia portuguesa e que se deu a um trabalho que merece respeito. E honro-me de ter contribuido para essa obra, involuntariamente; Pobre Micha, era assim que ele era conhecido, que paixao por uma portuguesa que nao lhe retribuia nada. Um abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Conhece esta foto?
https://www.barrosbrito.com/pictures/m_manuela_possante.jpg
https://www.barrosbrito.com/11970.html
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://www.correiodoporto.pt/do-porto/antonio-pedro-e-o-teatro-em-portugal
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
E uma cara que me nao é desconhecida, mas o nome ? Serà a Dona Manuela ? Quando a conheci era ela mais adulta, digamos., Tive sempre relaçoes perfeitas com ela.Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Sim a Dª Manuela.
Natércia; pode p.f. falar desta Senhora: Profissão, Naturalidade, etc.
Pelo que verifico, o A. Pedro ainda conviveu com a Manuela, uns 10
anos...
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
- Natércia;
Veja...
https://www.barrosbrito.com/pictures/ficha_antonio_pedro_costa.jpg
https://www.barrosbrito.com/8891.html
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Ora muito bom dia, primo Saintclair,
Da Dona Manuela nao lhe posso dizer nada, nada de nada. Era pessoa muito discreta, seguindo o seu marido como uma sombra. Como nao tinha filhos, ficava encantada em presença dos meus, o Joao e a Alexandra, que eram crianças adoràveis, bem educadas, sem caprichos.Fui convidada a duas refeiçoes em Moledo. Jà falei daquele bacalhau que comi uma das vezes, e que permaneceu na minha memoria de maneira inefàvel. Posso dizer que nos assuntos de teatro ela nao abria a boca. Perdoe tao pouca informaçao, mas tenho a certeza que nao vai recolher mais, tao discreta era esta Senhora.Talvez um detalhe, na sua ascendencia havia irlandeses, me parece. Dai, o nome SAVAGE. Um abraço da Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Tolice... O SAVAGE està no Antonio Pedro e nao na Dona Manuela; Perdao N.
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
"Seguindo o seu marido como uma sombra."
Pelo que se depreende, a esposa sentia-se invisível
aos olhos do esposo!
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Que maroteira da sua parte, interpretar assim o meu lieu-commun. Mas perdoo, dado os presentes que me tem oferecido até aqui
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Natércia;
...Sabemos que Mário Soares homenageou A. Pedro, sabemos o que
foi a vida deste artista, não será na nossa vida que iremos assistir à
glória deste grande homem, porem dentro alguns anos, Caminha, Moledo,
será notícia..
Bem sei que "Caminha ultimamente tem andado nas bocas do mundo",
pelos piores motivos:
https://www.auroradolima.com/regional/caminha-vai-ter-um-parque-de-ciencia-e-tecnologia/
https://cnnportugal.iol.pt/secretario-de-estado-adjunto-do-primeiro-ministro/miguel-alves/novo-secretario-de-estado-fez-adiantamento-duvidoso-de-300-
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
António Pedro tinha uma irmã, seu nome Tereza.
A Dª Manuela voltou a refazer a vida, depois da partida
Pedro.
Consta no registo MyHeritage,....que Maria Manuela
casou-se com Desconhecido Guerreiro.
Veja estas fotos, têm alguma qualidade.
https://th.bing.com/th/id/OIP.rwNB-_H9aFiahSnRTQMhnAHaKt?pid=ImgDet&rs=1
https://www.myheritage.com.pt/names/maria_possante
https://www.barrosbrito.com/pictures/m_teresa_sav_costa_kid_e_mano_antonio_pedro.jpg
https://www.barrosbrito.com/pictures/necro_antonio_pedro_costa.jpg
https://sites-cf.mhcache.com/t/863/951/54863951/000/000863_138285673od35152eedoen_P_64x64C/mYeBT5RwjydyxWUoCDnBLzUyxgY=/.jpg
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Obrigada pelas fotos, e pela grande novidade de a Da Manuela ter voltado a casar. Isso espantou-me !
Mas sendo eu viuva, e tendo sido tao feliz no estado de casada, compreendo que se reforme um casal
Naquela gente de Ancora, Moledo, Caminha, nao me lembro de nenhum médico Guerreiro. Oxalà ela tenha sido feliz no segundo casamento. Merecia-o. Para si, un abraço do costume Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Que passe um Bom Natal junto dos seus,
são os meus votos.
Obrigado pela sua disponibilidade.
Um abraço.
Melhores cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Que se hà-de dizer do trabalho sobre o Salazar ? Quando se viveu, como eu, uns aninhos deste fascismo português, nao dà prazer nenhum ver esse programa. Traz mau gosto à boca... Como nao conheço nada do lado da politica que ele impunha, abstenho-me de comentar. Um detalhe me parece ter saltado : ele, antes de ser nomeado em Coimbra, nao fez uns votos, ou coisa equivalente, para ir para padre,
ou frade ? Jà li isso em qualquer lado. que teria sido a IGREJA ou o Vaticano que o levaram para Coimbra, dadas as capacidades que priometiam. Um abraço Natércia
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Sim, o tonito andou no seminário de Viseu, cerca de 8 anos depois foi para
Coimbra.
Houve temporal para o Minho, Moledo foi atingido.
A muralha Fortaleza Valença, parte sul cedeu, ficou um caus.
https://www.bing.com/news/search?q=moledo&qpvt=noticias+moledo&FORM=EWRE
https://youtu.be/7YQddI65Z6Q?t=1032
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a-forte_de_Valen%C3%A7a#/media/Ficheiro:Rio_Mi%C3%B1o_y_al_fondo_las_murallas_de_Valen%C3%87a.jpg
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
obrigada pela informaçao. Se nao houve mortos, vamos andando. Um abraço N.
ReplyDirect link:
Valença- Fortaleza Viva
-
A muralha, monumento nacional desde 1928, foi construída entre os séculos XVII e XVIII, e é conjuntamente
com a fortaleza de Viana, Caminha e Monção,uma das quatro grandes fortalezas em que assentavam a defesa
do Noroeste Português.
https://youtu.be/w91LRSRRBmY?t=41
Sc.
Direct link:
Valença- Fortaleza Viva
Natércia;
Os nossos vizinhos espanhóis foram Valença filmar a derrocada muro.
-MURALLA VALENÇA: Así ha quedado la fortaleza de Valença tras el derrumbe del muro (farodevigo.es)
https://www.farodevigo.es/videos/comarcas/2023/01/02/fortaleza-valenca-derrumbe-muro-80615040.html
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Reflexçao feita, é provàvel que o dosssier para a beatificaçao da Rainha Sanra Isabel tenha sido tratado pelo meu antepassado, que tem o tumulo na Igreja de Monçao, O meu 14 avô, Don Vasco MARINHO DE CASTRO, secretàrio particular do Papa Leao X.
ReplyDirect link:
D. Mariana de Lencastre
-
https://www.altominho.pt/es/viver/lendas-e-tradi%C3%A7%C3%B5es/lenda-da-d-mariana-de-lencastre/
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Que Monçao seja terra de muito boa gente, jà sabia, querido Primo. Que as guerillas entre os galegos e os portugueses continuaram durante séculos, jà sabia. Mas dos "feitos" de uma D. Mariana de Lencastre, ignorava tudo. E hà tanta lenda ! Por exemplo a Deu la Deu. Tudo seria lenda e ela nunca teria mesmo existido. Mas continue, se faz favor, a pensar em mim e na minha terra adorada. UM grande abraço Natércia
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Natércia;
Veja que no tempo da m/ primária, havia uma prof. que falava
muitas vezes Deus a Deu Martins--- ou Deu La Deu Martins,
No livro classe havia lição sobre o tema; "ainda
estou a ver a silhueta do castelo"..etc.
E a prima dos lados das Landes, a reavivar a n/ memória.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/Chafariz_da_Danaide.jpg
Obrigado
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Emigração Países Mediterrânicos /// Exílio D. Miguel
-
https://geneall.net/pt/forum/168430/imigracao-portuguesa-ilha-de-salina-ilhas-eolias/#a357447
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia a todos e especialmente ao meu Primo Saintclair.
Sabe quem fabricou essa estatua ?
Foi um dos meus antepassados PEREIRA, os que vieram dos lados de RIBA d'ANCORA para construirem o Palàcio da Brejoeira. Eram dois irmaos "canteiros" de entre os melhores do Pais ( Remédios, Bom Jesus de Braga) era tudo obra dos PEREIRA. Quando a Brejoeira ficou pronta, um dos dois irmaos, o Antonio, casou com uma monçanense, e continuou a trabalhar em Monçao. Entre outras grandes empresas, foi ele que fez toda a aduçao de àgua potàvel para a Vila . No Terreiro, praça maior , edificou um chafariz com essa danae, que incorrectamente chamavamos a Deu La Deu Martins.Esses trabalhos de "obras publicas" deram-lhe muito dinheiro, pois os PEREIRA tornaram-se os monçanenses pagando o s maiores impostos durante geraçoes. Até mim, pouco chegou.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Peço desculpa pelo incidente. A resposta saiu por metade e nao sei como fazer para a mandar completa.
A familia deve ter guardado relaçoes durante geraçoes; casamentos, baptisados, etc. Em Ancora onde ele tem uma estàtua, conheci o contra-almirante RAMOS PEREIRA, respeitadissimo, e a quem os salazaristas guardaram sempre respeito, sendo ele do contra. Eu, naquela idade, ignorava tudo da nossa historia familiar. So pour bribes, uma referências por aqu i, por ali, mas sem explicaçao . Por exemplo, quando se falava na Brejoeia, eu imaginava que meus ancestros tinham vivido là. Bom,, por hoje jà chega; Um abraço da prima tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Vou-lhe enviar um video, ver; tempo: 31:30, em que é feita uma pequena reportagem na antiga residência
Senhorial Condes Castelo Melhor- Localidade Santiago Guarda, Villa Romana século IV,...........[ 2 actores a
representar; João Vasconcelos e esposa, Mariana Lencastre,] em que esta diz que o pai, capitão Gonçalo da
Câmara, Donatário Funchal e a mãe lhe enviam as Bananas etc...
Esta Mariana Lencastre, salvo erro é filha daquela Lencastre de Monção, de que falámos recentemente etc.
Como o Teatro foi a sua paixão, pergunto;
O alinhamento da peça não teria que seguir a ordem cronológica dos acontecimentos?... 1º os actores ao
tempo romano, depois representarem tempo século XVII, [ João Vasconcelos e Mariana Lencastre].
Claro que se percebe perfeitamente o adereço bananas para diferenciar épocas, no entanto aquele acto de
uma época mais recente, em prejuízo dos dois sketches tempo romano, julgo que desvirtua a Cena.
Tenho as minhas dúvidas se ao tempo Capitão Gonçalo Câmara haveria assim tantas bananas na Madeira!
Claro que isto é uma simples análise, serve para divulgar a arte, etc.
-- .
Somos Portugal - Ansião - 29 de janeiro de 2023 | Somos Portugal | TVI Player (iol.pt)
----sketch
Melhores cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Querido Primo,
Queira desculpar a desordem da minha correspondência, mas hà desordens tecnicas; Estou a mudar de computer e enquanto tudo està desordenado, compreende ...
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Querido Saintclair,
Quando quiser retomar a conversa, fico ao dispor. Um abraço da Tété
Direct link:
Era de Cristo
Prima Tété;
Antes que me esqueça; saiba que tenho nas minhas relações
familiares uma Tété;.... pois então, de nome Ana Teresa, rapariga
na casa das 45 primaveras.
Como tem passado?. há dias apareceu-me um tópico, sobre
a data em que Portugal deixou de adoptar o tempo de César!....pois
fiquei ciente que o nosso D. João I, promoveu o evento?... [como diria
o nosso querido Fernando Pessa...." e esta, heim....]".
Maria Faia- Zeca Afonso.
https://youtu.be/9ibLD_C6sWY?t=12
Melhores cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
olà, Primo,
Como està? O meu sobriquet Tété foi-me posto pelo meu avô paterno, Joaquim José PEREIRA junior, que foi o meu padrinho. Sabe como? Natércia (Té), Estela (Té) = Tété. De resto em Monçao, ninguém me conhecia senao por Tété. Um abraço da Tété
Direct link:
MOLEDO
-
https://bussoladetempo.blogspot.com/2019/02/as-velhas-termas-das-caldas-do-moledo.html
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà, Primo ,
Enganou-me com essas caldas. Mas desde que vi que se falava do rio Douro e nao do Minho, vi que eu estava a enganar-me. E interessante fazer assim uns documentarios inesperados. Tive vàrias camaradas de colègio, no Porto, naturais daquela zona, os Gouveia por exemplo, de que a Lucilia era a minha amige preferida. Parece-me que o vinho do Porto era o que fazia viver a familia, no Peso da Régua. Bom, cà estou eu a delirar, tudo issso era hà 80 anos nas Doroteias do Marquês de Pombal. Um grande abraço da prima
Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Natércia;
Vamos dar um salto até à Ínsua, em Caminha;
e aproveitamos para dar uma olhada sobre o
estuário do rio Minho.
https://youtu.be/SLb2VZ3d_mo?t=40
Cumprimentos do Primo.
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Regalei-me. Nao se esqueça que sou dali e qu tenho uma avo, de Caminha, da familia dos PITA ( da Ortigueira, galegos) Que beleza a minha terra do Alto Minho ! Obrigada, obrigada,Primo Saintclair, um
abraço da Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://historiasdeportugalemarrocos.com/2014/08/16/corsarios-portugueses/
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Era o cirurgião dr Luís Santos Guerreiro, natural e morador em Vilar de Mouros, já falecido e pai do cirurgião cardiotoráxico Manuel Guerreiro no Hospital de S. João
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Obrigado pelo esclarecimento, Maria Faia.
Cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Veja se este Julio Condorcet lhe diz alguma coisa.
"Figura incontornável da história de Montemor-o-Velho na primeira metade do século XX, Júlio Condorcet de Carvalho Paes Mamede introduziu o cinema como prática cultural na comunidade montemorense. Pela sua lente, vemos hoje um Montemor-o-Velho de outrora, num documentário da vida local e familiar das gentes da vila."
https://youtu.be/v8oiFU7mo7c?t=2
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://penedosaudade.blogspot.com/2012/11/a-sebenta-uma-instituicao-com-sete-vidas_5.html
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà caro Primo,
Essa aventura do Lindbergh também foi a minha. Tinha eu três anos quando aconteceu; a vila ficou vazia, tudo em carros, a pé, para ir ver os americanos. Como o meu Pai se débrouilait en anglais, foi ele e um amigo, Adriano FREITAS, que fizeram as traduçoes e interpretaçao;. Os hoteis ofereciam a estadia ao casal, mas com certeza, com medo de ladroagem, eles recusaram. Em casa dos meus Pais havia as fotos, nao sei o que fioi feito delas.;Para mim a recordaçao de um beijo da dama e de uma festa no cabelo dele, do Lindbergh. Com 3 anos, eu estava intimidada e nao disse nada, so um "bonjour" em francês que eu ccomeçava a aprender com a minha querida Mae.. Nove meses depois, diziam as màs linguas em Monçao, nasceu-lhes um filho. Nao sei se foi aquele que foi raptado ou outro. Até à proxima Tété
Direct link:
BERNALDINA ANICIA
-
Prima Natércia;
Encontrei esta passagem inserida no seu blog, que gostei de ler:
-
"A romana BERNALDINA ANICIA , minha 14a avò
As primeiras dificuldades começam com o nome : BERNALDINA ou BERNARDINA ?
O mistério aumenta quando a famìlia regressou a PORTUGAL.
Terà ela pisado a terra que o seu companheiro, Vasco MARINHO de CASTRO , tinha deixado tantos anos antes, adolescente confiado pela sua famìlia materna, galega, a dos MARIÑOS, àquele que era então sòmente o Cardeal João de MEDICIS, filho de Lourenço, o Magnìfico, duque de FLORENCIA, mas que foi eleito Papa umas dezenas de anos mais tarde, o Papa LEON X ?
Tudo o que sabemos sobre ela, encontra-se no acto de legitimação dos quatro filhos do Protonotàrio Apostòlico D. Vasco MARINHO de CASTRO, legitimação feita pelo rei D. Manuel I.
O acto que se encontra na Torre do Tombo, sede dos Arquivos Portugueses, é datado do dia 7 de Junho 1511, ( Livro 3 do Registo das Legitimações, fls 93, rol 1038) e diz que a mãe dos filhos de D. Vasco é Bernaldina ANICIA, mulher celibatária. Os filhos são : Pedro, Payo, Joana e Margarida.
A Joana é a minha 13a avò
As pesquisas sobre a Bernaldina, feitas em Portugal, nunca deram mais do que isso. Teria ela falecido em ROMA antes do regresso ? Li algures uma data possivel para a sua morte, que seria 1496.
Se ela participou à viagem para o paìs do seu companheiro , que terà ela sentido ? Um paìs, esse cantinho galaico-português duma beleza agreste incomparàvel se oferecia a ela, mas os esplendores romanos ? Sentiu ela a falta das magnificências, dos monumentos ?
Dado o estatuto de D. Vasco, e as imensas riquezas que ele tinha acumulado em ROMA, os paços urbanos, as quintas proporcionavam-lhes todo o conforto a que ROMA os tinha habituado. As propriedades da famìlia, seja na GALIZA, seja em PORTUGAL tinham acolhido reis e raìnhas, por exemplo a D. Filipa de LENCASTRE, vinda da Inglaterra para se casar com o D. João I, e o rei D. Manuel I, quando ele fez uma peregrinação a Santiago de Compostela.
Mas se me ponho todas estas perguntas, sobre o choque cultural ressentido pela BERNALDINA, se todavia ela fez essa viagem, é porque ela pertencia à « gens ANICIA ».
E falar dos ANICII, é recuar até à Republica Romana, uns séculos antes de CRISTO, é mergulhar nessa Republica, e depois no Império Romano. A VIA ANICIA existe ainda hoje em ROMA.
O primeiro ANICIUS bem identificado é o Lucius ANICIUS GALLUS, cônsul em 160 A.C.
E dito plebeu. Mas nos séculos seguinte, na longa série dos ANICII ocupando os postos mais prestigiosos, sò se fala de aristocratas ( patrìcios, como foi dito pelo ex-Papa Benedito XVI, a propòsito de Gregòrio o Grande, Doutor da Igreja, que pertencia à « gens ANICIA »)
Encontramos Imperadores : CONSTANTINO, JUSTINIANO, JUSTINO II, OLYBRIUS, PETRONE MAXIMO ; Papas :FELIX II, GREGORIO, Sabios : ANICIUS MANLIUS SEVERINUS BOETHIUS, dito BOECE ; senadores e Cônsules, um pelo menos em cada geração.
CASSIODORO, amigo de BOECE, escreveu que a « gens ANICIA », cujo nome significaria « Os ILUMINADOS », « Os SABIOS », era conhecida pelo mundo inteiro, TOTE ORBE.
BOECE, filòsofo, primeiro ministro de Teodorico, tirou proveito dum longo e injusto perìodo de prisão para fazer a tradução de ARISTOTELES. Infelizmente, foi executado logo a seguir. Grande matemático, escreveu também um Tratado de Musicologia, que fez autoridade durante mais de mil anos !
Desta famìlia sairam também vários santos e santas, entre eles S. Benedito.
E por volta do ano 400, na passagem para o século V, vamos conhecer três mulheres admiràveis, uma Avò, a sua Nora e a filha desta última. Trata-se de ANICIA FALTONIA PROBA, viuva de SEXTIUS ANICIUS PETRONIUS PROBUS, cônsul em 371, da sua nora ANICIA JULIANA PROBA, viuva de ANICIUS HERMOGENIANUS OLIBRYUS, um dos dois filhos cônsules de PROBA e da sua neta DEMAETRIAS.
HERMOGENIANUS OLIBRYUS foi eleito cônsul ao mesmo tempo que o seu irmão PROBINUS, em 395.
Quando se deu a morte do Pai, como prova de reconhecimento pela grandeza desse pai, SEXTIUS PROBUS, ambos foram eleitos cônsules, embora ainda crianças. ROMA nunca tinha visto tal acontecimento.
Esse pai, marido de ANICIA FALTONIA PROBA, é dito por CLAUDIEN « o homem polìtico brilhante entre todos », e por MARCELLIN : « Pela ilustração da sua famìlia, pelo seu poder, e pela imensidão da sua fortuna, era conhecido em todo o Mundo Romano, onde ele possuia, dispersos, imensos domìnios »
Essas três mulheres, pela fortuna pessoal, aumentada para as duas viuvas pela fortuna herdada dos maridos, são vistas em ROMA como "Crésus". A famìlia possue efectivamente imensos domìnios, atravès toda a Europa, o Médio Oriente e mesmo na Africa. Em ROMA mesmo, possuem a totalidade duma das sete colinas, o CAELIUM (CELIO). Onde se encontram hoje as Termas de CARACALLA.
A fortuna de que disfrutam confere-lhes uma influência, que interessa particularmente os homens polìticos, os senadores e os religiosos.
Não foi a ANICIA FALTONIA PROBA que foi autorizada a edificar o Mausoléu do seu marido, SEXTIUS PROBUS, mesmo junto do túmulo de S. Pedro em Roma ?
Pouco tempo antes do saque de ROMA pelo visigodo ALARIC, duas mulheres, extrêmamente poderosas,, cristãs entre as primeiras da aristocracia romana que se convertiam à nova religião, começam a interrogar-se sobre a virgindade da filha DEMAETRIAS, sobre a sua condição de viuvas, rodeadas de pretendentes a um novo casamento. Estão desejosas de uma vida de ascese como a dos Padres do Deserto, pensam em vidas monàsticas, como algumas senhoras da « gens ANICIA » tinham jà escolhido, apòs terem abandonado as suas riquezas aos pobres e aos conventos jà existentes ou a criar.
A “nobilitas” romana resiste, no entanto, à adopção do cristianismo. Muito impregnada do culto dos antepassados, de cultura greco-romana, de filosofia, os cargos pùblicos exercidos desde sempre por essas famìlias, como acontecia com os ANICII, tornava as conversões raras e por vezes secretas.
No que diz respeito aos ANICII pensa-se que a adopção do cristianismo se operou pelas mulheres, talvez pela mãe de SEXTIUS PROBUS.
E coisa extraordinària, quem vai guià-las, aconselhá-las, dirigir as opções ?
S. Agostinho, S. Jerónimo, Pelágio, S. João Chrysòstomo.
A fuga de ROMA, depois do saque do ALARICO, leva essas senhoras até CARTAGO, onde elas encontram regularmente Santo Agostinho. A avò, FALTONIA PROBA tem na sua companhia a nora, a neta e vàrias virgens ou viuvas, que a fortuna dos ANICII permitiu resgatar, primeiro aos bàrbaros do ALARICO, e mais tarde a um personagem mais que duvidoso, que se chamava Conde da Africa HERACLIANUS. Esse triste indivìduo vendeu vàrias virgens cristãs, viajando sob a protecção de PROBA, a sìrios traficantes de escravos.
Mais uma vez PROBA salvou-as, resgantando-as de novo.
A correspondência, as epístolas desses santos e de dois Papas, destinadas às Senhoras ANICIAE, deixam transparecer os tormentos na escolha de uma vida de ascese, requisitando o abandono de tanta opulência e o retiro em monastérios existentes ou a fundar, e um segundo casamento.
Os conselhos dispensados não me parecem ùnicamente justificados pelo interesse espiritual das três senhoras ANICIAE. Transparece por vezes também um outro interesse « ad gloriam Ecclesiae », que caracteriserá durante dois mil anos a atitude da Igreja nas suas relações com os poderosos e com a riqueza.
De resto, nesses primeiros tempos do cristianismo pode falar-se de reciprocidade nessas relações, dado que uma vez convertidas, as famìlias da « nobilitas » guardavam o poder.
De que maneira ?
Fazendo nomear os primeiros Condes e Bispos no seio dessa classe social.
Ao Temporal vem juntar-se o Espiritual. Per saecula saeculorum … Amen !
As « dominae ANICIAE » viram-se implicadas em questões d’ortodoxia e de heresia em discussão nesses primeiros tempos do cristianismo. As querelas teològicas fundamentais entre Agostinho, Jerònimo, Pelàgio, Origénio Rufino, João Chrysòstomo tratavam entre outros sujeitos do « libre arbìtrio » e da « graça ». E esses grandes teòlogos tentavam afastar essas senhoras da influência de um tal ou de um tal outro, e aproximà-las dum terceiro.
Somos quase levados a pensar que a adesão da gens ANICIA a uma ou outra das doutrinas discutidas, poderia ter mudado a face do mundo !!!
Mas, descendo de mil anos na escada do tempo e reencontrando a avò BERNALDINA, nascida provàvelmente por volta de 1470, leio que CARLOS QUINTO, viajando na Itàlia, quando là veio para a sua coroação pelo Papa, visitou vàrias vezes uma dama ANICIA, que residia fora de ROMA. Tentou convencê-la de se instalar na grande Urbe, num ,palácio mais em conformidade com o seu estatuto social. O que ela refusou.
A razão de tais visitas ? CARLOS QUINTO conhecia a sua árvore genealógica e sabia que entre os seus antepassados áustriacos, havia um ANICIUS ALIBRIUS. Por isso, o Imperador ia visitar uma prima, de certo modo.
A coroação do Imperador em BOLONHA tendo acontecido em 24-02-1530, porque é que eu me recusaria a fantasia d’ « imaginar » que a dama ANICIA, em questão, fosse a minha cara BERNALDINA, com uns 60 anos de idade, que por razões que nos escapam teria ficado na Itália, quando o resto da família tomou rumo a Portugal ?
Biblio :
– Panégyrique de PROBINUS et de OLLYBRIUS p/ Claudien. Loeb Classical Library 1922
– « PROBA, JULIANA et DEMETRIAS » p/ Patrick Laurence in Revue des Etudes Augustiniennes,
48 (2002)"
-----
Melhores cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Natércia;
Praia da Flórida-Nice...[acabei de vir de lá!...]
https://goo.gl/maps/nU6NwXr3d94V7Do26
---
No seu blog;
https://assets.change.org/photos/7/ba/ce/ENbACekEsBxjGZM-1600x900-noPad.jpg?1528137156
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Foto Inês Castro;
https://blogdetestdemartin.files.wordpress.com/2015/06/220px-8-_rainha_d-_inc3aas_-_a_morta.jpg
https://promenade-dans-mes-quartiers.com/2015/06/09/le-fils-d-ines-de-castro/
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia, querido Primo,
Nao sei que fazer, zangar-me ou agradecer. Desde hà anos tive sempre cuidado de separar as duas actividades, o blog vivia a sua vida . agora é outra coisa. Passei horas e horas à procura de material historico para alimentar as minhas tolices. Mas esse tempo ajudou-me quando perdi o meu Pierre, ajudou-me mesmo muito. Para si, um " muito obrigada" por ter servido de agente de publicidade. A bientôt
Natércia , Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Ainda bem que as circunstâncias acabaram por colocar em evidência tudo o que a Teté escreveu no seu
Blog.
Em tempo ainda falámos no blog, mas a coisa não teve seguimento, e foi a força Natureza cósmica que
se encarregou de colocar à nossa frente este autentico " tesouro" de valiosa informação, principalmente
para as gentes do Minho.
É prova provada que o n/ Portugal está dividido em meia-dúzia de locais muito especiais:
Minho, Porto, Coimbra, Tomar, Lisboa, Alentejo/Algarve. Tudo isto tendo em vista o inicio da Reconquista
Cristã.
Do Norte até Coimbra é uma coisa; De Coimbra até ao Algarve é outra completamente diferente. Bom, mas
estas considerações são para "teses" sobre o inicio da Nacionalidade, e não para o caso que estamos a tratar.
A prima consegue ter registos familiares anteriores, salvo erro à vinda dos Romanos para a Península. É obra.
Já o mesmo não se pode dizer de familias da Zona de Coimbra, Lisboa ou Alentejo, que como sabemos com
as invasões mouriscas etc. tudo foi varrido, nada restou...
https://blogdetestdemartin.files.wordpress.com/2015/04/8573bf0a-1299-4899-87b9-493b8195d96c.jpg
-
Gostei de ler no seu blog, a passagem pelo cineasta Manuel Oliveira e o António Pedro, bem como " aquela
expressão"... Deixa-me ir dar uma volta com o teu chapéu!!! ...."
https://blogdetestdemartin.files.wordpress.com/2015/04/8d0aa480-9f8b-456d-b12a-206351779f5f.jpg?w=187&zoom=2
Ainda bem que as abelhinhas polinizaram as suas flores, caso não tivesse acontecido, não se sabia deste
"autentico tesouro de informação.... A informação no bom sentido, só tem vantagens."
--
Bom, prima Teresa, por agora é tudo, logo mais voltaremos ao contacto.
Melhores cumprimentos.
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
As invasoes mouriscas nao teriam atingido a minha zona galaico minhota. Apos visigodos e romanos, a cristandade prosperou e dominou. No meu blog deve haver muita tolice. Peço-lhe que me indique as que encontrar, nao ficarei zangada, pelo contrario. Mas peço-lhe que nao me baptise segunda vez, nunca me chamei Teresa, essa é a sua prima; eu sou Natercia. Um abraço da Tété
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Prima Natércia;
Podemos dos topónimos, Teresa e Natércia, obter o nickname Teté.
Foi o que deu origem ter chamado à prima ""Teresa""- Isso já estava
"armazenado em bit" na m/ memória, e deu origem a erro.
Veja que, em tempo já tinha ventilado este assunto:
https://geneall.net/pt/forum/159147/quinta-do-almegue-coimbra/#a446212
https://geneall.net/pt/forum/159147/quinta-do-almegue-coimbra/#a416169
https://geneall.net/pt/forum/159147/quinta-do-almegue-coimbra/#a416842
https://geneall.net/pt/forum/159147/quinta-do-almegue-coimbra/#a419287
-
Prima, é um gosto poder interagir com uma pessoa de ideias tão esclarecidas.
Logo mais voltamos ao tópico.
Cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Natércia;
...Ainda estou à espera da sua réplica relativamente à troca
de nome.
Vá, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, sabe
que a n/ consciência não está dentro de nós?....gravita à
n/ volta, em ciclos de energia, ora estamos bem dispostos,
atingimos o pico máximo.....só vemos à nossa frente coisas
boas, etc....o pior é quando deixamos cair o pico para valores
negativos!....
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Perdoe uma espera imposta por uma preguiçosa. Aceite, no entanto, um abraço afectuoso da prima Tété
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Como vai?...
Envio este excerto de texto, que perecer-me que lhe diz alguma coisa.
""A expressão "Não mate o mensageiro" (“Don't Kill the Messenger”) foi proferida por um mensageiro na peça Antígona, quase 2.500 anos atrás por um dos grandes trágicos da Grécia antiga, Sófocles.
Matar o portador de más notícias é uma tradição antiga: se descarrega a frustração no portador, e não êxitava que a originou. Jogo de reis, com destaque para o conquistador implacável Genghis Khan, que não êxítava em matar o mensageiro na hora, quando a mensagem era muito ruim, ou quando ela não poderia ser espalhada. Este é também um jogo para líderes incapazes de suportar uma notícia negativa.""
Ficamos a aguardar pelas suas notícias
Cumprimentos
Primo saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Obrigada, muito, por pensar em mim. Vamos indo. Com as ultimas tempestades tive muito estrago no jardim. Tenho andado à volta com pessoal para cortar troncos, podar àrvores, etc. Distraçoes, poucas. So
sai domingo passado, convidada para um filme, que cita o meu Pierre no générique. E um filme sobre a escritora Christine de RIVOYRE, que era landesa. A realisadora é a charmante e talentosa Sylvie LICARD.
Passei uma tarde muito agradàvel, em boa companhia. E aprendi coisas que nao sabia. Sofocles estava longe ... Os mensageiros portadores de màs noticias, deve havê-los para os lados da Russia, mas para jà nao se sabe nada. Sobretudo que nao toquem no nuclear, isso é que faz medo. Um grande abraço da prima Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Como tem passado?, faço votos para que se encontre tudo bem na zona,
Havemos de recomeçar os nossos diálogos, não perca a Esperança, tudo
se vai resolver.
Melhores cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia caro Primo,
A saude, vamos indo. O moral é outra coisa. Hà como un desânimo, um desinteresse. pela vida de todos os dias. E, muita falta de interlocutores que me interessem. A leitura ainda vai ajudando e o internet, e as peuenas conversas consigo... Esta guerra na Ucrania nao arranja nada, pelo contràrio.Estou também muito demais no Porto, no TEP, no meu romance com o Alexandre BABO, anos de gloria para mim. Tinha à minha volta uma trupe de admiradores, tudo artistas e intelectuais. A vinda para a França parou com isso tudo, e havia so um homem no mundo, o meu Pierre. Desde que ele entrou na minha vida chegou a felicidade total. Passei mais de 60 anos sem uma sombra, sem uma tristeza, a nao ser a separaçao da minha filha, que o pai me confiscou, e a morte da minha querida Mae.Vê a que cheguei ? A confissao.
Mas jà chega por hoje. Um grande abraço da prima Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Natércia;
Vejo, quando vou a conduzir, que muita gente na estrada, em vez de olhar para a frente, para se certificar
que não bate com o carro etc. passa 1/2 parte do tempo a olhar pelo rectrovisor.
Querida prima, se quer ter qualidade de vida, tem que " fazer guerra", nem que seja com o seu estimado
gato, que é como dizer, interagir.
Tem que desligar "esse interruptor" que não deixa passar energia positiva para o seu cérebro.
Quanto a guerras, etc.; se a Prima começar a dar luta a esse " Não vale a pena" de certeza que vai ter bons
resultados.
Aqui; José Augusto--Varanda da Europa:
A propósito, ontem mostraram canais net e tv; O DIA D.... Junho de 1944 etc. bem como a história da Estátua
Liberdade, que a França ofereceu aos United States. Sabia que a estátua inicialmente foi projectada para ser
oferecia ao Egipto?.... aquando da construção Canal Suez.
Cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia, cara Confreira. desculpe , se FF, eu nao ter agradecido a info. Escapou-me. Agradeço com atrazo
Cumprimentos
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Retribuo os cumprimentos e junto um grande abraço. Tété
ReplyDirect link:
70 anos carreira A. Vitorino Almeida em VALENÇA
-
Prima Teté;
Aqui vai a notícia, Maestro Vitorino Almeida, vai estar
em Valença....
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/70-anos-de-carreira-de-ant%C3%B3nio-vitorino-d-almeida-assinalados-em-valen%C3%A7a/vi-AA1ecM
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-https://www.bing.com/ck/a?!&&p=830cfab0d4d4eaeaJmltdHM9MTY5MDA3MDQwMCZpZ3VpZD0yOThk
OGFhYS1iMmJiLTZjNjgtMTIxMS05OTg5YjNkYzZkYzkmaW5zaWQ9NTU0NA&ptn=3&hsh=3&fclid=298d8aaa-b2bb-6c68-1211-9989b3dc6dc9&psq=antonio+vitorino+almeida+em+valen%c3%a7a&u=a1aHR0cHM6Ly93d3cubXNuLmNvbS9wdC1wdC9ub3RpY2lhcy91bHRpbWFzLzcwLWFub3MtZGUtY2FycmVpcmEtZGUtYW50JUMzJUIzbmlvLXZpdG9yaW5vLWQtYWxtZWlkYS1hc3NpbmFsYWRvcy1lbS12YWxlbiVDMyVBN2EvdmktQUExZWNNU08&ntb=1
https://youtu.be/0P9cwRXNxYM?t=3
----------------
Sc.
-
Direct link:
São Dâmaso I, primeiro Papa grande poder cristandade, terá nascido em Idanha-a-Velha
ReplyDirect link:
A Nossa riqueza à época Expansão marítima, é mais aparente que real
-
https://youtu.be/Add_j3YbQ4s?t=3074
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà ! como vai a vida para si ? aqui tenho familia com pequeninos, é um encanto. Quando tiver mais liberdade hei-de ler as videos do
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
desculpe o loupé. nao sei o que foi feito do resto. Ah sim, verei com atençao as videos do professor
Hà geralmente coisas interessantes; obrigada a si por nos proporcionar a leitura; Um abraço da prima Tété
Direct link:
O Futuro é já ao virar da esquina
-
Prima Teté;
... Ora essa... não tem que pedir desculpa....
--- "loupé" ---- acontece ...foi um facto... e não um fato.
O que nos preocupa mesmo, é a situação do clima.
O Mundo anda "embalado" nas tvs. nas redes-sociais, na internet etc.
...Um dia destes, ao colapsar uma infraestrutura, por exemplo a Energia,
todos ficamos " reféns " .... e vamos acabar muito mal. Seria bom que
estivesse enganado.
....O Papa, exortou os Jovens a não terem medo....serão eles que terão
que lidar com esta " inquietação", dentro de 5/10 anos.
Vamos ver o que será o ano 2024.
Melhores cumprimentos
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia querido Primo. Agradeço-lhe o qu e mandou sobre Olivença. Aprendi muita coisa que desconhecia. Como vai andando? O calor hoje està de morrer..Segundo as noticias, em Portugal sao os incêndios
que começam. Onde vamos parar? Que Terra deixamos para os netos ?E paa mim jà bisnetos.
Umabraço da prima Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://omny.fm/shows/preterito-imperfeito/epis-dio-um-o-navio
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Olivença, afinal possui um património arquitetónico de muito valor.
Nós portugueses somos assim, na altura da G. Restauração, fomos
a Espanha e demos cabo deles, depois deixámos tudo, bom mas isso
já lá vai, são outros tempos.
Veja o coração do Papa Francisco, numa Rua de Fátima, onde não
faltam estátuas e mais estátuas.
https://goo.gl/maps/cDuiu7Mczgiaxd6P6
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
O link sobre o esclavagismo agradou-me muito e parturbou-me. Quantas vezes, aqui em França, me faço atacar a proposito dos escravos que "mandei" para o Brasil .Porque quando os franceses tentaram para os lados do Maranhao, se nao me engan,o,, "roubarnos" o Brasil, era so por motivos humanitàrios...
Que a questao seja estudada a sério, que boa coisa; Mas o grande problema vem a seguir, as compensaçoes financeiras, as indminisaçoes. Como calcular um dano destes ? Talvez desse lugar a discussao mais inteessante que a do C.C. Um grande abraço da prima Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Boa Tarde
A propósito de indemnizações, os franceses queimaram em 1810 os arquivos paroquiais da minha freguesia e freguesia vizinhas, lá para os lados de Almeida.
Quanto à escravatura, num livro que li ontem, deparei com a frase: "O comércio de escravos permitiu aos governantes africanos acumularem riqueza ... " O autor é Chapane Mutiua, nome bem africano.
Com esta estória de só enaltecermos as ações negativas dos Descobrimentos, estamos a dar cabo de tudo o que ainda nos resta: Camões e Fernando Pessoa, inclusive.
"Oh mar salgado... quanto do teu sal, são lágrimas de Portugal".
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Tinha ficado por enviar;
Painel de azulejos da comemoração da vitória dos portugueses contra os espanhóis na Batalha da Restauração no Montijo, em Badajoz, em 26.05.1644
https://4.bp.blogspot.com/-Y8bORauvT8I/VTQOHUmIjwI/AAAAAAAAr6o/HAXj2ndNGmw/s1600/Batalha_do_Montijo.jpg
https://goo.gl/maps/HCP7XgU4DHp3S3aH7
-
https://goo.gl/maps/cV6SbpP1T4XrUFpo9
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Natércia;
A propósito dos n/ vizinhos; hoje passa mais um aniversário da B. Aljubarrota.
Assunto actual; os incendios no Havai.
Veja esta igreja que escapou à fúria do fogo e do vento.
Foto do Google: ano 2019
https://goo.gl/maps/hTM7TeToeQ2XBNKT9
Foto do Jornal. ...após incendio---
https://images.rr.sapo.pt/ayosn-1c77r2005bebcdefaultlarge_1024.jpg
-
"A histórica Igreja Católica Maria Lanakila, na cidade de Lahaina, em Maui, sobreviveu aos incêndios que deixaram um rasto de destruição, naquela ilha do arquipélago do Havai.
Em declarações à Renascença, a lusodescendente Audrey Rocha, da Associação Histórica de Portugueses no Havai, refere-se a um “milagre” no meio de um cenário de catástrofe.
"Esta igreja foi contruída pela época século XIX. É a mais antiga igreja católica em Maui. Claro que a maior parte da comunidade dali tem origem portuguesa e preserva a igreja. É a única coisa que sobreviveu. Ardeu tudo nos dois lados da estrada, mas a Igreja está de pé”, refere.
A edição on-line do jornal norte-americano “Usa Today” escreve que a “Igreja Maria Lanakila permanece de pé, embora se tenha visto fumo a sair da reitoria”.
O mesmo jornal adianta que as publicações nas redes sociais partilhadas pelos habitantes locais ajudam a constatar o estado atual da igreja, através de vídeos e fotos, sublinha que “a estrutura principal parece ainda estar intacta e em boas condições”.
O início da construção do centenário monumento remonta ao ano de 1846.
A Igreja Católica Maria Lanakila é dedicada a Nossa Senhora da Vitória e foi fundada por membros da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, de acordo com o site da Igreja."
Sc.
-
Direct link:
Coração Francisco
-
Caro Monteiro;
Depois de tanta polémica, ainda havia de " sobrar", o caso do
Coração do Papa Francisco, que pelos vistos já vem do ano de 2017.
...Como é possivel que estas coisas continuem a acontecer em Portugal?.
https://cnnportugal.iol.pt/coracao-francisco/papa-francisco/quem-paga-o-coracao-francisco-gigante-homenagem-ao-papa-arrisca-se-a-custar-uma-fortuna-a
--
O que adianta andar a proclamar aos 4 ventos que tudo corre bem etc, se no rescaldo aparecem
estas " inconformidades ".
...Temos o caso da Ponte Pedonal, Parque Tejo, que era bem evitado, se tivesse-mos " gente " capaz de
pensar um pouco mais à frente. Assim como este caso do coração Francisco. Não há dúvida nenhuma,
que a frase proferida pelo n/ saudoso José H. Saraiva, se aplica aqui; " No tempo dos Romanos, os
Magistrados no Senado diziam; " Na Lusitânia, não se deixam governar, nem se sabem governar".
...Infelizmente é uma realidade...
--
"Seis anos depois da inauguração em Fátima, o artista plástico autor da obra vai avançar com uma queixa contra a autarquia e reclamar mais de meio milhão de euros
Fernando Crespo demorou seis anos a recompor-se do abalo que teve nas suas finanças pessoais por ter tido a ideia e assumido a construção de um coração com 22 toneladas de aço em homenagem ao Papa Francisco.
O “Coração Francisco” foi inaugurado na véspera da primeira visita do Papa a Portugal em 2017, e ainda hoje é fotografado por centenas ou milhares de pessoas por dia quando visitam Fátima, num símbolo dedicado ao Sumo Pontífice e ao centenário das aparições.
O problema é que o “Coração Francisco” nunca foi pago ao artista plástico e Fernando Crespo entrou em insolvência, num abalo com epicentro naquilo que diz ser a forma que a Câmara Municipal de Ourém encontrou para financiar uma obra que a autarquia não podia fazer num tão curto espaço de tempo - em dois meses, a tempo da chegada do Papa -, contornando a lei dos contratos públicos.
O mecenas que segundo Fernando Crespo foi encontrado pelo então presidente da autarquia, o socialista Paulo Fonseca, não pagou o acordado e desde aí que o artista entrou num “calvário” para convencer a câmara a pagar uma obra que teria encomendado."
https://cnnportugal.iol.pt/coracao-francisco/papa-francisco/quem-paga-o-coracao-francisco-gigante-homenagem-ao-papa-arrisca-se-a-custar-um
---
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Prima Natércia;
Veja que em Abrantes, os Javalis também
participam da Festa.
https://youtu.be/Tjcoxoe1G-Q?t=2
https://youtu.be/O9TgiYXwUSw?t=24
Como se compreende, casa onde não há
pão, todos ralham e ninguém tem razão.
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
No meu jardim, que haja festa ou nao, se o portao ficou aberto, posso contar com eles. Mas sao bichos enormes, que um dia fiazeram fugir o meu Pierre para casa. Ele tentava afugentà- los e um deles fez-lhe frente e perseguiu-o até a casa. Felizmente, o Pierre tinha sido campeao de 100 metros durante a universidade e durante o serviço militar. Era um grande desportivo, com um coraçao que batia a menos de 40. E no entanto, foi esse coraçao que o trahio. Tardou demais para fazer instalar um pace-maker. Um abraço Tété
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Caro Primo,
Que significam estes silêncios ? Que as causas sejam de vida ordinària, muito bem. Mas que nao haja outra razao, principalmente de saude. Um grande abraço da Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Como tem passado?.
Veja que tive necessidade de puxar o tópico para poder
copiar um determinado endereço, quando voltei novamente
ao sistema, tive uma agradável surpresa, "foi transmissão de
pensamento".
Prima, felizmente está tudo bem, como sabe os tempos vão
mudando, não têm aparecido assuntos com relevo, pelo que
houve este pequeno interregno.
Espero que a Prima esteja bem.
Veja este tópico.
https://geneall.net/pt/forum/191869/ajuda-para-interpretar-um-registo-de-casamento-entre-irmaos/#a449941
Obrigado pelo seu cuidado.
Cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Camilo Castelo Branco
-
... O que se passará com estes autarcas, em 2017 foi a estátua Papa, Câmara de Ourém, agora é a
Câmara do Porto, " Camilo Castelo Branco ".
https://maps.app.goo.gl/wVrB4jfbqNGnAGv6A
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Estátua Joaquim António Aguiar, que nunca foi inaugurada.
... "No tempo E.Novo, várias comissões foram T.Passo,pedir
para que fosse retirada, o que nunca veio a acontecer."
https://maps.app.goo.gl/fAYDavaQmBzK8gYY7
---
Camilo Castelo Branco; " Amor Perdição"
https://maps.app.goo.gl/cPaEzxpJgxUbsq9L7
Sc.
Direct link:
Encontradas espadas romanas
""Arqueólogos em Israel desenterraram quatro espadas antigas, ao escavar uma caverna na Reserva Natural En Gedi, perto do Mar Morto. O potencial histórico dos objetos trouxe muito entusiasmo à equipe.
Os pesquisadores ainda não anexaram uma data exata ao período em que as espadas foram feitas, mas afirmaram que as estimativas atuais foram baseadas em sua [tipografia...]... talvez queiram dizer tipologia?...
https://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/AA1h2oTn.img?w=800&h=415&q=60&m=2&f=jpg
https://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/AA1h2fyh.img?w=800&h=415&q=60&m=2&f=jpg
https://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/AA1h2ifi.img?w=800&h=415&q=60&m=2&f=jpg
https://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/AA1h2dwY.img?w=800&h=415&q=60&m=2&f=jpg
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima;
Para a Teté ver:
https://tviplayer.iol.pt/programa/casamento-real-infanta-maria-francisca-de-braganca/6516f2b8d34e371fc0b829cc/video/6521aa690cf25f99538567d9
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito e muito obrigada, querido Primo.
Deve ter havido esquecimento, porque eu nao fuii convidada. Mas nao faz mal, fico para a proxima. E o Primo foi convidado ? Eu gosto de ver, pelas toilettes sobretudo. Um grande abraço da Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
....Veja isto.
https://www.livrariaferreira.pt/livro/variante-2/?utm_source=Newsletter+Livraria+Manuel+Ferreira&utm_campaign=10e3e72481-EMAIL_CAMPAI
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Olà Primo;
Eu jà recebo tudo da Libraria Manuel Ferreira. Até breve e muito obrigada. Um abraço Tété
Direct link:
King Salman bin Abdulaziz Royal Natural Reserve
-
Prima;
Por terras do Rei Salomão.
https://maps.app.goo.gl/qEjLRbRjpWkh3KGb7
https://maps.app.goo.gl/pTCD1B1pvcSAoNJt5
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Por terras do Rei Lavrador.
https://quintaisisa.blogspot.com/2013/10/feira-de-velharias-em-leiriaque-so-os.html
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Lawrence da Arábia
-
Prima Teté;
,,, Velhos tempos ...
https://pt.wikipedia.org/wiki/T._E._Lawrence#A_Primeira_Guerra_Mundial_e_a_Revolta_%C3%81rabe
https://youtu.be/6foH3Zc82ZQ?t=3
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Muito obrigada, querido Primo, por essas prendas de vez em quando. O Lawrence da Aràbia teve uma vida extraordinària. Aventurosa, como poucas. Obrigada por trazê-lo à minha memoria. Um abraço da Tété
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom dia, caro Primo.
Como vai andando ?Se retomo contacto hoje, é que penso encontrar em si uma ajuda. E a proposito d'ume avo minha. Trata-se de Angela de SA BARBOSA BACELAR, dita bacharel. Bisbilhotei às direitas, àa esquerdas e nunca encontrei explicaçao; No entanto é sempre dita titular de de um bacharelato. Pode se faz favor, regularisar a ficha dela no nosso forum, ou se por extraordinario, isso aconteceu, darnos os elementos justificativos ? Desde jà, sua muito obrigada Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima;
Fui ver e encontrei o respectivo registo. [ sem acesso aos dados.]
Como não tenho acesso ao Geneall Plus, não lhe posso dar mais
elementos.
https://geneall.net/pt/nome/340186/angela-de-sa-barbosa-bacelar/
https://geneall.net/pt/familia/98/bacelar-bacellar/
Tudo de bom para a prima Teté.
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://www.geni.com/people/Angela-de-S%C3%A1/6000000087342387135
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
https://geneall.net/pt/familia-nomes/98/bacelar-bacellar/a/
https://www.heraldrysinstitute.com/lang/pt/cognomi/Bacelar/Portugal/idc/601440/
Sc.
Direct link:
Um Cavalo, para dois Cavaleiros
-
Prima Teté;
Ainda sobre o que se passa na Palestina;
A Inglaterra e a França, são os responsáveis, desde 1920, para não dizer muitos anos antes, do que se passa
presentemente.
A Inglaterra, com medo naquele tempo de perder o controle Canal Suez, etc, conjuntamente com a França,
fizeram determinadas promessas a Judeus e Palestinianos, entretanto celebraram um acordo Secreto, pelo
que na Conferência de Paris, em 1920, deram o dito por não dito, e a Inglaterra acabou por mandar dividir as
terras, pelo seu representante, que mais tarde foi 1º ministro Inglês, e salvou a Europa do domínio Nazi, o
" verdadeiro estadista Winston Churchill."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandato_Brit%C3%A2nico_da_Palestina
https://pt.wikipedia.org/wiki/T._E._Lawrence#A_Primeira_Guerra_Mundial_e_a_Revolta_%C3%81rabe
https://youtu.be/6foH3Zc82ZQ?t=3
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Estou perfeitamente de acordo com o que diz. Vivemos hoje as consequencias tragicas do colonialismo europeu. Até quando ? Um abraço tété
ReplyDirect link:
Quinta do Almegue - Coimbra
olà Primo,
Aprendi imensas coisas com o seu link. O essencial sabia-o, mas os detalhes vieram ajudar muita coisa.
Obrigada Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
OK. Prima
https://youtu.be/Y39G91eEtW4?t=2
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgl311k1dkno
Melhores cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Territ%C3%B3rios_ocupados_por_Israel
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Balfour_(1917)
Sc.
Direct link:
Theodor Herzl
-
Prima Teté;
Espero que esteja tudo bem.
https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$theodor-herzl
https://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_Herzl
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Theodor Herzl
"Ativista austríaco, nascido em 1860 e falecido em 1904, foi o fundador do Sionismo. Defendeu a criação de um Estado judaico, em 1896, no seu panfleto Der Judenstäat e organizou o primeiro congresso sionista, em 1897, reunindo judeus das mais variadas origens. Acreditava que o antissemitismo só seria resolvido com a cooperação global. Tornou-se no primeiro presidente da Organização Sionista Mundial. Porém, não conseguiu reunir consensos dentro do movimento para a aceitação da oferta britânica de cedência do Uganda para pátria judaica, pois muitos sionistas defendiam que a Palestina é que devia ser a sua pátria."
Sc.
Direct link:
Quem escreverá nossa História
-
https://www.rtp.pt/play/p12435/e728923/quem-escrevera-a-nossa-historia
Sc.
-
Direct link:
I. A.
-
"Graduei-me em direito no ano de 1991. Na ocasião, a minha monografia foi uma aplicação de fórmulas algébricas do século XIX, da teoria pura do direito, sem aplicação prática na época e até o meu trabalho (pelo que eu saiba). Consistia da simulação de duas figuras penais: o roubo e o furto. Em apenas 2kb de ram (!) demonstrei a praticidade das fórmulas do austríaco Hans Kelsen e , antes de me dar a nota máxima, o orientador (um renomado jurista e advogado) me fez a seguinte pergunta: " O computador poderá julgar e proferir sentenças? Respondi: Poderá, apenas (!) , demonstrar o raciocínio jurídico no caso concreto, mas, a DECISÃO FINAL SERÁ SEMPRE DE UM HUMANO. Desconfio seriamente que se tivesse dito o contrário, teria tirado zero. Acho que esta resposta se aplica ao mundo militar. Aliás, chamar um sistema CRIADO POR SERES HUMANOS, de I.A é, acredito, impróprio. As chamadas IAs deveriam ser, antes, chamadas de Lógicas artificiais, tendo em vista que a verdadeira inteligência por trás da sua programação (ainda que criada por outra IA) é, e sempre será, o ser humano, capaz de ética original e pensamentos criativos oriundos de uma base desconhecida. É o que penso. "
--
https://youtu.be/6B399XPS6Og?t=44
Sc,
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Que prazer ouvi-lo ! querido Primo. Sao matérias em que sou completamente ignare, mas a logica interna parece-me perfeita. Que lhe chamem como quiserem, na origem està sempre a inteligência humama.
Entao fez Direito ? Eu também aqui em França, fiz um curso de dois anos, so umas luzes, modestas, que se chama "Capacité en Droit". Tinha as filhas criadas e a seguirem cursos prestigiosos em Paris, por isso tinha boleia no carro que nos levava, o Pierre e eu para a Univercidade de ROUEN, ele para ensinar e eu para aprender, ele Fisica e Matemàtica, eu o Direito
Direct link:
Tribunal do Santo Oficio em Portugal
--
"D. João III negociou vários anos a instituição do Tribunal do Santo Oficio em Portugal. Em 1532 viu os seus intentos satisfeitos pelo papa Clemente VII que lho concedeu pela bula “Cum ad nihil magis”, de 17 de Dezembro, na qual nomeava inquisidor D. Fr. Diogo da Silva. A reação e protestos dos cristãos novos fizeram com que o mesmo pontífice revogasse aquela bula pela Sempiterno Regi, de 7 de Abril de 1533. Perante o desaire, o soberano não desistiu e moveu influências. Paulo III, que sucedera a Clemente VII, respondeu com o breve “Intel' coetera ad nostrum”, de 17 de Março de 1535, aconselhando o monarca a seguir as regras da piedade e não as da vingança e mandou executar o perdão concedido pelo seu antecessor. D. João III travou em Roma uma luta cara, a que não foram alheias as intrigas e subornos, conseguindo que o mesmo papa Paulo III instituísse em Portugal o Tribunal do Santo Oficio pela bula “Cum ad nihil magis”, de 23 de Maio de 1536. Dirigida aos bispos de Ceuta, de Coimbra e de Lamego, nomeava-os seus comissários e inquisidores em Portugal para procederem contra os cristãos novos e contra todos os culpados em crime de heresia. Em 1539 D. Diogo da Silva renunciou ao cargo de inquisidor-mor e D. João III nomeou seu irmão, o infante D. Henrique, arcebispo de Braga e futuro cardeal. Essa nomeação não foi bem aceite por Paulo III que, todavia, acabou por lhe conceder os poderes antes dados aos inquisidores. Estava definitivamente instituída a Inquisição em Portugal nos moldes ambicionados pelo rei Piedoso.
Tribunal simultaneamente régio e eclesiástico, inseria-se na política de centralização do poder. A sua criação e os seus membros estavam ligados à Igreja, mas todo o funcionamento era superiormente controlado pelo rei, desde a nomeação dos inquisidores-gerais, que despachavam diretamente com o monarca, até à execução das penas de morte, para o que os condenados eram entregues ao braço secular onde os juízes eram clérigos com poderes delegados pelo papa, e objetivo de perseguição das diversas formas de heresia e os seus juízes são clérigos. O alargamento sucessivo da respetiva área de atuação do judaísmo, islamismo e luteranismo à bruxaria, sodomia, bigamia, proposições heréticas e blasfémias encontrava cobertura no direito canónico.
A Inquisição em Coimbra;
Em 1535 projetaram-se os colégios crúzios de Todos-os-Santos, para residência de teólogos e alunos das artes, e o de São Miguel, para residência de teólogos e canonistas. O primeiro ficava situado na subida de Montarroio, e o segundo na Rua da Sofia, mas colados um ao outro. Em 1547, D. João III pediu ao prior de Santa Cruz para aí instalar o Colégio das Artes, sendo necessárias obras de ampliação, e embora inicialmente o humanista André de Gouveia tenha pedido o traçado a João de Ruão, foi Diogo de Castilho quem dirigiu os trabalhos, nomeadamente o que foi chamado de lanço novo, que conferia equilíbrio ao projeto. Subsiste até hoje a arcada de colunas jónicas quinhentistas deste lanço. Começou a funcionar como Colégio das Artes em 1548, mas sete anos passados foi aquele entregue à Companhia de Jesus, que em 1566 o muda para a Alta da cidade.
Coimbra teve Tribunal do Santo Oficio desde 1541 e tendo saído o Colégio das Artes para a Alta, os edifícios das ruas de Montarroio e Sofia, em 1571 foram alvo de inúmeras obras de readaptação às novas funções de Tribunal do Santo Ofício.
O Pátio da Inquisição deve o seu nome ao conjunto de edifícios onde funcionou, desde 1566 até à sua extinção, em 1821, o Tribunal do Santo Ofício que julgou muitos conversos distinguidos, processou mais de 11.000 casos entre 1541 e 1820. No total, por volta de duas centenas de pessoas teriam sido queimadas em praça pública, acusadas de crimes contra a igreja, por bruxaria e ausência de bons costumes e principalmente por judaísmo que seriam os alvos privilegiados da Inquisição.
Para além do “fogo” as sentenças incluíam ainda: a exposição em pelourinho, a forca, o esquartejamento, o garrote, o empalamento, os tratos de polé, as atormentações na roda. Por vezes praticava-se o corte de membros e da cabeça, com exposição no local do suplício até consumação, e também o sacrifício em estátua, por indesejada ausência do condenado. Outros ainda foram condenados ao cárcere perpétuo.
Manteve-se no teto da denominada sala das tormentas no Pátio da Inquisição de Coimbra uma argola que servia para içar os prisioneiros, em sessões de tortura.
À entrada do pátio, à direita, situavam-se os aposentos dos secretários, no topo ficavam os aposentos dos inquisidores, com um terraço avarandado com vistas, tendo por baixo a casa do tormento onde ficavam os cárceres.
Para atender à população cada vez mais numerosa de presos, a Inquisição encurtou sucessivamente este pátio interno do Colégio das Artes. A nascente construiu-se então a arcaria paralela à de Castilho, sendo esta entaipada para formação de mais celas. Fizeram-se as colunas e os arcos mais simples e funcionais, sem os ornatos dos capitéis, como convinha aos corredores para presos.
Os Autos de Fé tanto eram no Tabuleiro da Sé como na Praça de Coimbra, atual Praça do Comércio havendo registos de alguns em Sansão. Os pregadores foram, na maior parte dos casos, o Bispo de Coimbra ou Padres da Companhia de Jesus.
Considerando que muitas das acusações eram motivadas principalmente pelo desejo confiscar e de apossar da propriedade do acusado os processos da Inquisição duravam meses ou mesmo anos, durante o qual o acusado ficava detido na prisão. O acontecimento mais relevante relacionado com os cristãos novos no tempo de Filipe IV foi certamente o caso de António Homem, lente de Cânones da Universidade de Coimbra e cónego da sé local. Preso em 24 de Novembro de 1619, veio a ser condenado em auto de fé em 5 de Maio de 1624.
De uma longa lista, também o padre António Vieira que pregou em Coimbra, possivelmente de um dos púlpitos da atual Sé Nova, então a igreja privativa da Companhia de Jesus, da qual era na altura um dos membros mais destacados, também esteve preso, depois de 1659, nos cárceres do Santo Ofício.
A Universidade de Coimbra e o Cabido da sé foram então alvo de dura perseguição por parte do Santo Ofício. Um dos lentes mais ilustres que também viria a ser condenado foi o Dr. Francisco Velasco de Gouveia, igualmente professor de Cânones. A reação dos cristãos velhos como se pode calcular foi violenta contra a existência de cristãos novos no seio da Escola coimbrã.
A perseguição movida pela Inquisição aos cristãos novos, ou a quem com eles tivesse contato, criou um clima de suspeição que terá dificultado a discussão de novas ideias e novos conhecimentos. O início do século XVII haveria de ser uma época de forte perseguição aos judeus pela Inquisição, em Coimbra, assumiu formas extremas, com autos de fé levantados em frente ao mosteiro de Santa Cruz e perseguições a médicos, onde nem o médico e lente João Bravo Chamisso, médico de D. Sebastião, escapou.
Com as leis pombalinas, foi abolida a distinção entre cristãos novos e cristãos velhos e a que equiparou o Santo Oficio aos outros tribunais régios, retirando a censura da sua alçada, fizeram o Santo Oficio perder a sua anterior vitalidade. O regime liberal deu o golpe final à Inquisição portuguesa: em 1821 as Cortes Gerais Constituintes decretaram a sua extinção. "
--
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Prima Teté;
Votos de um Bom Natal.
https://youtu.be/Icp4OOQDM3w?t=7
https://youtu.be/K4n6BMbBo8Q?t=9
Melhores cumprimentos
Saintclair
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
Bom Natal para si e familia.
Para mim, uma semana agitada, escolhi o encargo de fazer as rabanadas douradas.E muito trabalho, mas é o meu Natal do Minho,o meu unico Natal.Obrigada por pensar ep mim. Prima Tété
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Obrigado Prima Teté
https://youtu.be/zjakz9Ga-AQ?t=4
https://youtu.be/cD4ju3XgOS0?t=6
https://youtu.be/frL39KQEVzc?t=197
Cumprimentos
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Via Central / R.Visc. Luz, nº 19 [Mikveh de Coimbra]
https://youtu.be/oQMMNgxN7iA?t=86
https://maps.app.goo.gl/QqxYoZ4KCuRkQkr8A
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://youtu.be/5omjVEU9uvs?t=18
I hope certain high ranking executives and officials at the Post Office who knew what was going internally over the last 20 years are now losing sleep and looking over their shoulders waiting for that knock on the door if as it should, criminal proceedings should be instigated for perverting the course of justice. How they were able to act as judge and jury in this day and age and carry out their own investigations is disgraceful and scandalous. But what is even more shameful is that compensation is still to be paid out to those former employees and won’t ever be paid to those employees who have now passed. Lives and families wrecked because of the lies, dishonesty and a refusal to accept that the fault lay firmly with the very firm who installed the accounting software. Watched an interview this morning with the real Mr Bates. Such a man of integrity and strength to stand up to this mighty organisation and wouldn’t back down. And a man of morals and principals not to accept an OBE putting the feelings of the other group members before his own.
---
Mr Bates vs The Post Office é uma série dramática televisiva britânica de quatro episódios para a ITV, escrita por Gwyneth Hughes, dirigida por James Strong e protagonizada por um elenco liderado por Toby Jones. A série é uma dramatização do escândalo dos Correios britânicos, um erro judicial em que centenas de sub-chefes dos Correios foram injustamente processados, privada e publicamente, por roubo, falsa contabilidade ou fraude. A série foi transmitida em 1 de janeiro de 2024
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
ITV brings back Mr Bates vs The Post Office just days after it first aired in unprecedented schedule shake-up | The Sun
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_primeiros-ministros_do_Reino_Unido
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://www.thesun.co.uk/tv/25319952/itv-brings-back-mr-bates-vs-post-office-unprecedented/
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
ttp://www.youtube.com/watch?v=sJ_21vByE_M
Parte 1 : http://www.youtube.com/watch?v=CE6am2LbIu0&feature=plcp
Parte 2 : http://www.youtube.com/watch?v=B8owhQfKftU&feature=plcp
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
...Porque eu sou do tamanho do que vejo, e não, do tamanho
da minha altura...
https://youtu.be/86oo4vzPys0?t=8
Sc.
Direct link:
Sebastianismo
-
Copilot
Os restos mortais do Rei D. Sebastião encontram-se no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Lisboa, Portugal. O Mosteiro dos Jerónimos é um magnífico exemplo da arquitetura manuelina e é também o local de sepultamento de outros membros da realeza portuguesa. D. Sebastião, conhecido como o “Desejado”, desapareceu na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578, e sua morte sem descendência direta levou a uma crise de sucessão em Portugal. Sua tumba no Mosteiro dos Jerónimos é um local histórico significativo e um tributo à memória desse jovem rei.
https://youtu.be/yVWIGKzyB74?t=3
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Copilot
"Cortar cabelo é uma habilidade que requer tempo, prática e paciência para ser dominada. Antes de executar cada corte com maestria, você deve adquirir um conjunto de habilidades básicas. Vou apresentar algumas técnicas de corte de cabelo que podem ser úteis:
Dividindo o cabelo em cinco ou sete partes:
Umedeça os fios com água morna e desembarace-os com um pente de dentes finos.
Para cabelos médios a finos, divida o cabelo em cinco partes: no centro da cabeça, da testa à base do crânio, e nas laterais.
Para cabelos mais grossos, divida-o em sete partes: parte de cima, lado direito, lado esquerdo, coroa direita, coroa esquerda, nuca direita e nuca esquerda.
Torça e prenda cada seção com presilhas.
Essa divisão facilita o corte e a organização do trabalho.
Cortando em camadas com a ajuda de um guia móvel:
Divida o cabelo em cinco ou sete partes.
Solte uma seção de cada vez.
Remova uma seção de cabelo medindo 1,5 cm ao longo do perímetro da linha onde ele nasce.
Use um guia móvel para cortar em camadas, criando um visual mais dinâmico e texturizado1.
Lembre-se de que cada cliente tem necessidades específicas, e a prática constante é fundamental para aprimorar suas habilidades de corte de cabelo. Boa sorte."
https://youtu.be/U6rzS5wUbSo?t=244
Sc.
Direct link:
D. Sebastião, o Desejado
--
Copilot
Sim, de acordo com o historiador Jorge de Alarcão, a espada de D. Afonso Henriques, o fundador de Portugal, ficou em Alcácer Quibir, no norte de África.
Em 1578, as forças portuguesas, comandadas por D. Sebastião, foram derrotadas em Alcácer Quibir. D. Sebastião, conhecido como “O Desejado”, pereceu em combate. Antes da expedição a Alcácer Quibir, D. Sebastião pediu ao prior de Santa Cruz que lhe cedesse a espada do fundador, que estava guardada no mosteiro.
A espada terá desaparecido no campo de batalha, tal como o seu utilizador. Depois, os religiosos de Coimbra, não querendo reconhecer que tinham perdido a espada, inventaram uma história, alegando que D. Sebastião ter-se-ia esquecido dela na nau em que navegava e acabou por não a usar em Alcácer Quibir.
A espada que está exposta no Museu Militar do Porto, alegadamente pertencente a D. Afonso Henriques, é provavelmente do século XIV, e não pode ter sido feita no século XII, como seria esperado se fosse realmente a espada de D. Afonso Henriques. Portanto, a espada que está no museu é provavelmente uma substituição da espada original, que foi perdida.
---
Sc.
Direct link:
D. Sebastião, o Desejado
--
"A meritocracia acarreta em si uma ou várias impossibilidades. Em primeiro lugar, a impossibilidade de nascermos todos do mesmo sítio, em igualdade de circunstâncias e com recursos semelhantes; como se cada nova geração se agarrasse à vida como uma folha em branco e se pudesse sentar imperturbável na secretária a escrever a sua própria história, isolada do contexto histórico e do que o futuro preconiza. Uma falácia que nos faz acreditar que se escrevermos a nossa história com vigor e sacrifício suficiente, como uma epístola às vindouras oportunidades inimagináveis, obteremos o reconhecimento que todos julgamos merecer.
Assim seria se a vida fosse linear e previsível, sem o carater arbitrário das relações humanas, que mudam trajetórias e armadilham o conceito de meritocracia, subvertendo-o e invertendo o eixo do mérito alicerçado no sacrifício-talento-progressão profissional. Ficamos todos surpreendidos quando tal fenómeno ocorre, como se estivéssemos sempre à espera que esta escala de esforço virtual imperasse como lei universal, quando essa é a exceção e nunca a regra.
Diria que, por vezes, os próprios protagonistas destas ascensões meteóricas fruto das circunstâncias, são também eles apanhados de surpresa. Assim foi com Sebastião I, de Portugal, quando viu a sucessão ao trono ser-lhe atribuída em tenra idade e, após as regências temporárias que lhe aqueceram o lugar, ter assumido as rédeas da nação. Com um desfecho trágico.
Anos depois, e por falar em aleatoriedade, um terramoto abalou Lisboa. Por astúcia ou por fortuna do seu nome, Sebastião José de Carvalho e Melo, na altura secretário de Estado do Reino foi encarregue de redesenhar a cidade em ruínas, tarefa que teve um desfecho mais feliz do que o de D. Sebastião, como podemos testemunhar, ainda hoje, pela beleza arquitetónica da nossa capital.
Lisboa quadrangular, desenhada a régua e esquadro para evitar fenómenos sísmicos, nem assim deteve o terramoto causado esta semana por um dos seus homónimos. A histeria imperou quando Sebastião Bugalho foi anunciado como cabeça de lista pela Aliança Democrática às eleições europeias. As opiniões desdobram-se e continuam a polarizar-se entre aqueles que acreditam que Sebastião é um sobredotado político e os que o acusam de não ter currículo para assumir um cargo de tal importância.
Antes de mais, defendo que a culpa não é de Sebastião Bugalho, que viu a oportunidade e agarrou-a como fariam todos os jovens com aspirações políticas. Reconheço a eloquência e articulação na transmissão das suas ideias, ainda que não concorde com as mesmas na quase totalidade dos casos. Acredito que tem potencial para uma prestação honrosa no Parlamento Europeu. Com uma certeza - a forma petulante com que a espaços se apresenta na televisão, de salutar pelos seus admiradores e muito criticado por aqueles que não se reveem nas suas ideias, terá de ser resfriada na sede da democracia plural europeia."
https://expresso.pt/geracao-e/2024-04-27-sebastiao-bugalho-como-cabeca-de-lista-a-excecao-ou-a-regra-da-mediacracia--51209ca6
Fonte: Semanário Expresso
https://youtu.be/yVWIGKzyB74?t=3
--
Sc.
Direct link:
D. Sebastião, o Desejado
-
...Já Dr. H. Saraiva dizia; Os Romanos vestidos com a Toga, em discursos diziam;
"Aqueles Lusitanos, nem se governam, nem se deixam governar."
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/quem-e-sebastiao-bugalho-o-jovem-prodigio
Sc.
-
Direct link:
I.A.
-
No caso dos humanos,o cérebro tem que receber instrução da Conciência para realizar determinada tarefa. O cérebro humano,só por si não consegue executar seja o que for, se não receber o impulso da consciência, que já se diz estar fora do corpo do homem.?
--
Copilot
"Sim, você está correto. No caso dos humanos, a consciência desempenha um papel crucial na execução de tarefas. A consciência pode ser entendida como a percepção e o entendimento que temos de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. Ela nos permite tomar decisões, planejar e realizar tarefas.
O cérebro humano é uma ferramenta incrivelmente complexa que processa informações e executa funções com base nas instruções que recebe da nossa consciência. Sem a direção da consciência, o cérebro não seria capaz de realizar tarefas complexas.
No entanto, a ideia de que a consciência está “fora do corpo” é um conceito filosófico e espiritual que não é universalmente aceito. Alguns acreditam que a consciência é um produto do cérebro e está contida dentro do corpo, enquanto outros acreditam que a consciência pode existir independentemente do corpo físico.
É importante notar que estas são questões profundas e complexas que estão no centro de muitos debates na filosofia, na neurociência, na psicologia e em outras disciplinas. Ainda há muito que não entendemos sobre a consciência e o cérebro humano."
Sc.
-
Direct link:
Directiva Europeia, dificulta Litigância Judicial infundada
-
Ao todo são 21 subscritores de um documento enviado à Assemb. Rep. / Gov. que apelam à transposição
"o mais rápido possível" da Directiva Europeia em Defesa da Liberdade de Expressão, promovendo em
Portugal "um respeito alargado, fundado na Lei,pela liberdade de expressão consagrada constitucionalmente,
mas tantas vezes ameaçada nos Tribunais".
Entre os subscritores estão; Margarida Mano, Paulo de Morais, Mário Frota, Susana Peralta etc. Portugal tem
dois anos, "até Maio de 2026" para transpor o documento para o ordenamento jurídico nacional.
Na missiva, os autores consideram que uma das maiores conquistas de Abril " é a possibilidade de todos os
cidadãos exprimirem livremente a sua opinião sobre a vida pública".Contudo,50 anos depois da Rev. Cravos,
"e ainda que a censura administrativa e de Estado esteja formalmente extinta, novas formas de limitação da
liberdade de expressão têm vindo a condicionar o debate público, livre e esclarecido". Uma das principais,
vincam, é a litigância judicial "contra activistas, jornalistas, académicos e cidadãos, por parte de poderosos,
visados pela crítica e denúncia".
Queixas-crime por difamação/processos cíveis para reparação da honra e bom nome, a que são associados
pesados pedidos de indemnização e elevadas custas de justiça, "tornaram-se uma prática comum de assédio
contra quem procura, através de mecanismos de participação pública, sociedades mais justas, igualitárias e
informadas", afiançam os 21 subscritores.
"Estas formas de retaliação contra a participação pública, por parte de quem tem recursos, visam, através dos
incómodos, condicionamento e custos que os processos judiciais acarretam, amedrontar e limitar os que, de
livre voz, se atrevem a apontar o dedo às irregularidades, transgressões ou falta de ética.
São,sobretudo,uma ferramenta de censura social e económica que usa meios públicos "osTribunais e demais
estruturas judiciárias" a seu favor para calar vozes dissonantes", lê-se no documento a que o Campeão das
Províncias teve acesso.
"Excerto Jornal Campeão Províncias 01/05/2024."
Sc.
-
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://www.bing.com/ck/a?!&&p=9784f0c5cf22cd1aJmltdHM9MTcyODM0NTYwMCZpZ3VpZD0xMzlhZWIxYS1hZjg1LTYxZWQtM2EwNy1mZjAwYWVlMjYwN2MmaW5zaWQ9NTQ1Mg&ptn=3&ver=2&hsh=3&fclid=139aeb1a-af85-61ed-3a07-ff00aee2607c&psq=Israel+est%c3%a1+a+usar+carros+da+UNIFIL+%22como+escudo%22+no+L%c3%adbano.+%22Faz+de+conta+que+as+Na%c3%a7%c3%b5es+Unidas+n%c3%a3o+existem%22&u=a1aHR0cHM6Ly93d3cubXNuLmNvbS9wdC1wdC9ub3RpY2lhcy9vdGhlci9pc3JhZWwtZXN0JUMzJUExLWEtdXNhci1jYXJyb3MtZGEtdW5pZmlsLWNvbW8tZXNjdWRvLW5vLWwlQzMlQURiYW5vLWZhei1kZS1jb250YS1xdWUtYXMtbmElQzMlQTclQzMlQjVlcy11bmlkYXMtbiVDMyVBM28tZXhpc3RlbS92aS1BQTFyVEdYeD9vY2lkPUJpbmdOZXdzU2VycA&ntb=1
--
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
Napoleão Bonaparte;
https://maps.app.goo.gl/caorLKyGKYmytjd49
https://maps.app.goo.gl/nVZKHUV81HVa6hMu5
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://www.rtp.pt/play/p12800/e800197/primeira-pessoa
Sc.
Direct link:
Quinta do Almegue - Coimbra
-
https://www.rtp.pt/play/p12435/e807229/quem-escrevera-a-nossa-historia
Sc.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 01:19